Iniciar sessão ou registar-se
    • CJo
    • há 2 dias

# 1

Colocado por: Nostradamus

Quão indecentes? 20 mil € por 1000m²? 50 mil €?

Se permitir ter um projecto estruturalmente mais barato, e com outra abertura sem estar garrochado entre terrenos, não vale a pena?

A querer construir nesse sitio (casa térrea), tem mesmo de tentar convencer um dos vizinhos a vender um desses terrenos adjacentes.

20.000€ por 1000 m2....nem em sonhos...em lado nenhum, nem nas aldeias das redondezas...nem nas mais distantes...
    E se for numa aldeia próxima da cidade até os 50.000€ já é muito difícil, eu, pelo menos, não encontrei nenhum.
    O que me agradou, era em aldeia próxima da cidade, tinha 2000 m2 mas pediram-me 120.000€. o meu limite são 50.000€.
    Para ter um ideia, pedem aqui na cidade, por um lote de 300 ou 400 m2 para fazer moradia ( geminada, se não estou em erro) mais de 100.000€
    O problema das aldeias também é um bocadinho este.... ninguém vende nada a ninguém ( quem tem pequenas áreas) e depois quem tem uma pequena parcela de terreno e quer adquirir a do lado para construir, não consegue, porque ninguém quer vender. Acabamos por desistir, muita das vezes...e depois...há a desertificação das aldeias.
    No nosso caso, só temos um terreno ao lado que é possível comprar e está completamente dentro do PDM para construção. O proprietário usá-lo para cultivo mas tem mais uns quantos terrenos na aldeia que cultiva, mas recusa-se a vender. Mas não pensem que é pelo preço... simplesmente não vende
  1.  # 2

Colocado por: CJoterreno ao lado que é possível comprar e está completamente dentro do PDM para construção. O proprietário usá-lo para cultivo mas tem mais uns quantos terrenos na aldeia que cultiva, mas recusa-se a vender. Mas não pensem que é pelo preço... simplesmente não vende

E ele está no seu direito... Se €€€ não me fizesse falta e tivesse terrenos aptos para construção... também não vendia.

Hoje em dia um terreno é como o ouro: a tendência é valorizar.
    • CJo
    • há 2 dias

# 3

Colocado por: fabsil

E ele está no seu direito... Se €€€ não me fizesse falta e tivesse terrenos aptos para construção... também não vendia.

Hoje em dia um terreno é como o ouro: a tendência é valorizar.

Compreendo e respeito, obviamente.
    Mas, no terreno dele não consegue fazer nenhuma construção minimamente aceitavel. E eu, no meu, também não....o que pode acontecer... é que ninguem faz nada, fica tudo ao abandono e eu continuo na cidade.... ( Ou não 😁)
  2.  # 4

Colocado por: CJo
    Compreendo e respeito, obviamente.
    Mas, no terreno dele não consegue fazer nenhuma construção minimamente aceitavel. E eu, no meu, também não....o que pode acontecer... é que ninguem faz nada, fica tudo ao abandono e eu continuo na cidade.... ( Ou não 😁)

Sim, sem dúvida!
    E noutros casos, dá muita pena ver casas a apodrecer e cair aos bocados, só porque os proprietários não querem vender.

Mas é complicado. Principalmente os mais velhotes. Querem o dinheiro e as propriedades.
    Concordam com este comentário: CJo
  3.  # 5

Colocado por: fabsilQuerem o dinheiro e as propriedades.

