Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou o primeiro vez numa casa nova com uma bomba de calor AQS. É um modelo gold de 280L.
    Ora, pelo que vejo, os consumos mensais deveria ser baixos. No entanto, ao consultar a informação de consumos pela e-redes estou a ver quase 300kw de consumo e estamos a meio do mês. 🥲

Vimos consumos altos as tipo 3-4h da manhã e as únicas coisas que estariam a trabalhar seriam o frigorifico (que tb esta em modo eco) e a bomba. Pelo que de momento achamos que seja aí a fonte de maior gasto.

Ja agora, de inicio, a única coisa que mudamos foi para o modo económico na bomba. Isto na nossa ignorância mesmo 😄

Alguém que nos consiga recomendar:
    - se há um modo que possa ser mais economico
    - que temperaturas deixar configuradas

Ah e temos tarifa simples na eletricidade.

Alguma consideração extra?
  2.  # 2

Colocado por: akatiBoa tarde,

Estou o primeiro vez numa casa nova com uma bomba de calor AQS. É um modelo gold de 280L.
    Ora, pelo que vejo, os consumos mensais deveria ser baixos. No entanto, ao consultar a informação de consumos pela e-redes estou a ver quase 300kw de consumo e estamos a meio do mês. 🥲

Vimos consumos altos as tipo 3-4h da manhã e as únicas coisas que estariam a trabalhar seriam o frigorifico (que tb esta em modo eco) e a bomba. Pelo que de momento achamos que seja aí a fonte de maior gasto.

Ja agora, de inicio, a única coisa que mudamos foi para o modo económico na bomba. Isto na nossa ignorância mesmo 😄

Alguém que nos consiga recomendar:
    - se há um modo que possa ser mais economico
    - que temperaturas deixar configuradas

Ah e temos tarifa simples na eletricidade.

Alguma consideração extra?

Akati 300 kWh so para AQS?? Isso não consumo eu em 1 mês na casa toda e tenho tudo elétrico.. Não terá a resistência da BC a trabalhar? É muito estranho. Arranje um medidor para a BC e esclarece logo as dúvidas em relação a ela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMCardoso
  3.  # 3

Verifiquei que não. Também tenho tudo elétrico cá em casa.
    Isso é alguma coisa que se arranje facilmente e barato?
    Não será tudo da BC mas tem picos a horas que sei que não havia mais nada a trabalhar.

Li algures acerca de definir periodos do dia em que fica a trabalhar, faria muita diferença?
  4.  # 4

Colocado por: akatiVerifiquei que não. Também tenho tudo elétrico cá em casa.
    Isso é alguma coisa que se arranje facilmente e barato?
    Não será tudo da BC mas tem picos a horas que sei que não havia mais nada a trabalhar.

Li algures acerca de definir periodos do dia em que fica a trabalhar, faria muita diferença?
    sim não é nada extremamente caro 30/40€. Fale com o seu eletricista. Se a temperatura estiver mais elevada a BC vai ser mais económica certamente.
  5.  # 5

Você tem consumo de 300kwh na casa, não na BC.

Se gastam muita água quente é natural que a BC trabalhe mais.

Pode é estar a trabalhar também com a resistência 1500w total cerca 2000w BC + resistência.

Compra no Leroy.
      Screenshot_20241213_170101_Gallery.jpg
    • djouze
    • 13 dezembro 2024 editado

# 6

Nós somos 4 a tomar banho todos os dias, e com alguns (que são atletas com treinos diários) a tomar mais do que um banho por dia. Por norma, a bomba de calor gasta até 2 kwh por dia para aquecer água. No Verão gasta menos do que 1 kwh.
    Inicialmente tinha a bomba de calor no modo de reaquecimento numa temperatura de 45º. Ou seja, cada vez que a temperatura da água baixava, a bomba arrancava para repor. Uma coisa que fez muita diferença no meu caso foi colocá-la a trabalhar só uma vez por dia, ainda que a aquecer a água a uma temperatura mais alta. Neste momento, tenho-a regulada nos 53º entre as 22:00 e as 00:00 e a 40º no resto do dia. 95% dos dias dá água quente que chegue sem a bomba ter que arrancar para reaquecer. O consumo é menos de 1/3 do que no modo reaquecimento e consigo concentrar o consumo no período vazio.
  6.  # 7

Colocado por: djouzeInicialmente tinha a bomba de calor no modo de reaquecimento numa temperatura de 45º.

