Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde a todos, é a primeira vez que participo neste fórum embora já o conhecesse há algum tempo. Parabéns a todos, pois a riqueza inegável deste espaço reside exactamente na partilha de conhecimentos de todos os seus participantes.
    Posto isto, sempre tive uma adoração por caves... não sei se a questão já aqui foi colocada anteriormente, mas gostaria de saber o que é mais barato de construir, uma cave ou um piso acima do solo.
    Quem quiser falar de aspectos mais interessantes sobre caves dou a liberdade de o fazer neste tópico :-)
    Desde já o meu obrigado e cumprimentos!
  2.  # 2

    Colocado por: KredennGeltiekPosto isto, sempre tive uma adoração por caves... não sei se a questão já aqui foi colocada anteriormente, mas gostaria de saber o que é mais barato de construir, uma cave ou um piso acima do solo.


    Essa é fácil. É mais barato um piso acima do solo, porque não têm escavações, muros de contenção e drenagens.
    Caves a menos que sejam bem feitas e com drenagens a funcionar, são um poço de problemas com infiltrações. Só a faria, caso o terreno, assim o obrigasse.

    Cumps
  3.  # 3

    Paulo Correia obrigado pela resposta. Penso que relativamente a infiltrações hoje em dia existe uma série de preceitos que permite construir caves sem o problema de infiltrações e só com esses apriorismos adquiridos se deve avançar nesse sentido. Peço desculpa pelas minhas questões talvez um pouco ridículas, mas irão talvez na linha de um determinado raciocínio... assim, dos 3 aspectos apontados (escavações, muros de contenção e drenagens), quais são os mais dispendiosos na execussão, em termos percentuais? Obrigado e cumprimentos!
  4.  # 4

    Boas

    Essas percentagens dependem muito de vários factores. No caso da escavação dependem principalmente do tipo de terreno. Se for brando e fácil de escavar, pode conseguir preços de 3 ou 4€/m3. Se apanhar rocha, pode custar 15€/m3 ou mais. Já os muros de contenção dependo do volume de betão e da área de cofragem dos mesmos, porque no custo de construção de uma cave, não existe uma relação directa entre a área o custo de construção, isto é, uma cave com 200m2, não custa o dobro de uma cave de 100m2, a relação m3 de muro / m2 de área não é proporcional. Exemplo:

    Uma cave com 10x10m (100m2) tem 40*0,20*3,00m = 24m3 de betão
    Uma cave com 20x10m (200m2) tem 60x0.20*3,00m = 36m3 de betão
    Uma cave com o dobro da área tem mais 50% do custo do betão em muros

    Com a escavação passa-se o mesmo, porque sou obrigado a escavar sobreperfis para a execução dos muros.
    Uma cave com 10x10m e considerando um talude de 1/1, tenho de escavar 403,5m3
    Uma cave com 20x10m e considerando um talude de 1/1, tenho de escavar 748,5m3
    Uma cave com o dobro da área tem mais 86% do custo de escavação

    Isto são exemplos de como os custos podem variar e não existe uma proporção directa entre a área e o custo, nem sequer posso estabelecer percentagens para os itens, sem estar a generalizar excessivamente. Basta ter de meter um poço de drenagem com bomba para retirar água, caso não exista cota e lá se vão as percentagens.

    Quanto à parte de execução, obviamente existem maneiras de se executar uma cave sem problemas de infiltrações, melhor seria que não houvesse, mas dependendo dos níveis freáticos, podem ser um pouco mais caros.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: KredennGeltiek
 
0.0073 seg. NEW