Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 21 dezembro 2024

# 21

Colocado por: jpmassena

Sim.

As vossas senhoras são muito compreensivas :)
    Aqui em casa se tivesse que fazer um pedido http para desligar as luzes todas bem que o fazia eu eheheh
  1.  # 22

Colocado por: HFSF

As vossas senhoras são muito compreensivas :)
    Aqui em casa se tivesse que fazer um pedido http para desligar as luzes todas bem que o fazia eu eheheh

Não têm interruptores manuais locais?
    • HFSF
    • 21 dezembro 2024

# 23

Eu tenho
  2.  # 24

Colocado por: HFSFE quanto tempo é que estes produtos vão estar online sem subscrições?

Eu pessoalmente também "nunca" colocaria a minha domótica na cloud. Digo isto agora, mas vamos ver daqui por 5 ou 10 anos se mantenho (mantemos) a opinião. E vamos ver daqui por 5 ou 10 anos o que é que ainda anda por cá activo: o knx ou o apple ou o google home.

Colocado por: HFSFTem mas controla-os por HTTP? Se não quiser mais vale realmente ligar ao homeassistant via mqtt.

Há coisas que podemos discutir, mas não me parece que seja uma delas. Os Shelly são uma percentagem pequena dos aparelhos que tenho em casa, mas dão para controlar localmente por http, mqtt ou api, sem alterar o firmware. Para além disso, as automações continuam a funcionar mesmo sem ligação à internet. E sim, já tem uns planos de subscrição que fornecem mais possibilidades, mas continuam a dar a opção de nem usar a plataforma deles.

Colocado por: HFSFQuantas pilhas vai gastar em 20 anos? É lixo desnecessário, as coisas ficam sem pilhas sempre nos piores momentos.
    Alem de que a capacidade de estimar a carga da maioria dos sensores é má.

Em geral estou de acordo (principalmente relativamente à capacidade de estimar a carga). Mas já começam a haver sensores com pilhas AAA em que posso usar pilhas recarregáveis e que minimizam este problema.

Colocado por: HFSFObviamente que não existem respostas absolutas mas recomendar também shelly para tudo não me parece uma verdade absoluta.
    Já lidou com o suporte deles? Tive um shelly 3em que avariou e não foi fácil iniciar a garantia.

Felizmente não tive essa "sorte". Os meus estão a trabalhar há vários anos sem problema nenhum, todos ligados à corrente, sem quebras de ligação e sem pilhas. A única coisa a pilhas que tenho deles é um comando bluetooth, e até ver continua a trabalhar.
    Quanto a verdades absolutas, elas só o são até deixarem de ser. Mas eu não tenho dúvidas em recomendar os Shelly pela abordagem de desenvolvimento aberta, que não tenta forçar os clientes à plataforma deles. Ainda que a maior parte dos aparelhos que tenha não sejam Shelly, isso acontece principalmente por uma questão de preço (há produtos a fazer o mesmo bastante mais baratos) e porque uso o home assistant que me permite integrar aparelhos de várias marcas.

Quanto ao KNX, não consigo opinar, porque é a mesma coisa que opinar acerca de um Rolls Royce. Acredito que seja um bom carro, mas a verdade é que nunca andei num.
  3.  # 25

Sobre a questão da "cloud"... parece é e um bicho papão. Alguns têm muito medo (nem sei bem de quê).

Mas depois tem um telemóvel (Android ou não, é indiferente)... onde dão tudo e mais alguma.

Para mim, esse argumento não faz grande sentido. A não ser que as pessoas sejam coerentes com os seus argumentos, e vivam num circuito 100% fechado.

Agora, não adianta ter uma janela fechada... quando depois temos a porta principal escancarada.

Quem diz telemovel, diz outra coisa qualquer (olhem... por exemplo, aquelas câmaras IP)
    Concordam com este comentário: hangas
  4.  # 26

Colocado por: joaoreisSobre a questão da "cloud"... parece é e um bicho papão. Alguns têm muito medo (nem sei bem de quê).

Mas depois tem um telemóvel (Android ou não, é indiferente)... onde dão tudo e mais alguma.

Para mim, esse argumento não faz grande sentido. A não ser que as pessoas sejam coerentes com os seus argumentos, e vivam num circuito 100% fechado.

Agora, não adianta ter uma janela fechada... quando depois temos a porta principal escancarada.

Quem diz telemovel, diz outra coisa qualquer (olhem... por exemplo, aquelas câmaras IP)
    Concordam com este comentário:hangas

Esse comentário é redutor de uma questão muito complexa.

