Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou em fase de conclusão de uma moradia na zona de Palmela e estou à procura de um técnico que possa proceder à instalação dos vários interruptores, tomadas, sensores, câmeras de video etc para um sistema de domótica completo e respetiva configuração do HomeAssistant para a correta integração dos componentes. O HUB preferido será HomeKit da Apple através de ligação ao HomeAssistant.

Obrigado.
  2.  # 2

Ninguém consegue ajudar? Na net só encontro técnicos KNX, ninguém que faça instalações ao nível do HomeAssistant.
  3.  # 3

na verdade homeassistant apesar das potencialidades não é uma solução "comerciável". se calhar experimento no grupo do facebook ou forum da CPHA.
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Ribas
  4.  # 4

João Ribas, se arranjar, também estou interessado. Por agora tenho preferência Google Home.
  5.  # 5

Colocado por: RUIOLIJoão Ribas, se arranjar, também estou interessado. Por agora tenho preferência Google Home.

Se encontrar alguém eu informo-o e peço-lhe o favor de avisar também se souber de alguém.
  6.  # 6

Eu sou utilizador de homeassistant em minha casa e diria que lhe dou um uso qb intensivo (com perto de 1 centena e meia entre dispositivos wifi, zigbee e bluetooth) e não sei até que ponto é que esta é uma solução que recomende para alguém que pretende um produto "chave-na-mão".

Gosto imenso do projecto tanto que é dos poucos projectos open-source que apoio financeiramente (e com muito gosto) e fico sinceramente admirado por existir a custo zero mas a quantidade de pequenos problemas e coisas que deixam de funcionar periodicamente é grande.

Se puder ajudar de algum modo, tenho todo o gosto - embora na questão física não o possa fazer pela distância geográfica mas deixo o aviso acima para nivelar expectativas :)
  7.  # 7

Esse tipo de soluções são boas para quer tem gosto pelo DIY e consegue manter a solução sozinho.
    Nenhum técnico com juízo vai fazer uma instalação desse tipo comercialmente e muito menos dar-lhe qualquer garantia.

O eco-sistema é muito dinâmico e é frequente coisas deixarem de funcionar por um pequeno detalhe que é fácil de corrigir por quem está em cima do assunto. Um técnico para fazer isso teria cobrar um serviço de suporte.
    Esse tipo de solução é para ser instalada e mantida pelo próprio.

Se procura uma solução chave na mão, o melhor é mesmo ir para o knx.
    Concordam com este comentário: ricardomcm, tigoncal
  8.  # 8

Colocado por: João RibasNa net só encontro técnicos KNX

Naturalmente. Possivelmente é a unica solução onde podem por as mãos no fogo ;)
    • HFSF
    • 18 dezembro 2024

# 9

E porque não segue com uma instalação knx e pode para deixarem um interface para rj45 para futuramente ligar o homeassistant?
  9.  # 10

Colocado por: tgferreiraEu sou utilizador de homeassistant em minha casa e diria que lhe dou um uso qb intensivo (com perto de 1 centena e meia entre dispositivos wifi, zigbee e bluetooth) e não sei até que ponto é que esta é uma solução que recomende para alguém que pretende um produto "chave-na-mão".
    Situação identica aqui. Tenho todo o gosto em ajudar no que seja preciso, mas ter atenção que sendo uma solução nao comercial, convem ser feita por alguem primeiro com gosto e com conhecimento para corrigir algum problema que vá surgindo aqui e ali (que inevitavelmente vai acontecer, ou porque houve uma actualização, ou um sensor deixou de funcionar por falta de pilha, etc).
    • HFSF
    • 19 dezembro 2024

# 11

Se vai construir por favor não admita pilhas ou baterias!
  10.  # 12

Normal que muitos eletricistas gostem de vender KNX.

Muitos nem sequer querem dar oportunidade a soluções como SHELLY e não imaginam o quanto dinheiro estão a deixar em cima da mesa... Dado que a maioria do parque habitacional são casas já prontas e/ou com instalações antigas.

No entanto, é perfeitamente exequível uma solução de domótica de raiz e sem grandes stress's com este tipo de dispositivos.