Ter a água a essa temperatura não é perigoso para desenvolver Legionella?
  7.  # 8

No meu caso não, porque é um depósito "higiénico". Ou seja, a água de "consumo" aquece ao passar dentro de um tubo pelo depósito. De qualquer maneira, como refiro acima, agora tenho regulado para 53º para tentar que a bomba de calor só ligue uma vez por dia. Isto se for só para aquecer água; se for para aquecer a casa é outra conversa em termos de horas de funcionamento e de consumos :)
  8.  # 9

Qual é a sua bomba de calor? Eu só conheço as bombas de calor monobloco para água quente sanitária. A minha é uma HTW de 300L
  9.  # 10

Colocado por: djouzeNo meu caso não, porque é um depósito "higiénico". Ou seja, a água de "consumo" aquece ao passar dentro de um tubo pelo depósito. De qualquer maneira, como refiro acima, agora tenho regulado para 53º para tentar que a bomba de calor só ligue uma vez por dia. Isto se for só para aquecer água; se for para aquecer a casa é outra conversa em termos de horas de funcionamento e de consumos :)
    é uma Daikin ech2o?
  10.  # 11

Colocado por: Peper87é uma Daikin ech2o?

ECH2O 300L?
  11.  # 12

Akati penso que a sua seja a termobrasa gold 280lt, se for é igual à minha, alguma coisa não está certo.
    A minha na semana de 02/12 a 08/12, 4 banhos diários gastou 20.18kWh.
    No mês passado, o mês inteiro gastou 77.33kWh.

Tem de verificar se tem a resistência ligada, o modo automático ou o modo Eco.
    A minha está no modo Eco a 55°
  12.  # 13

Colocado por: Varejote

ECH2O 300L?

Ou 300 ou 500l. A minha é de 500l
  13.  # 14

40o é água "fria" para inverno.. isso é temperatura de verão.

Modo eco só dá até 50/55o depende das bombas
  14.  # 15

Acho que li mal o consumo 🫣
    Então... eu estava a somar tudo o que tinha no site da e-redes. No entanto, aquilo é consumo a cada 15min.
    Se não me engano, o que tenho de fazer é dividir o valor total por 4 para ter kwH.
    Ainda assim, o post já ajudou também para entender que modos costumam usar e também as temperaturas que costumam definir. Porque não sabia se era melhor o eco ou com outra configuração
  15.  # 16

A minha gasta em media 40 a 50kwh mes. E uma hotpoint Nuos Plus 250L, meto a temperatura para 55o no inverno e 45o no verao. No Verao obviamente que consome substancialmente menos e um pouco mais no inverno. 200kwh e demasiado ao ponto de se tornar talvez ate menos economico que um esquentador a gas
  16.  # 17

Colocado por: Varejote

ECH2O 300L?

A bomba de calor é uma Altherma 3M de 11KW (exterior). O depósito é o da Daikin de 300L.

Colocado por: RicardoPorto40o é água "fria" para inverno.. isso é temperatura de verão.

Modo eco só dá até 50/55o depende das bombas

É verdade que não é muito quente, mas é só para evitar que alguém vá tomar banho no "período económico" e leve com água a 25º/30º. E mais uma vez, é raro a bomba arrancar para reaquecer a água durante o dia.
  17.  # 18

Colocado por: djouze

A bomba de calor é uma Altherma 3M de 11KW (exterior). O depósito é o da Daikin de 300L.

É verdade que não é muito quente, mas é só para evitar que alguém vá tomar banho no "período económico" e leve com água a 25º/30º. E mais uma vez, é raro a bomba arrancar para reaquecer a água durante o dia.

Mas isso não é BC AQS é de PRH.
  18.  # 19

Faz aquecimento (no meu caso, com radiadores) e AQS. Na maior parte do ano, só faz AQS.
  19.  # 20

Colocado por: akatiAcho que li mal o consumo 🫣
    Então... eu estava a somar tudo o que tinha no site da e-redes. No entanto, aquilo é consumo a cada 15min.
    Se não me engano, o que tenho de fazer é dividir o valor total por 4 para ter kwH.
    Ainda assim, o post já ajudou também para entender que modos costumam usar e também as temperaturas que costumam definir. Porque não sabia se era melhor o eco ou com outra configuração

Nem sabia que dava para ler o consumo no site.
    Registei-me e verifiquei os meus consumos.

Então temos que somar tudo e dividir por 4 ? E temos o valor consumido até à data?

obrigado.

0.0211 seg. NEW