É perfeitamente válido ter essa preocupação - ainda que depois noutros serviços, por necessidade ou qualquer outro motivo, não se aplique as mesmas regras. Afinal, é melhor deixar uma janela fechada do que a porta e a janela abertas - até porque neste caso, se está a reduzir a exposição.

Além dessa questão, vem também a da dependência de outros serviços. Por exemplo, eu prefiro não adquirir material que precise de uma aplicação específica para ser configurado (ainda que depois possa funcionar sem a mesma e completamente local). Se passo para outra plataforma que não suporta a app ou daqui a 10 anos quando a empresa deixar de existir e mudar a rede wifi em casa, como faço? E existem casos de equipamentos "smart" que são desactivados à distância pela empresa que os produz, quando abandonam o seu suporte. Um caso disto (embora não seja bem o tipo de equipamento que estamos a discutir) é o Spotify thing: as pessoas compraram o equipamento que depois foi abandonado pela empresa. Só com pressão do público é que decidiram restituir o dinheiro aos utilizadores. Se o controlo for local e não dependente de uma cloud, esta questão nunca se aplica.

Também tenho câmeras IP em casa e vivem numa rede isolada da internet. Há muitas maneiras de esfolar o gato mas para resumir, acho muito bem que as pessoas tenham essa preocupação.
    • HFSF
    • 24 dezembro 2024

# 27

Colocado por: joaoreisPara mim, esse argumento não faz grande sentido. A não ser que as pessoas sejam coerentes com os seus argumentos, e vivam num circuito 100% fechado.

Não é só uma questão de privacidade apenas. Se tiver tudo ligar à Google cloud por exemplo e daqui a uns anos a Google decidir que já não está para manter o serviço o que faz? E se eles quiserem começar a cobrar 50€ por mês como a BMW para os bancos aquecidos?
    E se ficar sem internet? Ainda no dia 22/12 fiquei sem eletricidade 8 horas durante a noite. Damos coisas por garantidas quando não o são.

Colocado por: djouzeQuanto ao KNX, não consigo opinar, porque é a mesma coisa que opinar acerca de um Rolls Royce. Acredito que seja um bom carro, mas a verdade é que nunca andei num.

O tema do KNX para mim é mesmo esse. A barreira de entrada é demasiado grande imposta por eles claramente. No fundo o preço final fica mais barato que soluções mais conhecidas como Shelly se for para automatizar a casa toda.

Colocado por: djouzeMas eu não tenho dúvidas em recomendar os Shelly

Eu também não mas no meu entender não é a solução para novas construções para alguém que queira entrar pelo mundo homeassistant.
    É bastante simples ( para que tem alguma noção de programação ainda mais fácil) aprender KNX, ligá-lo a homeassistant e automatizar o que quer a partir daí. Pelas contas que fiz para a minha casa ainda sai mais barato.

Abraço e bom Natal!
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  5.  # 28

Colocado por: João RibasBom dia,

Estou em fase de conclusão de uma moradia na zona de Palmela e estou à procura de um técnico que possa proceder à instalação dos vários interruptores, tomadas, sensores, câmeras de video etc para um sistema de domótica completo e respetiva configuração do HomeAssistant para a correta integração dos componentes. O HUB preferido será HomeKit da Apple através de ligação ao HomeAssistant.

Obrigado.

+351935886384 - Josias
  6.  # 29

Ola,

Para instalar um sistema de Domotica, numa moradia que não está preparada para tal (diga-se nao tenho cablagem pre-preparada na mesma) é preciso abrir buracos, etc? Ou conseguimos o fazer por exemplo usando Shelly? Eu queria uma solução integrada para gerir estores, video vigilância, portões, garagem, AC, AQS, alguns electrodomésticos a nivel de consumos e monitorização, e orquestração.

O que recomendam?

Obrigado!
    • HFSF
    • 3 janeiro 2025

# 30

Eu recomendaria shellys ou sonoffs flashados ligados via mqtt ao homeassistant para os reles.
    Para video vigilancia já tem cabo para as camaras? Se tiver faria tudo via POE connectado a frigate.

Monitorização de consumos, de quantos circuitos estamos a falar? Isso consegue com um shelly 3em por exemplo no quadro.

Para isto tudo garantia primeiro que tenho um excelente wifi em casa

Boa sorte
  7.  # 31

Obrigado pelo feedback HFSF.

