Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noites.

Queria saber a vossa opinião e se andar por ai alguns técnicos melhor.

Pois tenho um contrato assinado de promessa compra e venda sem datas limites do termino da obra, ou seja, a obra estando pronto é fazer escritura e pronto... O pior era para mim pois nao tinha data mas como eu não tinha pressa, sempre dava para ir juntando mais umas croas nao me fazia diferença. A obra ficou pronta e o empreiteiro veio me fazer um ultimato, pois deve estar a precisar de dinheiro, a dizer que se eu não fizer a escritura este mês que vende a casa a outro etc. Claro que me ri mas sem vontade de o fazer e passei-me a sério porque eu tenho pago todos os extras que a obra tem, modificações etc, tudo com comprovativos claro,e tenho tido alguma compreensão pelo arrasto da obra.Toda a documentação está no banco à espera que entrem em contacto comigo para marcar escritura etc.

Agora pergunto eu, uma vez que o contrato de compra e venda não tem data limite, quem podia estar mal era eu pois ele podia acabar a obra quando lhe apetece.-se, certo? claro que ninguem faz isso pois eles querem é vender.
    Pode se cancelar assim um contrato sem mais nem menos?

Eu penso que estou à vontade pois tenho o processo do banco a decorrer so à espera que marquem a escritura etc e tambem todas as datas estão a meu favor...
    mas queria deixar este comentário para darem a opiniao e saberem o que podem apanhar se não deixarem tudo muito bem escrito etc.
  2.  # 2

Vejamos:
    1.- Você assinou um contrato de um grande investimento pessoal sem o ter mostrado a um advogado? (*)

2.- Você comprometeu-se a comprar uma casa sem saber quando teria de a pagar? (*)

3.- Não acha normal que, depois de ter concluído a construção, e tendo um contrato consigo (como promitente-comprador), o construtor pretenda receber o que você se comprometeu a pagar-lhe?

4.-
    ...a obra estando pronto é fazer escritura e pronto...
    Já leu o que diz o contrato sobre o prazo para efectuar a escritura após ter sido informado pelo construtor que (ele) está em condições de a fazer?
    Aposto que tem lá uma cláusulazinha dizendo que você perde todo o dinheiro que avançou caso não cumpra esse prazo.

(*) É que NÃO SE FAZEM CONTRATOS SEM PRAZO!
  3.  # 3

Colocado por: Luis K. W.Vejamos:
    1.- Você assinou um contrato de um grande investimento pessoal sem o ter mostrado a um advogado? (*)

Infelizmente foi, mas só nao o fiz pois estava de acordo com as minhas espectativas...

2.- Você comprometeu-se a comprar uma casa sem saber quando teria de a pagar? (*)

Eu comprei casa já estava em bruto foi so escolher materiais etc, e como referi, não tinha data pois eu não tinha pressa pois assim dava para ir juntando mais algum todo os meses, assim que que a casa tivesse terminada ai sim era o prazo, mas se tem tido data nesta altura já eu tava a ganhar quase um ano de indeminização, enfim... como disse, para mim foi melhor porque foi dando para ir pagando extras, juntando, comprando mobilia etc, é fazer escritura.

3.- Não acha normal que, depois de ter concluído a construção, e tendo um contrato consigo (como promitente-comprador), o construtor pretenda receber o que você se comprometeu a pagar-lhe?

Claro que sim, mas tendo a casa pronta nao quer dizer que tenha que receber dinheiro nesse dia e sem data nada explicito no contrato tipo, pagamente 1 Mes depois da conclusao da Obra, e tambem eu não posso fazer nada para os bancos apressarem o processo e só recebi o ultimo documento para apresentar ao Banco por parte do empreiteiro no fim de Fevereiro, o processo ta registado em Lisboa como entrada a 3 de Março, portanto eu estou a cumprir com a minha parte do contrato pois eu não podia por os papeis para agendamentpo da escritura sem todos os documentos.

Já leu o que diz o contrato sobre o prazo para efectuar a escritura após ter sido informado pelo construtor que (ele) está em condições de a fazer?
    Aposto que tem lá uma cláusulazinha dizendo que você perde todo o dinheiro que avançou caso não cumpra esse prazo.

Ai está, não tem clausula nenhuma, é um contrato simples com o essencial para ambas as partes sem grandes clausulas, etc. Simplesmente foi, terminar a obra e fazer a escritura.

logo penso que não pode exigir o pagamente quando os bancos tem prazos para Agendamentos de escritura etc e quando ele me entregou os documentos e eu entreguei na mesma semana ao banco.
  4.  # 4

Caro FOX_1983,

Nem sei o que lhe diga...

Assinou um contrato disparatado que, o mais certo, é "entalar" mais o construtor-vendedor que a si.

Mas você é que está a largar o dinheiro e só tem papeis e um contrato de valor (legal) duvidoso na mão.

No entanto, da maneira como as coisas estão encaminhadas, o mais certo é tudo correr "bem", isto é, a escritura será feita, e a sua aventura numa casa nova vai começar.
  5.  # 5

Pois... Como já tinha referido, para mim o contrato estava óptimo pois como não tinha pressa não era necessário ter data de términos pois como a casa estava e aquilo é um condomínio e a minha casa não era a ultima ele tinha que a finalizar para reaver o dinheiro... e assim foi. Fez um escândalo tremendo para se queimar a ele próprio pois hoje fui ao banco saber em que ponto estava a situação e ligaram para a solicitadora e marcou-se logo a escritura para daqui a 8 dias...

Mas eu sei que praticamente ele nao podia fazer nada pois tinha tudo a meu favor, mas quis deixar esta experiência para futuro quem ler se precaver de tudo e deixar tudo bem escrito, tudo que seja feito em alteração fazer um papel e assinaturas para não chegar à altura ele começar a pedir isto e aquilo.

Abraço
  6.  # 6

Colocado por: FOX_1983... , para mim o contrato estava óptimo pois como não tinha pressa não era necessário ter data de términos
    ....
    A maioria das pessoas assina, em toda a vida, pouquíssimos contratos com a importância - e valor - de um CPCV de uma casa.
    Por isso, ANTES DE ASSINAREM O CONTRATO, deviam consultar sempre um advogado para que ele dê um parecer.
  7.  # 7

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: FOX_1983... , para mim o contrato estava óptimo pois como não tinha pressa não era necessário ter data de términos
    ....
    A maioria das pessoas assina, em toda a vida, pouquíssimos contratos com a importância - e valor - de um CPCV de uma casa.
    Por isso, ANTES DE ASSINAREM O CONTRATO, deviam consultar sempre um advogado para que ele dê um parecer.

Pois é mesmo isso!
    As pessoas em toda a vida assinam 1 ou 2 contratos verdadeiramente importantes (€€€€€€€) e mesmo esses têm preguiça de ler e pensar...

0.0131 seg. NEW