Iniciar sessão ou registar-se
    • CJo
    • 16 dezembro 2024 editado

# 1

Olá Bom Dia.
    Precisava aqui de uma ajudinha dos mais entendidos.

Tendo em conta este terreno e as suas medidas e forma irregular, acham que é possível construir uma moradia de um piso só com 3 quartos e garagem?
    O terreno é completamente plano
    Agradecida desde já
      1.jpeg
  1.  # 2

Colocado por: CJoTendo em conta este terreno e as suas medidas e forma irregular, acham que é possível construir uma moradia de um piso só com 3 quartos e garagem?
    se o pdm o permitir é possível.
    • CJo
    • 16 dezembro 2024

# 3

Colocado por: antonylemosse o pdm o permitir é possível.

Consultando no site da Câmara, consigo isto...uma parte é agrícola.... (a parte a vermelho é o nosso terreno)
    Assim sendo, na sua opinião acha que dá?
      terreno1.jpeg
  2.  # 4

Colocado por: CJona sua opinião acha que dá
    qual é a classificação dessa mancha azul com os quadradinhos?
    • CJo
    • 16 dezembro 2024

# 5

Colocado por: antonylemosqual é a classificação dessa mancha azul com os quadradinhos?

Pelo que percebi, é essa legenda que aparece, será a área consolidada com dominância de habitação unifamiliar HU2, sendo que, apenas metade do terreno se encontra nessa área
  3.  # 6

Colocado por: CJosendo que, apenas metade do terreno se encontra nessa área
    nesse caso pode construir o que for possível dentro dessa mancha do terreno. de for possivel ser de um piso tudo bem, mas senão terá de se ajustar respeitando a mancha de construção.

melhor para o ajudar será um arqº. peça um estudo de viabilidade para o terreno que tem. o arqº dar-lhe-á uma lista de possibilidades.
  4.  # 7

Colocado por: CJoacham que é possível

Olá, depende das regras da sua câmara, dos afastamentos, alinhamentos, índices de construção e utilização do solo, entre outras quantas variáveis.
    Contacte um Arquitecto da sua zona, e exponha o caso. Ele que faça um estudo preliminar sobre isso... diria que com uns 200€-300€ já consegue um primeiro estudo da área de implantação e das áreas que poderia ter a casa térrea.

O terreno é seu, ou quer comprar?

É pode até nem dar para construir nada.
  5.  # 8

Marque reunião no departamento de urbanismo na Câmara Municipal.
    Só eles podem responder de forma cabal.
    Não interessa o que diz a ficha das finanças ou da Conservatória.
    Quem tem a palavra final é a Câmara Municipal num determinado tempo.
    O que era possível ontem, pode não ser amanhã.
    Daí haver casas em sítios onde hoje já não permitem a construção. No terreno ao lado, por exemplo.
  6.  # 9

Colocado por: PalhavaSó eles podem responder de forma cabal.

Sinceramente, com o formato deste terreno, eu duvido muito que chegue a alguma conclusão útil.
    Dir-lhe-ão os afastamentos e índices e tal... Mas depois, que faz o requerente com isso?
    Terá que desenhar algo para poder perceber que casa poderá ter, com que tamanho, ou distribuíção.
    Isso não lhe fazem na câmara. O que a Câmara faz, já está disponivel no website do municipio, com quase toda a certeza.
    O problema (para quem não sabe) é interpretar o que dizem as regras e como concretizar isso num desenho.

Ainda assim, não perde nada em tentar.

Por vezes, basta que haja uma linha de água subterrânea, uma linha eletrica, etc... para inviabilizar completamente a construção de alguma coisa. Muitas das vezes, o técnico municipal simplesmente não tem tempo durante a consulta de verificar tudo isso... Basta um pormenorzinho qualquer que escape...

Já assisti a vários casos de gente que compra um terreno e só depois descobre os problemas... com uma análise mais a fundo.
  7.  # 10

aparentemente com 20 m de frente e aquela mancha até cerca de metade da profundidade do terreno, acho que dá para fazer perfeitamente um T3 + garagem
    mas concordo com tudo o que já foi dito.
  8.  # 11

Colocado por: N Miguel OliveiraJá assisti a vários casos de gente que compra um terreno e só depois descobre os problemas... com uma análise mais a fundo.

É sempre melhor ter um arquiteto e se possível com conhecimentos na Câmara municipal para agilizar o processo.
  9.  # 12

Da minha experiência, é sempre melhor ir falar com o técnico responsável pela zona.
    Às vezes dão insights muito interessantes para o bem e para o mal.
    • CJo
    • 16 dezembro 2024

# 13

O terreno é nosso (ainda não é, mas é dos sogros)
    Na verdade já consultámos 2 gabinetes de arquitetura para solicitar orçamentos para o projeto.
    Em ambos disseram que era possível a construção com cerca de 200 m2, mas acho sempre tudo assim tão...em cima do joelho...e eu acho o terreno tão pequeno...
    No entanto, para avançarmos com o projeto, pedem logo 30% do valor (o que é normal) mas não queria que chegássemos a um ponto em que me dizem que não vai ser possível construir a casa que gostávamos
  10.  # 14

Colocado por: CJoNo entanto, para avançarmos com o projeto, pedem logo 30% do valor (o que é normal) mas não queria que chegássemos a um ponto em que me dizem que não vai ser possível construir a casa que gostávamos

Não contracte um projecto inteiro.
    Peça só preço para um primeiro estudo... pelo menos para ter ideia do tamanho e distribuíção... Algo simples...

