Boa noite, em Junho deste ano fiz a escritura de compra de um apartamento e o mesmo ainda não foi registado nas finanças em meu nome. Questionei o construtor e o notário e disseram que fizeram tudo o que era necessário para o apartamento estar registado em meu nome na AT e que tenho que aguardar que as finanças actualizem os dados. Tenho uma cópia do modelo 1 do imi do prédio todo bem como a licença de utilização emitida pela CM e a caderneta predial do apartamento ainda em nome do construtor (com data anterior a escritura. O notário disse também que se eu quiser para ir às finanças com uma cópia da escritura e pedir a atualização dos dados. Esta demora é normal?? Acham que vá eu as finanças agilizar o processo? Agradeço respostas.
Se não me engano tem 60 dias para o fazer, se não o fizer as finanças vão cobrar o IMI ao anterior proprietário e isso vai dar problemas. As consequências não sei.
Sim, convém atualizar a caderneta ainda este ano. Entre no Portal das Finanças, peca a atualização enviando uma mensagem nova através do ebalcão, sem esquecer de anexar uma copia da escritura. Tem isso resolvido num dia ou dois. Boa sorte