Muitas vezes nem é pelo valor ou qualquer investimento pensado. É simplesmente pelo apego que têm ao que conquistaram com sacrifícios.
    Mesmo quando é herdado, existe um sentimento de missão em manter aquilo que era dos pais, etc.
    São muitas vezes questões emocionais, que falam mais alto que a lógica racional do dinheiro.
    Quantos conheço que não utilizaram o dinheiro que conseguiram de forma honesta para o seu bem-estar, e no final acabaram sozinhos para só aí aparecerem os parasitas ilustres desconhecidos reclamar todos os cêntimos daquela pessoa a quem nunca passaram cartão.
    Concordam com este comentário: fabsil, CJo
    • CJo
    • há 1 dia

# 6

Não, o arquiteto ainda não meteu nenhum PIP.
    Tivemos mais uma reunião, e já tinha outra proposta para nos apresentar.
    Vai mais de encontro ao que pretendemos em termos de exposição solar, no então...ainda não me agrada a 100% até porque, a zona mais bonita do terreno acaba por ficar tapada...
    Já transmitimos a ideia do Marco, para dois pisos, que seria o ideal para aproveitar a luz solar e o terreno, mas já nos avisou que devemos fazer a conta a mais uns 20.000€ devido á área desperdiçada das escadas
    Se poderem dar mais algumas ideias....
    • CJo
    • há 1 dia

# 7

Faltou o boneco 😊
    A zona com vistas mais bonitas é a assinalada a vermelho
      IMG20250405152649~2.jpg
  4.  # 8

pessima ideia, penso que não foi isso que sugeri
    20 m2 por causa da escada??
    quanto muito 15 m2 no máximo, tem de ver o que tambem poupa em corredor, fundações, laje de cobertura,...
    continuo a achar que esse recuo a norte face ao caminho está muito mal explicado
    já agora o que vai recuar ? a casa em si ou tambem o muro?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 9

Na minha opinião tem margem para fazer casa térrea se o terreno é de facto todo plano.
    Deixo para reflexão. Não sei se poderia fazer algo deste tipo a aproveitar toda a linha delimitada. Os arranjos interiores deixo para quem percebe.
      IMG20250405152649-2.jpg
  6.  # 10

Colocado por: CJonos avisou que devemos fazer a conta a mais uns 20.000€

O que gasta na escada poupa em corredores, poupa em isolamentos e impermeabilização da cobertura e laje térrea. A área de paredes pode até resultar ser menor, etc etc...

Não é líquido que construir 2 pisos seja mais caro. Pode até ficar mesmo mais barato.
    Concordam com este comentário: CJo, Pedro Barradas
    • CJo
    • há 1 dia

# 11

Colocado por: marco1pessima ideia, penso que não foi isso que sugeri
    20 m2 por causa da escada??
    quanto muito 15 m2 no máximo, tem de ver o que tambem poupa em corredor, fundações, laje de cobertura,...
    continuo a achar que esse recuo a norte face ao caminho está muito mal explicado
    já agora o que vai recuar ? a casa em si ou tambem o muro?

O termo que usou para explicar esse recuo penso que foi interioridade...o que percebi foi que ao fazer esse recuo, assumindo como via pública, ganhava área de construção á frente. Não sei explicar muito bem, mas na altura, a explicação que ele nos deu fez todo o sentido.
    O que vai recuar é a construção em si e não o muro.

Colocado por: arturandresilvaNa minha opinião tem margem para fazer casa térrea se o terreno é de facto todo plano.
    Deixo para reflexão. Não sei se poderia fazer algo deste tipo a aproveitar toda a linha delimitada. Os arranjos interiores deixo para quem percebe.
      IMG20250405152649-2.jpg

Dessa maneira a garagem ficaria muito longe da zona social e não faria muito sentido para nós.
    O que pedimos agora ficaria mais ou menos isso, mas os quartos ficariam no segundo piso, por cima da zona social. Percebi que teria sido essa a sugestão do Marco1 ( foi?) e agrada-me mais. No entanto fez- nos esse aviso que ficaria mais cara e talvez a área já ultrapassasse o que tínhamos estipulado...mas a ver vamos...
    De qualquer maneira quero wc's maiores, com bancadas de lavatório duplos e assim nunca daria ( aqui já percebo mais da poda 😉)

0.0177 seg. NEW