Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: vmglPelo que vejo o Sr. Miguel Seabra é uma entidade entendida na materia até o seu Engenheiro segue as suas directrizes... sim senhor.... afinal porque andou tantos anos esse Engenheiro a estudar???
    cambada de gente burra esses Engenheiros, afinal uma pessoa que nem do sector é facilmente percebe como se faz a coisa.

Até fico estupefacto com estes comentarios....

ja agora explique lá aqui qual o sabio sistema que utiliza, tambem quero aprender consigo umas coisas.

E esteja descansado que não sou Vendedor nem enganador, pelo contrario sou uma pessoa de mente aberta sempre pronta para aprender com pessoas sabias.

Boas,

Infelizmente, a opinião que tenho anda alinhada pelas suas afirmações, ainda que tenham sido em tom irónico. É claro que não generelizo, considero que há bons e maus profissionais, mas não é por terem estudado 5 anos e serem engenheiros que teram a minha concordância nas suas opiniões/afirmações. Por ex, a engenheira (estudou 6 anos e trabalha á 12) que fez os calculos da minha casa em 2006, nunca me alertou sobre qq isolamento que não fosse o xps entre as paredes e deixou-me toda a casa com pilares de 30cm e pontes termicas por todo o lado.
    Eu confiei a minha casa, que vou (espero) viver toda a minha vida a uma incompetente, que eu julgava ser de confiança, tendo em conta a sua formação e experiência.

Na minha opinião há três tipos de Engs, o antigo que tirou o curso á 30 anos e continua a projectar igual (com os conhecimentos que na altura adquiriu), os recentemente formados, que se limitam a projectar com base no que aprenderam no curso (mal ou bem) e rejeitam qq opinião que seja contrária, e os restantes que se enquadram no tempo dos dois tipos anteriores, mas, que procuram evoluir, acompanham as novas tecnicas, os novos materiais, aconselham os clientes, informam-se dos resultados praticos das obras e utilizam esses feedbacks para auto-formação e que como resultado, pensam por eles, mesmo que os resultados os levem contra aquilo que aprenderam.

Eu, se fosse construir agora, era tudo pilares de 20cm x 20/30/40/50 (o que fosse necessario para garantir 20 cm constantes nas paredes), as paredes interiores sem tocarem nas exteriores com xps a isolar, tectos falsos em pladur com isolamento xps ou manta e Piso radiante com pellets ou bomba calor (conforme os euros) ou ainda AC. E sim, eu defendo o isolamento por dentro.

Hugo.Azevedo, jogue pelo seguro e pense tb um pouco por si. Tente obter o máximo de informação pq uma casa é para uma vida. Vá a obras, questione os profissionais, questione colegas com casa, e analise/cruze os argumentos de cada um, mas acima de tudo e todos, pense por si e verá que a sua casa ficará bem feita.

Abraço, Pedro
  2.  # 22

Colocado por: Miguel Seabra
    Colocado por: vmglPelo que vejo o Sr. Miguel Seabra é uma entidade entendida na materia até o seu Engenheiro segue as suas directrizes... sim senhor.... afinal porque andou tantos anos esse Engenheiro a estudar???
    cambada de gente burra esses Engenheiros, afinal uma pessoa que nem do sector é facilmente percebe como se faz a coisa.

Até fico estupefacto com estes comentarios....

ja agora explique lá aqui qual o sabio sistema que utiliza, tambem quero aprender consigo umas coisas.

E esteja descansado que não sou Vendedor nem enganador, pelo contrario sou uma pessoa de mente aberta sempre pronta para aprender com pessoas sabias.

Boas sr. vmgl

Sei muito bem o que o sr. quer, mas eu sei que por mais argumentos que lhe dê nunca serei considerado porque como já disse, não sou da área e o sr. pelos vistos é...

Sabe, se eu fosse pela cantiga de muita gente e não pensa-se pela minha cabeça teria feito as mesmas asneiras que vejo por aí e pelo que me aprecebo, este forum é rico nisso...

