Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!
    Já acompanho este forum há alguns anos embora nem me lembre de alguma vez ter participado, mas sempre gostei de ver o espirito com que alguns conseguem genuinamente ajudar outros e apresentar soluções ou alternativas. Também fui espectador atento de algumas picardias e recordo até com alguma nostalgia alguns users que quando queriam eram bastante acintosos na forma de comunicar ou baralhar ainda mais, sendo que alguns com excelentes trabalhos realizados.
    Venho pois agora colocar-me ao escrutinio pois decidi avançar com um projeto que me vai ser dificil e desafiador, mas ao mesmo tempo espero recompensador.
    Com o falecimento do meu pai há pouco mais de dois anos depois de uma doença prolongada, as marcas deixadas foram desafiadoras e a minha mãe foi-se bastante abaixo. Decidi agora fazer um esforço para conseguir que ela viesse morar para perto de mim, numa zona que lhe é querida, para que aos 80 anos possa ainda ter alguma qualidade de vida dentro da sua autonomia.
    Comprei um T1 para remodelação, e sabendo que os preços do mercado estão absurdos, acabei com todas as economias para o fazer e puder pagar a prestação ao banco dentro do que é possivel. Alugar saíria ainda mais caro... Enfim!
    Significa isto que serei eu a fazer as obras da melhor forma que conseguir pois já fiz algumas obras anteriormente na minha casa e correu dentro do era desejavel, embora não perfeito!
    Vou usar este tópico para vos pedir opiniões(espero que sejam meigos comigo, se tivesse o capital necessário mandaria fazer a quem de direito) sobre as etapas!
    A casa é de 1982 pelo que uma das prioridades antes de renovar cozinha e wc será fazer nova canalização em principio multicamada a passar pelos tetos para minimizar o trabalho, no entanto antes de chegar aí vou partilhar a planta da casa pois tenho duvidas sobre abrir ou não algumas áreas. Sendo que gostava de abrir entre a cozinha e a sala, tenho duvidas se deverei abrir ou não o hall de entrada para a sala.
    Qual a vossa opiniao?
      Planta apartamento.jpg
  2.  # 2

Tem de ensaiar o mobiliário na sala.
    Eu manteria o Hall. Eventualmente recuava a parede da sala 1.0m. Manteria frente a porta de entrada a distância de pelo menos 1.50m.

De resto planear uma alteração é mais do que retalhar uma planta.tem de ser verificado a métrica da estrutura e outras considerações.

Boa sorte.
  3.  # 3

É isso que tenho tentado fazer, perceber como ficaria melhor a disposição do mobiliário!
    Isto em gostos cada um tem o seu, mas achei que ficaria melhor por a mesa de jantar ao lado da cozinha e reservar a zona da sala onde está uma porta para o hall para a zona de estar. Mas aquele espaço parece-me curto para sofá e tv e mais alguma coisa.. Obrigado pela sugestão de recuar a parede
  4.  # 4

um apartamento interessante que até facilmente dava para fazer um T2

acho que um dos primeiros passos será descobrir onde andam possiveis pilares e vigas.
  5.  # 5

Colocado por: gildebritoA casa é de 1982 (...) Qual a vossa opiniao?
    uma coisa a ter em conta é o péssimo isolamento das casas dessa altura. para tornar a casa mais económica e para criar umas condições dignas de vivência invista num reforço do isolamento térmico.

0.0109 seg. NEW