Por exemplo, a Shelly tem dispositivos (serie pro) que ligam por RJ45, sem o stress de falhar o wifi.
    E as vantagens são mais que muitas, pois tratam-se de sistemas verdadeiramente profissionais, com certificações, e com N numero de protocolos que permitem fazer 1001 integrações.

Quanto às "pilhas ou baterias", é o bonito deste sistema.
    Nem sempre dá para pensar em tudo num projeto de raiz. Nem em todas as necessidades.

E se algum dia tiverem que existir "pilhas ou baterias"... isto é tão fácil de configurar tal como uma Bimby.

Mas parece-me que o João Ribas é uma pessoa que já sabe minimamente o que quer, e talvez procure abrir caminho para ter um controlo absoluto sobre a domótica da sua casa. Fugindo ao KNX.

Existem empresas que fazem esse trabalho, sim! Ainda são poucas... mas a caixa de pandora vai abrir! Garanto.

Assim por alto, em Lisboa, posso referenciar a smartify (nunca trabalhei com eles, mas creio que fazem aquilo que pretende).

Quanto ao Home Assistant... vale realmente a pena estudar e investigar! Com milhentos dispositivos que, hoje em dia, se conectam à NET (AC's, etc), conseguimos centralizar a gestão da casa numa única plataforma :)

Não é fácil? Talvez não. Aprende-se? Claro que sim! Não falta conteúdo na NET e comunidades de utilizadores.
    • HFSF
    • 19 dezembro 2024 editado

# 13

Os eletricistas nem sabem o que é KNX :) Pelo menos os que pedi nenhum instalava nada disso.

Na altura que fiz as contas (final 2022) para exactamente as mesmas automações o KNX ficava mais barato do que soluções shelly e nem sequer olhei para as soluções pro.
    Mesmo agora olhando não me parece assim tão apetecivel. Alem de que tenho de flashar aquilo para não ter acesso à cloud deles.

Na minha opinião, construir e admitir pilhas é um erro. Eu só tenho umas na fechadura da entrada porque o meu serralheiro disse que não colocava uma fechadura inteligente embutida.

Claro que se estivermos a pensar a reconstrução, não gastava um balurdio a passar cabos mas numa nova construção não faz mesmo sentido.

O problema é que o KNX só faz marketing para instaladores por algum motivo que para mim não faz qualquer sentido!
    • HFSF
    • 19 dezembro 2024

# 14

Atenção que comparei material!

Os orçamentos que tive para programar KNX foram ridiculos, 12k, 13k e 18k foram os orçamentos que tive para programação KNX
  11.  # 15

Colocado por: HFSF

Os orçamentos que tive para programar KNX foram ridiculos, 12k, 13k e 18k foram os orçamentos que tive para programação KNX

Não precisa dizer mais nada.

Em todo o resto, diria ser uma uma escolha de cada um.

Mas creio estarmos de acordo que hoje em dia não é preciso vender um rim para ter uma solução de domótica em casa.
    • HFSF
    • 19 dezembro 2024

# 16

Sim mas não podemos descartar KNX.
    Se tem disponibilidade para aprender, quem aprende homeassistant aprende knx.
    Concordam com este comentário: joaoreis
  12.  # 17

Colocado por: HFSFAlem de que tenho de flashar aquilo para não ter acesso à cloud deles.

Isto não é verdade. Os Shelly são uma excepção porque permitem, com o firmware de origem, não activar o acesso cloud e funcionar na mesma, desde que o utilizador esteja ligado à rede de casa. Usando tudo Shelly (ou, mais genericamente, usando tudo da mesma marca), nem é preciso home assistant para controlar os dispositivos e criar regras de interação entre eles. Quem queira uma coisa mais multi-marca e plug and play (ou plug and pray :)), é escolher um google home, apple home ou um smartthings, e cingir-se a aparelhos compatíveis com esse ecossistema.

Colocado por: HFSFNa minha opinião, construir e admitir pilhas é um erro.