Pode até jogar ao contrário... ofereça você... tipo... "faça o que puder até 300-500 paus"... mesmo que não tenha levantamento topográfico, que usem o Google Maps... e assim.
    • CJo
    • 16 dezembro 2024

# 15

Colocado por: marco1aparentemente com 20 m de frente e aquela mancha até cerca de metade da profundidade do terreno, acho que dá para fazer perfeitamente um T3 + garagem
    mas concordo com tudo o que já foi dito.

O terreno tem de frente 15 metros.
    Se me dizem que só podemos construir naquela pequena zona a azul e não no restante, conseguiremos "meter" ali uma moradia T3 + garagem térrea?
  11.  # 16

Colocado por: PalhavaÉ sempre melhor ter um arquiteto e se possível com conhecimentos na Câmara municipal para agilizar o processo.

Entendo a lógica.
    Mas na prática, só vejo problemas quando há conflitos de interesses.
    E depois, poupa o quê?
    Por vezes nada de nada... o projecto demora o mesmo e ainda fica a dever um favor.
    Eu pelo menos, preferia ter um projecto em que tenho a certeza que cumpre com as regras e que não terei problemas futuros. Do que um, que foi mais rápido, mas cuja integridade do Arquitecto e do Técnico Municipal é posta em causa com coisinhas assim. Hoje o técnico muncipal é aquele, daqui a 5 ou 10 anos pode ser outro.

Agilizar um processo de consulta na Câmara? Quanto tempo demora a agendar uma na sua zona?
    É que essa informação, se não houver loteamento, está (quase de certeza) na internet. É só interpretar.
  12.  # 17

Colocado por: CJoe eu acho o terreno tão pequeno...

Acha o terreno pequeno? Se as medidas da google estão corretas conforme foto inicial que colocou, não parece assim tão pequeno, ainda para mais, oferecido. Aqui na minha zona paguei terra a 250€/m2, faça as contas à área que tem e veja se não fez um bom negócio... (mesmo que os preços na sua zona sejam substancialmente mais baixos).

Colocado por: CJoSe me dizem que só podemos construir naquela pequena zona a azul

Concretamente, qual a área disponível para intervenção, essa zona a azul?

Colocado por: CJoEm ambos disseram que era possível a construção com cerca de 200 m2

Construção, ou implantação?
    • CJo
    • 16 dezembro 2024

# 18

Colocado por: Ruikode
    Acha o terreno pequeno? Se as medidas da google estão corretas conforme foto inicial que colocou, não parece assim tão pequeno, ainda para mais, oferecido. Aqui na minha zona paguei terra a 250€/m2, faça as contas à área que tem e veja se não fez um bom negócio... (mesmo que os preços na sua zona sejam substancialmente mais baixos).

Concretamente, qual a área disponível para intervenção, essa zona a azul?

Construção, ou implantação?

Hehehehe....isso é verdade...mas depende sempre da perspectiva. Estamos neste momento a morar em apartamento, que se encontra pago, mas sentimos necessidade de um espaço um bocadinho maior para a família (não muito...só qb...) Se der para fazer algo com o qual nos identificamos, avançamos para a construção de moradia(que já sei que é uma dor de cabeça); no entanto se não for para ficar melhor, deixamo-nos ficar onde estamos. è por isso que gostava de avançar com algumas certezas..

Não sei bem qual será a metragem da zona a azul, mas penso que será sensivelmente metade, talvez 350 ou 400 m2

200 m2 de implementação ou construção....também não sei...não sei a diferença entre ambos, mas não falamos em muito pormenor.
    Sei que um dos arquitetos ainda abriu a página da Camara e fez uma breve pesquisa e disse que era possivel construir ali....
  13.  # 19

Colocado por: CJomas não queria que chegássemos a um ponto em que me dizem
    faça como já foi sugerido acima. peça a um gabinete um estudo de viabilidade com relatório. deve custar entre 200 e 300 euros e ficam esclarecidos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CJo
    • CJo
    • 17 dezembro 2024

# 20

Colocado por: antonylemosfaça como já foi sugerido acima. peça a um gabinete um estudo de viabilidade com relatório. deve custar entre 200 e 300 euros e ficam esclarecidos.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CJo

Então, se eu pedir esse estudo de viabilidade a um dos gabinetes que já contactei, irão apresentar-me o quê? um gênero de croqui?

0.0231 seg. NEW