Isto é um pouco "chato" estar aqui a escrever tanta coisa para explicar como fiz, por isso proponho-lhe duas situações:

Terei todo o prazer em o receber em minha casa para trocar-mos ideias, isto caso seja de perto de Cantanhede, é claro, ou dê uma olhada neste topico de outro forum em que eu agradeci toda a ajuda para construir a minha casa...

http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=933&highlight=agradecimento+++forum

...e aqui tem as fotos do modo do isolamento das paredes

http://picasaweb.google.pt/miguel.seabra14/IsolamentoDasParedes#

Como vê, eu não sou daqueles que fala só por falar...e fico revoltado com os que o fazem sem argumentar, percebe?

Cumprimentos

Miguel Seabra

Boas,

Na minha opinião, muito bom, mais coisa menos coisa, seria assim que eu isolava a minha casa...se já não estivesse feita!!

Abraço, Pedro
  3.  # 23

Também não nos podemos esquecer do conforto térmico da estrutura. Porque, com isolamento pelo interior, a estrutura vai ficar mais sujeita às variações térmicas e isso, ao fim de alguns anos, nota-se.
  4.  # 24

Colocado por: AugstHillTambém não nos podemos esquecer do conforto térmico da estrutura. Porque, com isolamento pelo interior, a estrutura vai ficar mais sujeita às variações térmicas e isso, ao fim de alguns anos, nota-se.

Pois, mas se estalar, estala a parede exterior e não a interior que fica totalmente independente, agora que eu não quero gastar dinheiro a aquecer a estrutura da casa, não quero...

A minha casa tem 3 anos e até agora por dentro nada, já por fora já apareceram uma fissurazitas da massa...

Cumprimentos

Miguel Seabra
  5.  # 25

concordo consigo Miguel,

Há Engenheiros e “enginheiros”...
    no meu caso o empreiteiro deitou as maos à cabeça quando viu os calculos do betão... teve que ser tudo reformulado por outro Engenheiro ....
    o mal de muitos engenheiros é o “copy paste”… mas infelizmente aplica-se a todas as profissões!
  6.  # 26

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

As questões de conforto térmico, isolamento térmico, calculo térmico, eficiência energética, etc, etc...não se dá numa grande maioria das Engenharias.
    Uma grande parte dos técnicos são Eng. Civis, Arquitectos, etc...poucos terão formação em térmica que lhes permita lidar com uma serie de detalhes construtivos.
    Apenas com um forte complemento no terreno e muita vontade se ultrapassará esta deficiência.
    Infelizmente só os cursos de Eng. Mecânica abordam questões de termodinâmica, mecânica fluidos, etc, etc...que permitem compreender muitos fenómenos.
    No final vale a sapiência de cada um...

Cumprimentos

Olá Anonimo18072022A

O problema é mesmo esse...

E estamos nós a confiar uma coisa tão importante da nossa vida a pessoas que não têm formação e que nos fazem passar friu uma vida inteira, é triste não é?

E depois levam-me a mal quando fico irritado quando me vêm com cantigas, com diplomas e anos de experiência!!! Se não fosse-mos nós "carolas" estava-mos lixados...

Esses Eng. e Arquitectos deviam era estar na minha área (metalomecânica) que até se passavam...que na maioria são ums arrogantes e convencidos...e olhe que conheço muitos!!!

Cumprimentos

Miguel Seabra
  7.  # 27

Boas

Infelizmente só os cursos de Eng. Mecânica abordam questões de termodinâmica, mecânica fluidos, etc, etc...que permitem compreender muitos fenómenos.

Quase verdade,apenas quase. Acho curioso este tipo de afirmações porque demonstra à saciedade a mentalidade há muito vigente e que olha para uma formação numa determinada área como acabada quando se conclui o percurso académico. Por mim prefiro pensar que a formação académica é apenas um processo que dota cada um das "ferramentas" necessárias para prosseguir a sua evolução.
    Por outro lado tenho pena que os Eng. mecânicos não tenham formação em processos construtivos e materiais de construção. Se assim fosse talvez o RCCTE - que quase se pode quase dizer ser obra deles - tivesse tivesse a qualidade necessária e merecida e não padecesse das maleitas de que sofre.

cumps
    José Cardoso
    • vmgl
    • 16 março 2010 editado

# 28

Colocado por: Miguel Seabra

Até fico estupefacto com estes comentários....

já agora explique lá aqui qual o sábio sistema que utiliza, também quero aprender consigo umas coisas.