Na minha opinião, isto também está longe de ser uma verdade absoluta. É verdade que os aparelhos a pilhas são mais falíveis e, quando se tem muitos, e ainda que a vida das baterias seja longa, acontece haver aparelhos a "falhar" quase todos os meses. No entanto, temos de concretizar o tipo de aparelhos de que estamos a falar. Faz sentido andar a passar cabos pela casa toda para ligar termómetros, ainda que se esteja a construir de raíz? Qual é o mal que vem ao mundo enquanto eu não troco a pilha de um termómetro? Mesmo sensores de portas e de movimento, eu diria que há um equilíbrio entre o decidir passar cabos e ficar pelas pilhas.

Colocado por: joaoreisQuanto ao Home Assistant... vale realmente a pena estudar e investigar! Com milhentos dispositivos que, hoje em dia, se conectam à NET (AC's, etc), conseguimos centralizar a gestão da casa numa única plataforma :)

Acho que este é o ponto quando se fala de complexidade do home assistant. Se eu só tiver aparelhos Shelly, instalar o home assistant e pô-lo a funcionar pode ser feito quase por qualquer pessoa com o mínimo de literacia informática e que saiba seguir instruções (até porque já há soluções com home assistant pré-instalado). Quando eu tenho aparelhos de 30 marcas diferentes, integro a informação do carro, da bomba de calor, da televisão, etc., é claro que a coisa fica mais "complicada". Há quem ache que isto é uma desvantagem; outros há, como eu, que acham que isto é uma vantagem e um hobby.
    Concordam com este comentário: joaoreis, tigoncal, hangas
    • HFSF
    • 20 dezembro 2024

# 18

Colocado por: djouzeQuem queira uma coisa mais multi-marca e plug and play (ou plug and pray :)), é escolher um google home, apple home ou um smartthings

E quanto tempo é que estes produtos vão estar online sem subscrições?
    Aceita ter uma dependencia de uma cloud? Aceita precisar de ter internet para as suas automações?

Colocado por: djouzeOs Shelly são uma excepção porque permitem, com o firmware de origem, não activar o acesso cloud

Tem mas controla-os por HTTP? Se não quiser mais vale realmente ligar ao homeassistant via mqtt.

Colocado por: djouzeFaz sentido andar a passar cabos pela casa toda para ligar termómetros, ainda que se esteja a construir de raíz? Qual é o mal que vem ao mundo enquanto eu não troco a pilha de um termómetro? Mesmo sensores de portas e de movimento, eu diria que há um equilíbrio entre o decidir passar cabos e ficar pelas pilhas.

Quantas pilhas vai gastar em 20 anos? É lixo desnecessário, as coisas ficam sem pilhas sempre nos piores momentos.
    Alem de que a capacidade de estimar a carga da maioria dos sensores é má.

Passar cabo custa assim tanto numa nova construção? Se for KNX por exemplo o cabo que vai ao interruptor pode ir ao sensor que faz temperatura, humidade, luminosidade e presença.
    Atenção que não sou de todo instalador de KNX, nem quero ser!

Obviamente que não existem respostas absolutas mas recomendar também shelly para tudo não me parece uma verdade absoluta.
    Já lidou com o suporte deles? Tive um shelly 3em que avariou e não foi fácil iniciar a garantia.
  13.  # 19

Colocado por: HFSFTem mas controla-os por HTTP?

Sim.
  14.  # 20

Para mim, a solução mais fiável envolve sempre cabo. Faça a domótica com KNX totalmente cablada e depois use uma gateway KNXIP. Colocando um servidor linux (pode ser um RPI ou um computador parado) cria a interface em Honeassistant. O KNX em geral integra bem com homeassistant.

Estude bem o universo KNX. Veja os vários fabricantes. Há fabricantes com produtos top e outros com produtos em conta. Zennio e MDT têm optima relação qualidade-preço. Ainda tem a ELAUSYS com módulos e gateways bastante acessíveis. Pode adquirir por 200€ um licensa ETS lite, que lhe permite integrar 20 dispositivos KNX (mais que suficiente para uma casa média).

A integração do KNX em homeassistant é simples. Sabendo os endereços de grupo, que obtém no ETS, rapidamente integra os diversos atuadores e sensores.

Esteja à vontade para colocar as suas dúvidas!

0.0233 seg. NEW