Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: CJoEsta nova lei dos solos não se poderia aplicar ali?

Que eu saiba não.
  2.  # 62

não sei, não estou a ver aquele declive como área agricola imprescidivel para a agricultura do país.
    vá á camara de uma vez por todas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • CJo
    • 10 março 2025

# 63

Irei sim.
    Obrigada pelas sugestões.
    Assim que tiver novidades volto.
    Obrigada a todos
  3.  # 64

Colocado por: CJoEsta nova lei dos solos não se poderia aplicar ali?
    esaqueça isso.. nao se aplica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CJo
    • CJo
    • há 2 dias

# 65

Ora bem...depois de falar na câmara Municipal, ficámos quase na mesma...
    O conselho foi meter um PIP a apanhar a área agrícola mas deixando as restantes devidas distâncias (pelos vistos apanhamos uma reserva agrícola/ florestal no fundo -bico- do terreno 🤷)
    O caminho lateral é mesmo de consortes, pelo que o arquiteto já tinha apresentado outra solução. O que acham? Prece ainda mais enclausurado...
    Estão praticamente acabadas as minhas esperanças de moradia térrea...
    Relativamente a custos, é muito mais cara uma moradia de dois pisos?
      Screenshot_2025-04-01-20-38-02-16_6012fa4d4ddec268fc5c7112cbb265e7.jpg
  4.  # 66

parece simples e arrumada, pode ser que resulte
  5.  # 67

Colocado por: CJoRelativamente a custos, é muito mais cara uma moradia de dois pisos?

Depende.
    Até pode ser mais barata.
  6.  # 68

Colocado por: CJoRelativamente a custos, é muito mais cara uma moradia de dois pisos?

No seu caso, não tenho qualquer duvida que ficaria mais barato fazer um quadrado de 2 andares do que esses recortes todos.

Menos área exposta aos elementos exteriores, menos tijolo, menos pilares (talvez), estrutura mais homogénea, mais rapidez e eficácia no tosco e acabamentos, etc
  7.  # 69

Colocado por: CJoelo que o arquiteto já tinha apresentado outra solução. O que acham? Prece ainda mais enclausurado...
    ~
    Se o limite de implantação é o poligono verde. ainda pode ser mais optimizado. Sendo que deve encostar tudo ao limite adjacente aos arrumos/ garagem de forma a resolver melhor o "nó" social e libertar mais os quartos.
    • CJo
    • há 1 dia

# 70

Colocado por: Pedro Barradas~
    Se o limite de implantação é o poligono verde. ainda pode ser mais optimizado. Sendo que deve encostar tudo ao limite adjacente aos arrumos/ garagem de forma a resolver melhor o "nó" social e libertar mais os quartos.

Não sei se percebi....encostar mais a sala e cozinha à zona da garagem?
    Quando me fala em otimizar o espaço, refere-se a esta zona ( onde coloquei o circulo)? O arquiteto queria que fosse a zona social, eventualmente para uma piscina.
    Mas o que acham da parede gigante da cozinha/ sala, tendo em conta a orientação solar? ( Coloquei a seta)
    Com esta parede não vai ficar sala e cozinha muito escuras? Não vejo o sol a entrar nestas zonas devido a esta parede e para mim isso é muito importante.
    O que acham?
      IMG_20250402_120231.jpg
  8.  # 71

Colocado por: CJoMas o que acham da parede gigante da cozinha/ sala, tendo em conta a orientação solar? ( Coloquei a seta)
    Com esta parede não vai ficar sala e cozinha muito escuras? Não vejo o sol a entrar nestas zonas devido a esta parede e para mim isso é muito importante.
    O que acham?

Isso tem de ver com o arquiteto e o terreno em si. eu pessoalemtne acho que tem excesso de area envidraçada na zona social.
    Boa sorte.
  9.  # 72

tem de fazer dois pisos
    onde estão os quartos seria a cozinha e sala e por cima os quartos
    dava uma bela casa bem exposta e com boa vista, e já tinha mais espaço exterior para fazer a tal piscina.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, CJo
  10.  # 73