Boas sr. vmgl

Sei muito bem o que o sr. quer, mas eu sei que por mais argumentos que lhe dê nunca serei considerado porque como já disse, não sou da área e o sr. pelos vistos é...

Sabe, se eu fosse pela cantiga de muita gente e não pensa-se pela minha cabeça teria feito as mesmas asneiras que vejo por aí e pelo que me aprecebo, este forum é rico nisso...

Isto é um pouco "chato" estar aqui a escrever tanta coisa para explicar como fiz, por isso proponho-lhe duas situações:

Terei todo o prazer em o receber em minha casa para trocar-mos ideias, isto caso seja de perto de Cantanhede, é claro, ou dê uma olhada neste topico de outro forum em que eu agradeci toda a ajuda para construir a minha casa...

http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=933&highlight=agradecimento+++forum

...e aqui tem as fotos do modo do isolamento das paredes

http://picasaweb.google.pt/miguel.seabra14/IsolamentoDasParedes#

Como vê, eu não sou daqueles que fala só por falar...e fico revoltado com os que o fazem sem argumentar, percebe?

Cumprimentos

Miguel Seabra

Eu não levo isto para o lado pessoal mas o Sr. leva, entende que por ter construído UMA casa já é um entendido na matéria, mesmo pesquisando e ouvindo opiniões, o que você fez na sua casa e pelo que avalio nas fotos, é o que tanta gente faz, mal ou bem, ate ai nada de novo, apenas colocou como distanciadores uns "ripados" de material da Fibran nada demais, depois pegou e fez uma parede interior, isso para mim e para todos não é nada inovador, questiono é como voce com os ripados como distanciadores consegue fazer circular o ar dentro da caixa de ar que criou??? a função de uma caixa de ar é deixar circular o ar no interior da parede dupla.... fez entradas e saídas de ar para essas caixas de ar???

Pois bem, parabéns de facto fez algo bem feito, excepto no caso da circulação do ar mas com mais duas condicionantes:

1- com a segunda parede retira área útil a casa
    2- aumenta o custo da construção (materiais e mão de obra inclusive)

Como vê o seu "sistema" não é infalível como aqui apregoou.

Tenha um bom final de dia.
    • vmgl
    • 16 março 2010

# 29

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: vmglMeu caro J cardoso, o facto de isolar apenas pilares na area exterior e depois não o efectuar a nivel de alvernaria e reboco exterior só de si está a criar pontes termicas pois não está a isolar o conjunto da fachada.
    O facto de construir paredes duplas e colocar um amontoado de placas de wallmate no interior é deitar dinheiro ao lixo sim , melhor efeito é conseguido ao deixar a caixa de ar vazia no interior com um sistema que permita a circulação de ar no interior dessa caixa de ar de forma a secar a alvernaria interior e exterior.

Outra vez a mesma conversa....
    Sempre a comparar ETICS bem feito, com a solução parede dupla com isolamento MAL FEITA!! Que raio de comparação é essa? Porque raio é que as placas haverão de estar "amontoadas" e não devidamente aplicadas??
    Não consegue implementar em obra a parede dupla bem feita? Então aí tem de rever as suas capacidades de acompanhar uma obra...

Caro Pedro Azevedo e quem lhe disse que eu acompanho obras como executante?

sabe, a minha profissão (não interessa agora o que faço) obriga-me a emitir pareceres independentes sobre qualidade de construção no âmbito de acabamentos, como tal tenho mente aberta e sei identificar erros porque lido com eles todos os dias.

Já vi ETICS muito mal feito, por exemplo a placas de revestimento coladas por pontos é um erro tremendo por vários motivos, agora de facto vejo muito mais erros na colocação das placas de isolamento térmico entre paredes duplas e posso também lhe dizer que viajo por todo o pais de norte a sul. A margem de erros será de em cada 10 obras apenas encontra 3 a 4 bem feitas.
    • eu
    • 16 março 2010

# 30

Colocado por: vmglpor exemplo a placas de revestimento coladas por pontos é um erro tremendo por vários motivos

Será? Que motivos são esses ? É que alguns fabricantes de sistemas ETICS admitem a colagem por pontos...
    • vmgl
    • 16 março 2010

# 31

Colocado por: eu
    Colocado por: vmglpor exemplo a placas de revestimento coladas por pontos é um erro tremendo por vários motivos

Será? Que motivos são esses ? É que alguns fabricantes de sistemas ETICS admitem a colagem por pontos...