Relativamente ao MQTT, preciso de infrastrutura?
    Qual hub/modulo touch para gerir o sistema?

Sobre as câmaras de vídeo vigilância, não tenho pré instalação (na altura não tinha ideia sobre o tema e o empreiteiro também nao deixou preparado). A minha ideia, era instalação de câmaras via Wi-Fi alimentadas por bateria + Painel Solar, instaladas nas "quinas" da casa, onde o painel ficaria sobre a platibanda (sem estar a vista).

Qual a alternativa ao Wi-Fi?
    Qual a capacidade que devo considerar previamente? Com 500GB contratualizados seria possivel?
    Sugere ter um rede 2.4 dedicada apenas para o Sistema?

Relativamente aos consumos, seria essencial para monitorização e gestao do AQS e AC.

Obrigado!
    • HFSF
    • 3 janeiro 2025

# 32

Colocado por: setaevraRelativamente ao MQTT, preciso de infrastrutura?

Vai precisar de um servidor (pode ser um PC antigo) para alojar o servidor mqtt e o homeassistant.

Colocado por: setaevraQual hub/modulo touch para gerir o sistema?

Pode ser o seu tlm ou qualquer tablet dedicado.

Colocado por: setaevraSobre as câmaras de vídeo vigilância, não tenho pré instalação (na altura não tinha ideia sobre o tema e o empreiteiro também nao deixou preparado). A minha ideia, era instalação de câmaras via Wi-Fi alimentadas por bateria + Painel Solar, instaladas nas "quinas" da casa, onde o painel ficaria sobre a platibanda (sem estar a vista).

Não tem como passar pelo menos eletricidade?

Colocado por: setaevraQual a alternativa ao Wi-Fi?

Há muitos outros protocolos mas não tenho boas experiencias.

Colocado por: setaevraQual a capacidade que devo considerar previamente? Com 500GB contratualizados seria possivel?

Capacidade de que?

Colocado por: setaevraSugere ter um rede 2.4 dedicada apenas para o Sistema?

Pode ter uma de rede, não precisa é de ter access points dedicados. Eles podem emitir varios SSIDs normalmente.
  8.  # 33

Não tem como passar pelo menos eletricidade?
    no telhado tenho pontos, que vao ligar ao quadro secundário. E tenho as caixas para os candeeiros.
  9.  # 34

Colocado por: HFSFE porque não segue com uma instalação knx e pode para deixarem um interface para rj45 para futuramente ligar o homeassistant?

A questão da domótica surgiu numa altura em que a obra já está avançada e não quero voltar a abrir roços para o KNX. Infelizmente está fora de questão esta solução.
  10.  # 35

Colocado por: harsousaPara mim, a solução mais fiável envolve sempre cabo. Faça a domótica com KNX totalmente cablada e depois use uma gateway KNXIP. Colocando um servidor linux (pode ser um RPI ou um computador parado) cria a interface em Honeassistant. O KNX em geral integra bem com homeassistant.

Estude bem o universo KNX. Veja os vários fabricantes. Há fabricantes com produtos top e outros com produtos em conta. Zennio e MDT têm optima relação qualidade-preço. Ainda tem a ELAUSYS com módulos e gateways bastante acessíveis. Pode adquirir por 200€ um licensa ETS lite, que lhe permite integrar 20 dispositivos KNX (mais que suficiente para uma casa média).

A integração do KNX em homeassistant é simples. Sabendo os endereços de grupo, que obtém no ETS, rapidamente integra os diversos atuadores e sensores.

Esteja à vontade para colocar as suas dúvidas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:João Ribas

Como é possível estar em fase de conclusão de uma moradia e estar a pensar meter sistemas domótica KNX? Pelo que sei KNX é tudo passado por cabo e tem que se alterar a maneira como se faz a eletricidade da casa, ou estou errado?
    Concordam com este comentário: João Ribas
  11.  # 36

Agradeço a todos os participantes que partilharam as suas opiniões sobre os prós e contras do HomeAssistant. Conforme mencionado anteriormente, o sistema KNX foi descartado devido a várias razões, entre as quais a necessidade de abrir novos roços para a passagem dos cabos necessários.

