Colocado por: akatiBoa tarde,
Estou o primeiro vez numa casa nova com uma bomba de calor AQS. É um modelo gold de 280L.
Ora, pelo que vejo, os consumos mensais deveria ser baixos. No entanto, ao consultar a informação de consumos pela e-redes estou a ver quase 300kw de consumo e estamos a meio do mês. 🥲
Vimos consumos altos as tipo 3-4h da manhã e as únicas coisas que estariam a trabalhar seriam o frigorifico (que tb esta em modo eco) e a bomba. Pelo que de momento achamos que seja aí a fonte de maior gasto.
Ja agora, de inicio, a única coisa que mudamos foi para o modo económico na bomba. Isto na nossa ignorância mesmo 😄
Alguém que nos consiga recomendar:
- se há um modo que possa ser mais economico
- que temperaturas deixar configuradas
Ah e temos tarifa simples na eletricidade.
Alguma consideração extra?
Colocado por: akatiVerifiquei que não. Também tenho tudo elétrico cá em casa.sim não é nada extremamente caro 30/40€. Fale com o seu eletricista. Se a temperatura estiver mais elevada a BC vai ser mais económica certamente.
Isso é alguma coisa que se arranje facilmente e barato?
Não será tudo da BC mas tem picos a horas que sei que não havia mais nada a trabalhar.
Li algures acerca de definir periodos do dia em que fica a trabalhar, faria muita diferença?
Colocado por: djouzeInicialmente tinha a bomba de calor no modo de reaquecimento numa temperatura de 45º.
Colocado por: djouzeNo meu caso não, porque é um depósito "higiénico". Ou seja, a água de "consumo" aquece ao passar dentro de um tubo pelo depósito. De qualquer maneira, como refiro acima, agora tenho regulado para 53º para tentar que a bomba de calor só ligue uma vez por dia. Isto se for só para aquecer água; se for para aquecer a casa é outra conversa em termos de horas de funcionamento e de consumos :)é uma Daikin ech2o?
Colocado por: Peper87é uma Daikin ech2o?
Colocado por: Varejote
ECH2O 300L?
Colocado por: Varejote
ECH2O 300L?
Colocado por: RicardoPorto40o é água "fria" para inverno.. isso é temperatura de verão.
Modo eco só dá até 50/55o depende das bombas
Colocado por: djouze
A bomba de calor é uma Altherma 3M de 11KW (exterior). O depósito é o da Daikin de 300L.
É verdade que não é muito quente, mas é só para evitar que alguém vá tomar banho no "período económico" e leve com água a 25º/30º. E mais uma vez, é raro a bomba arrancar para reaquecer a água durante o dia.
Colocado por: akatiAcho que li mal o consumo 🫣
Então... eu estava a somar tudo o que tinha no site da e-redes. No entanto, aquilo é consumo a cada 15min.
Se não me engano, o que tenho de fazer é dividir o valor total por 4 para ter kwH.
Ainda assim, o post já ajudou também para entender que modos costumam usar e também as temperaturas que costumam definir. Porque não sabia se era melhor o eco ou com outra configuração