Nenhuma das empresas lideres no sector das argamassas para o sistema ETICS, nomeadamente a Weber e a Mapei aconselha a nível técnico isso, o que por vezes os vendedores dizem é diferente do discurso oficial das empresas.

Os aplicadores também forçam a aplicação sem um reboco meramente "sarrafado" a régua porque assim poupam dinheiro, mas o certo é que a colagem por pontos por vezes serve para distanciar mais ou menos as placas por causa da falta de planidade da alvenaria depois o resultado é uma colagem deficiente das placas que posteriormente partem os pontos de colagem e ficam soltas alem da resistência de uma placa ser muito inferior ao impacto nos pontos que não estão coladas, além da questão das buchas usadas nada fazerem no tijolo....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  8.  # 32

Colocado por: vmgl

Nenhuma das empresas lideres no sector das argamassas para o sistema ETICS, nomeadamente a Weber e a Mapei aconselha a nível técnico isso, o que por vezes os vendedores dizem é diferente do discurso oficial das empresas.

Os aplicadores também forçam a aplicação sem um reboco meramente "sarrafado" a régua porque assim poupam dinheiro, mas o certo é que a colagem por pontos por vezes serve para distanciar mais ou menos as placas por causa da falta de planidade da alvenaria depois o resultado é uma colagem deficiente das placas que posteriormente partem os pontos de colagem e ficam soltas alem da resistência de uma placa ser muito inferior ao impacto nos pontos que não estão coladas, além da questão das buchas usadas nada fazerem no tijolo....

Boas,

Não sei se estou a falar do mesmo, mas aqui ao meu lado foi construida uma casa com revestimento tipo capoto, ou seja foram coladas placas de eps com um material da weber directamente nas paredes/blocos sem qq reboco previo. De seguida, foi fixa uma rede (não me lembro como) e tudo revestido com uma qq massa tb da weber. De facto meteu-me confusao esse tipo de colagem por pontos, é que, em quase todos os pontos que bato com a mão, canta a oco. Não me inspira nenhuma confiança...

Abraço, Pedro
    • vmgl
    • 16 março 2010

# 33

Colocado por: Pedro Fernandes
    Colocado por: vmgl

Boas,

Não sei se estou a falar do mesmo, mas aqui ao meu lado foi construida uma casa com revestimento tipo capoto, ou seja foram coladas placas de eps com um material da weber directamente nas paredes/blocos sem qq reboco previo. De seguida, foi fixa uma rede (não me lembro como) e tudo revestido com uma qq massa tb da weber. De facto meteu-me confusao esse tipo de colagem por pontos, é que, em quase todos os pontos que bato com a mão, canta a oco. Não me inspira nenhuma confiança...

Abraço, Pedro

Se ao bater soa a "oco" é porque a colagem foi efectuada por pontos...

Vejam aqui um caderno técnico de um desses fabricantes:

http://www.mapei.it/CMS/multimedia/36/manuais/QT%20MAPETHERM%20PORTOGHESE%2003%2006.pdf

Considero uma excelente apresentação de um sistema ITE (ETICS) devidamente credível em termos de execução, com os pormenores construtivos bem detalhados para os prescritores.
  9.  # 34

Estive hoje a falar com o meu empreiteiro e ele dissse que a colucação do ETIC no meu caso que é uma construção nova não leva buchas, as buchas é apenas nos casos em que a obra já tem algum revestimento (por exemplo tinta).

Disse que todo o material seria todo da weber e que na altura virá lá o tecnico para se certificar que será bem colocado....

Já agora SR. aprendiz, conhece a obra em frente á jaselip? pela indicação que o empreiteiro me deu, foi toda feita em "capoto" e vai ser o mesmo instalador na minha obra....
    • vmgl
    • 16 março 2010

# 35

Pior cego é aquele que não quer ver, existe muito desconhecimento mesmo na construção, para além do factor preço.... Naõ se fazem omeletes sem os ovos....
  10.  # 36

Colocado por: aprendiz2vi por alto só....