Precisa mesmo de garagem? Se sim pode ser só para um carro e trocar a zona da garagem com a cozinha e sala? Acho mais barato do que fazer dois pisos e com mais espaço aproveitado!
  11.  # 74

uma garagem é uma coisa boa.
    quanto ao ficar mais barato....depende, uma estrutura alinhada nos dois pisos até pode ser algo mais economico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanamsequeira
  12.  # 75

tb tem de rever essa planta, cheio de angulos fora dos 90º... para quê!? na garagem, por exemplo. Preferível ter uma métrica ortogonal.
    • CJo
    • há 1 dia

# 76

Colocado por: marco1tem de fazer dois pisos
    onde estão os quartos seria a cozinha e sala e por cima os quartos
    dava uma bela casa bem exposta e com boa vista, e já tinha mais espaço exterior para fazer a tal piscina.
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Gosto muito desta ideia, não havendo a possibilidade de ser térrea, acho que ia gostar assim. Capaz de ficar um retângulo estranho, mas isso não me choca, há sempre volta a dar, na parte estética.

Colocado por: joanamsequeiraPrecisa mesmo de garagem? Se sim pode ser só para um carro e trocar a zona da garagem com a cozinha e sala? Acho mais barato do que fazer dois pisos e com mais espaço aproveitado!

Quero mesmo garagem, sem dúvida. Vivendo atualmente em apartamento com terraço, sem espaço para arrumar bicicletas, moveis de exterior, mangueiras e ferramentas e afins, queremos mesmo garagem com ligação á casa.

Colocado por: Pedro Barradastb tem de rever essa planta, cheio de angulos fora dos 90º... para quê!? na garagem, por exemplo. Preferível ter uma métrica ortogonal.

Esse ângulo da garagem tem a ver com omalinhamento da estrada, pelo menos, foi o que me explicou o arquiteto.
    Os outros, além de ser para maior aproveitamento do terrenos, será para toda a as divisões terem luz natural ( esta já sou eu a adivinhar...)
    Concordam com este comentário: joanamsequeira
    • CJo
    • há 1 dia

# 77

Cairá então por terra o desejo de moradia térrea neste terreno...
    Houvessem terrenos por aqui a preços decentes, preferia comprar um, com melhor localização e mais fácil...
    Mas considero que estão todos mesmo a preços indecentes....
    Relativamente o PIP, ainda não voltei a falar com o arquiteto, mas consiste mesmo em quê? Novo projeto? Tem os mesmos custos de um projeto inteiro? Valerá a pena meter um com aproveitamento de zona agrícola?
    Fomos aconselhados por alguém da câmara a meter...mas sem garantia de vir aprovado....
  13.  # 78

Moradia térrea tem varias vantagens já que elimina um terrível obstáculo que são umas escadas por muito bonitas que elas sejam!
    As casa com 2 ou mais pisos fazem sentido quando os terreno tem pouca área e também devido as limitações da aérea de implementação.
    Mas se tem terreno agrícola com área com fartura que pertence a moradia, não faz sentido fazer 2 pisos para poupar terreno.
    Quanto a piscina, quando tiver a licença de habitação passada, logo pensa nisso, com esse terreno todo fazia um belo tanque 4mx6m com 1,8m de profundidade para rega e esses não agravam o IMI.
    Mas o arquiteto já colocou o PIP na Câmera?
    Julgo que deu as indicações gerais ao arquiteto, ele faz o projeto cumprindo as normas e tentando atender as suas expectativas, depois disso deve analisa calmamente e pedir as alterações que para si façam sentido, já o arquiteto terá que dar a volta ao projeto até que o cliente fique satisfeito, claro que o arquiteto terá sempre que respeitar na mesma as normas e a legislação em vigor, mas o cliente pode e deve fazer uma avaliação previa do projeto e pedir as alterações que para si façam sentido, ou seja deve haver um consenso relativamente a alguns aspectos, como o tipo de arquitetura, as áreas interiores, tipo de construção, etc..
    Gosto da disposição, mas como já foi dito faz todo o sentido ter um angulo de 90 graus entre a cozinha e a garagem, parede interiores esquinadas e sem serem com ângulos retos tiram harmonia as áreas interiores.
    O quarto escondido na garagem (ao lado das viaturas) é a sala de cinema?
  14.  # 79

Ftavares

não me parece que o CJo tenha assim tanta fartura de terreno, em grande parte não pode mesmo construir.
    por outro lado o terreno tem um declive algo acentuado portanto estender um rc implica mais aterro e tambem neste caso por exemplo a planta terrea não permite tirar partido disso e ter a melhor exposição solar

0.0260 seg. NEW