Com base nesta decisão, optei pela instalação de um sistema completo Zigbee/Wi-Fi, totalmente integrado com o HomeAssistant e uma bridge para Apple HomeKit. A lista de equipamentos a instalar e configurar é a seguinte:

Equipamentos:
    • Aparelhagem casa toda em branco com placa de vidro (módulos):
    • 36x Módulos inteligentes
    • 41x Tomadas não inteligentes
    • 4x Tomadas inteligentes
    • 1x Disjuntor inteligente para muros
    • 5x Tomadas Rede+TV
    • Iluminação:
    • 40x Focos Maxled 6W (Furo Ø105, 120º, Redondo Branco Natural 4000K)
    • 40x Drivers para focos dimáveis
    • 55 metros de Fita LED 12mm RGBW 24V 15W/m
    • 4x Fontes 24V 100W KBZ Slim
    • 2x Fontes 24V 200W KBZ Slim
    • 6x Controladores Shelly RGBWPM
    • 40 metros de Perfis para fita LED
    • Conetividade e energia:
    • Solução Mesh: Wi-Fi TPLINK AXE5400 (3 torres)
    • 2x Wallbox trifásico 11kW Tuya Wi-Fi
    • 2x Medidores trifásicos: Piscina e Geral
    • Segurança e controlo de acesso:
    • 1x Fechadura inteligente NUKI Ultra com sensor de porta e teclado biométrico
    • Aqara Smart Video Doorbell G4 integrado com Apple TV e iPhones
    • Solução de Videovigilância:
    • 5x Câmaras Hikvision IP (Ethernet c/ PoE), Dome 4Mpx, 2.8mm, IR 30m (com deteção de pessoas e veículos, IP67 IK10 - DS-2CD1143G2-I(2.8mm)(T))
    • 1x Gravador NVR (Hikvision DS-7608NI-Q1(D), 8 canais, 8MPx)
    • 1x Disco Rígido HDD WD-Purple 6TB 3.5’’ - Western Digital
    • 1x Switch 16P (8PoE+) Gigabit TP-Link TL-SG1016PE
    • Alarme Ajax:
    • 10x Sensores de muro
    • 12x Sensores de janela
    • (Recomendado: Cartão de dados operadora com custo mensal aproximado de 4€ na DIGI)

Funcionalidades Adicionais:
    • Automação e Controlo:
    • Os módulos inteligentes permitem controlar blackouts, cortinas, estores, LEDs e iluminação interior e exterior de forma manual ou através do HomeKit.
    • Integração Completa:
    • O sistema de videoporteiro será integrado com os dispositivos Apple da casa (iPhones e Apple TV).
    • Aplicações finais para uso diário:
    • Apple HomeKit (domótica)
    • Ajax (alarme e videovigilância)

Serviços Incluídos:
    • Emissão de certificados de conformidade (videovigilância e alarme), incluindo comunicação às autoridades competentes
    • Instalação de placas dissuasoras
    • Configuração, instalação e integração total dos equipamentos

Os trabalhos de instalação iniciam-se na próxima semana em conjunto com o eletricista para acautelar situações específicas ao nível dos quadros elétricos. Em meados de fevereiro após a primeira de mão ao nível dos interiores, inicia-se a instalação dos equipamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI, tiagodiaf, djouze
    • HFSF
    • 3 janeiro 2025

# 37

Boa sorte com a empreitada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
  12.  # 38

Olá e obrigado pela partilha.
    Subcontratou o serviço, será que ode partilhar os valores por alto?
    Já agora, terá de ter alguma infrastrutura adicional para instalar este sistema integrado?
    Obrigado.
  13.  # 39

Colocado por: RUIOLIJoão Ribas, se arranjar, também estou interessado. Por agora tenho preferência Google Home.

RUIOLI: se ainda estiver interessado, envie-me mail: [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  14.  # 40

Colocado por: setaevraOlá e obrigado pela partilha.
    Subcontratou o serviço, será que ode partilhar os valores por alto?
    Já agora, terá de ter alguma infrastrutura adicional para instalar este sistema integrado?
    Obrigado.

Sim, subcontratado. Fornecimento, instalação e configuração + emissão dos certificados e comunicação às autoridades necessários ao nível do alarme.

Para correr o HomeAssistant terá que ter um servidor local, no meu caso optei por um Mini PC modelo Beelink SER5, mas qualquer um com processador AMD Ryzen 5 ou Intel Celeron Quad-Core, 16 GB de RAM, SSD de 500GB e conectividade Wi-Fi 6 é uma boa opção. Reparei que não o coloquei na lista acima por lapso, mas é parte integrante do setup.

Em relação ao custo total de todo o equipamento, (incluindo o servidor), deslocações Lisboa - Palmela (3x), instalação e configuração, cerca de 8200€.

0.0272 seg. NEW