Mas é verdade que em contruções novas não leva buchas?
  11.  # 37

Colocado por: Anonimo16062021
    Colocado por: quiksilver26Estive hoje a falar com o meu empreiteiro e ele dissse que a colucação do ETIC no meu caso que é uma construção nova não leva buchas, as buchas é apenas nos casos em que a obra já tem algum revestimento (por exemplo tinta).

Disse que todo o material seria todo da weber e que na altura virá lá o tecnico para se certificar que será bem colocado....

Já agora SR. aprendiz, conhece a obra em frente á jaselip? pela indicação que o empreiteiro me deu, foi toda feita em "capoto" e vai ser o mesmo instalador na minha obra....

Então diga o seu empreiteiro que ele percebe pouco do sistema,só não a necessário se as placas tiverem (encaixes) macho e femea

Então ele percebe ou não, se tiver encaixes entao já não precisa. Como é que sabe como vai ser instalada para dizer se ele percebe ou não?
    O que eu gostava de saber é se é possivel instalar sem a buchas, se for possivel apenas se tiverem encaixes as placas já fica aqui a informação...

Para todos os efeitos não é o empreiteiro que instala o sistema é outra impresa. Ate podia ser ele, mas não era a mesma coisa lol

http://www.homeoftheslope.blogspot.com/
  12.  # 38

Colocado por: vmglEu não levo isto para o lado pessoal mas o Sr. leva, entende que por ter construído UMA casa já é um entendido na matéria, mesmo pesquisando e ouvindo opiniões, o que você fez na sua casa e pelo que avalio nas fotos, é o que tanta gente faz, mal ou bem, ate ai nada de novo, apenas colocou como distanciadores uns "ripados" de material da Fibran nada demais, depois pegou e fez uma parede interior, isso para mim e para todos não é nada inovador, questiono é como voce com os ripados como distanciadores consegue fazer circular o ar dentro da caixa de ar que criou??? a função de uma caixa de ar é deixar circular o ar no interior da parede dupla.... fez entradas e saídas de ar para essas caixas de ar???

Pois bem, parabéns de facto fez algo bem feito, excepto no caso da circulação do ar mas com mais duas condicionantes:

1- com a segunda parede retira área útil a casa
    2- aumenta o custo da construção (materiais e mão de obra inclusive)

Como vê o seu "sistema" não é infalível como aqui apregoou.

Tenha um bom final de dia.

Boas

1º Eu sei que para ter algum crédito eu teria que fazer 100 casas para ser "entendido na matéria", isso é o paleio que estava á espera...enfim.

2º O que eu fiz (mal ou bem) foi sem nunca ter visto em lado nenhum e secalhar nem o sr. A finalidade é reter a energia antes de ela chagar á estrurura da casa, áo contrario do sistema que o sr. defende.

3º A caixa de ar, se reparar, ficou com uns furos de respiro que eu acabei por tapar. Porquê? porque a intenção não é ventilar mas sim criar uma distância fisica entra as duas paredes e o ar parado acaba por ser bom isolante e não a circular como vocês defendem...que para além de retirar o calor que, porventura, atravessa o isolamento, humedece a zona.

4º O custo é bastante mais baixo que esses sistemas exteriores...

5º A área já foi contemplada com as paredes assim...

6º Eu não apregoei nada, eu só fiz o que achei lógico, a energia que tanto custa a "meter" dentro de casa tem que ser retida e não dissipada pela estrutura, pois acho que assim é que funciona uma permuta térmica, ou o sr. é daqueles que diz que é o frio que ataca a casa?

A minha casa tem 3 anos e nem uma mancha, nem um bolor, nem uma condensação...agora mostre-me uma casa com sistemas ITE que se tenha comportado da mesma forma? Eu falo porque conheço algumas com ITE e estão lindas, estão...

É o que eu digo, você é vendedor...

Cumprimentos

Miguel Seabra
    • vmgl
    • 17 março 2010 editado

# 39

1º Eu sei que para ter algum crédito eu teria que fazer 100 casas para ser "entendido na matéria", isso é o paleio que estava á espera...enfim.

2º O que eu fiz (mal ou bem) foi sem nunca ter visto em lado nenhum e secalhar nem o sr. A finalidade é reter a energia antes de ela chagar á estrurura da casa, áo contrario do sistema que o sr. defende.

