Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Preciso saber qual a temperatura da água que tenho em termosifão para saber quando devo activar a electricidade. A água aquece durante o dia por por painel solar.
    Pelo que percebi e uma vez que não existe nenhum orifício no termosifão, devo instalar o sensor junto à SAÍDA da água quente.
    Para isso, encontre esta peça, mas o nome deve ser brasileiro pois não encontro nada parecido em sites portugueses.

"Poço termométrico"

Aqui está imagem da peça. É de roscar, em um T. E depois a sonda entra e sai facilmente.

A sonda será uma sonda metálica digital.

Alguma ideia de qual o nome disto em Portugal? Não encontro.

Obrigado.
      Captura de ecrã 2024-12-18, às 15.26.52.png
  2.  # 2

Se a sonda for de roscar com diâmetro de 1/2 polegada como está nessa foto, quer-me parecer que um simples "T" serve.
  3.  # 3

Colocado por: ClioIISe a sonda for de roscar com diâmetro de 1/2 polegada como está nessa foto, quer-me parecer que um simples "T" serve.

O que eu preciso de saber é o nome desta peça. Vi num vídeo mas não encontro à venda. No vídeo, chamam de "Poço Termormético", mas só encontro isso em sites brasileiros. Sim, será de roscar 1/2.

É uma peça com um tubo fino e dentro desse tubo vou inserir a sonda DS18B20

Esta sonda em anexo.
      S48dd09ec1a1f46c1bcb560f6004bdc8dw.jpg_960x960q75.jpg
  4.  # 4

Bainha para sondas
    Concordam com este comentário: ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo, jorgemlflorencio
  5.  # 5

Aproveito para perguntar: qual é o melhor lugar para colocar o medidor de temperatura de água no termosifão horizontal, alimentado por 2x paineis solares de 2m2 cada e electricidade programada para periodo nocturno quando necessário.

A sonda deverá estar na entrada de água quente que sai do painel? Na saída, que vai alimentar a rede? Deverei furar em alguma zona do termosifão o isolamento e lá colocar a sonda? Onde conseguirei obter a leitura mais apurada e estável.

Obrigado.
    • mafgod
    • 20 dezembro 2024 editado

# 6

A sonda do meu painel termosifáo, ROCA, está dentro da tampa de lado onde entra a ligação elétrica.

Depois tenho um controlador (https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=095-1156) ligado à sonda que liga a resistência quando for preciso, e posso ligar remotamente com APP :-)

Veja no manual do seu painel como é.
      TS.jpg
  6.  # 7

Colocado por: mafgodA sonda do meu painel termosifáo, ROCA, está dentro da tampa de lado onde entra a ligação elétrica.

Depois tenho um controlador (https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=095-1156) ligado à sonda que liga a resistência quando for preciso, e posso ligar remotamente com APP :-)

Veja no manual do seu painel como é.
      TS.jpg

No meu termosifão tenho apenas um único orificio que é onde entra o varão do termostato. Já experimentei remover o varão, o problema é que, quando a resistencia liga, as leituras são erradas pois a temperatura dispara e não corresponde à realidade pois a temperatura da água permanece fria apesar das leituras altíssimas devido à resistencia estar ligada.

Então procurei outras formas, experimentei furar o isolamento mas, aí a temperatura pouco variava. A outra ideia é com u madesivo colar a sonda ao tubo da água quente, talvez ao tubo da saída de água. E por fim a outra solução é instalar uma baínha para sondas onde nesse caso a água quente toca na baínha onde a sonda está e talvez assim a leitura seja mais apurada, embora dê + trabalho a instalação.

Eu uso sistema Shelly onde no telemóvel consigo saber qual o consumo, qual a temperatura, e criar cenários para ligar/desligar consoante temperatura atingida, horários, alturas do ano, quantidade de banhos a tomar.
  7.  # 8

A sonda do meu não está dentro da água, está dentro daquela tampa. Não está em contato com a resistência, creio que está encostada à parte metálica do depósito, dentro daquela tampa.
    O valor pode não ser o exato, mas não andará longe.
  8.  # 9

Colocado por: mafgodA sonda do meu não está dentro da água, está dentro daquela tampa. Não está em contato com a resistência, creio que está encostada à parte metálica do depósito, dentro daquela tampa.
    O valor pode não ser o exato, mas não andará longe.

Eu cheguei a fazer esse teste, colocando aí a sonda e colocando dentro de um copo de água quente mas valor diferia em muito. Vou continuar a aguardar para perceber como actuar. Obg.

0.0135 seg. NEW