Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Acabei de aquirir um apartamento usado mas estou com uma duvida a nível de aquecimento AQS, se me puderem ajudar!
    O anterior dono que comprou o apartamento novo, não teve nenhuma "explicação" sobre o AQS.
    Mas o que sei a nível de equipamentos que o apartamento tem:
    - Caldeira Gás da marca Vailant Modelo Tubomag plus ajustado para 43ºC, com uam entrada de água fria e saída de água quente
    - Paineis solares termosifão da parta Proteu e modelo Havai
    - Grande dúvida: Bomba de circulação junto à caldeira a gás cujas entrada e saída de água vão logo para a parede. Não sei de onde vem e para onde vai as tubagems (painel solar termico AQS?). Ao mesmo tempo tem um pressoestáto ajustado para 50ºC encostado à tubagem para ler a temperatura da tubagem.
    - Nota: não tenho nenhum depósito de AQS na lavandaria. Se tivesse percebia perfeitamente porque existia a tal bomba - para aquecer o depósito.

Sei que, a bomba, pelo lógica do sistema termosifao dos paineis, não é necessária forcar a circulação das águas para aquecer as águas no painel.
    O que entendo do sistema é que a bomba ao ciurcular aquece ligeiramente a tubagem ao fim de alguns minutos (suponho que vem do sistema solar AQS).

O que não entendo é porque a bomba está a sempre a trabalhar 24h por dia. Não deveria trabalhar quando abrissemos a torneira de água quente?

A grande dúvida é que não entendo qual é o circuito da bomba e a lógica de funcionamento.

Alguem tem alguma sistema semelhante e porque? E como é apartamento estou um pouco limitado no que posso melhorar ou alterar.
    Já agora alguem consegue dizer se os paineis solares AQS Proteu Havai tem alguma vareta sacrificio/magnesio a substituir? O anterior dono nunca fez manutenção aos painéis em 5 anos.

Obrigado!
    • SrR
    • 16 dezembro 2024

# 2

Fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlamfaria
  2.  # 3

Boa noite,

Aqui vão as fotos -
    https://photos.app.goo.gl/z3FjFyJFVvgxTGUA7

Fiz outra experiência que foi:
    - cortei umas das válvulas ligadas a bomba de circulação, e a com a caldeira a gás desligada, ao ligar a torneira de água quente, continua a sair agua.
    - Apenas cortando a válvula de água fria (cor azul) que liga à caldeira a gás, e que a torneira de água quente para de jorrar água.

Pensei que a bomba de circulação de água puxava a água dos paineis para a caldeira a gás mas não. Mas se o modelo dos paineis solares é Proteu Havaí que funciona por termoshifao, qual é a utilidade de bomba de circulação com um sensor de temperatura acupulado?
  3.  # 4

Colocado por: jlamfariapressoestáto ajustado

Talvez queira dizer termostato
  4.  # 5

Sim peço desculpa, e o termostato! Que está regulado para 50°C

0.0103 seg. NEW