3º A caixa de ar, se reparar, ficou com uns furos de respiro que eu acabei por tapar. Porquê? porque a intenção não é ventilar mas sim criar uma distância fisica entra as duas paredes e o ar parado acaba por ser bom isolante e não a circular como vocês defendem...que para além de retirar o calor que, porventura, atravessa o isolamento, humedece a zona.

4º O custo é bastante mais baixo que esses sistemas exteriores...

5º A área já foi contemplada com as paredes assim...

6º Eu não apregoei nada, eu só fiz o que achei lógico, a energia que tanto custa a "meter" dentro de casa tem que ser retida e não dissipada pela estrutura, pois acho que assim é que funciona uma permuta térmica, ou o sr. é daqueles que diz que é o frio que ataca a casa?

A minha casa tem 3 anos e nem uma mancha, nem um bolor, nem uma condensação...agora mostre-me uma casa com sistemas ITE que se tenha comportado da mesma forma? Eu falo porque conheço algumas com ITE e estão lindas, estão...

É o que eu digo, você é vendedor...

Cumprimentos

Miguel Seabra

Epá desculpe mas voce é irritante, já lhe disse que não sou vendedor.... mas acho que voce deve ser... e daqueles que vende cobertores da serra em pleno verão no alentejo e acredita que nessa altura está frio....

Desculpe mas não continuarei esta discusão sem sentido consigo, tenho mais que fazer...
  13.  # 40

Colocado por: Anonimo16062021
    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Os sistemas Etics estão parametrizados segundo a ETAG 04 e a respectiva conformidade dá resultado à marcação CE.
    Estando de acordo com a ETAG 04 genericamente teremos:

Os sistemas Etics devem ser fixos à base através de fixação mecânica (buchas) com a utilização adicional de colagem ou exclusivamente por colagem parcial ou total.
    O procedimento a utilizar depende do tipo de base, tipo de Etics e de condições climatéricas relevantes (ex: vento).
    A aderência do produto de colagem deverá ter no minimo 80KPa. Sujeita a teste segundo a norma EN 1542.

A aderência do produto de colagem pode ser aumentada através da utilização de um verniz aplicado na base.

Que quase ninguém usa.

Quando utilizada fixação mecânica (buchas) esta deverá ser feita 2 dias após a colagem.

Por cá cola-se de manhã e aplicam-se as buchas à tarde... :-(

Etics fixos por fixação mecânica (buchas) com colagem adicional.
    O número de buchas depende do tipo de base e da altura do edificio.
    Para sistemas Etics com uma soma dos seus constituintes acima dos 10Kg/m2 deverão ser utilizadas buchas com prego metálico.
    Espessura minima de 5cm para o material isolante.
    Irregularidade máxima da base de 20mm/m.
    No minimo 20% da área da placa de EPS deverá ser colada.
    O tipo de bucha e suas quantidades estão descritas na ETAG 04 de forma a alcançar os melhores resultados.

As buchas deverão estar em conformidade com a ETAG 14.

Não serão certamente buchas a 0,10€...

As buchas têm apenas como função gerir as cargas provocadas pelo vento e nunca para transferência de outras cargas.
    Relativamente às exigência provocadas pelo vento deve ser observada a norma EN 1991-1-4.

Fixação apenas por colagem:
    Espessura minima do isolamente de 5cm;
    Irregularidade máxima da base de 10mm/m;
    A base não pode ter tintas antigas, revestimento deteriorados; no fundo ser uma base estável com uma consistência minima de 250 KPa;
    Altura máxima acima do solo de 25 metros;

O produto de colagem é aplicado no reverso da placa de isolamento de uma de duas formas:
    Um fio continuo de produto de colagem em todo o bordo da placa de isolamento ( não nos topos) e pelo menos 3 pontos no meio.
    Barramento total da placa de isolamento.
    Se a fixação for feita apenas por colagem pelo menos 40% da área da placa deverá estar em contacto com a base.

Como diz um cliente meu "O mercado não está sensível a esses argumentos"...manda o preço.
    Critiquem o que está mal feito mas não critiquem bons sistemas.

Cumprimentos

Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo16062021

E,mais não digo!

Tenho que confirmar ao certo isso das buchas, mas pelo que li, sempre há a hipotese de colucar sem buchas....
    Mas não à nada como pedir para meter as buchas......

0.0263 seg. NEW