Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos uma curiosidade que pelo menos não encontrei aqui ainda no fórum. Eu tenho uma bomba de calor Daikin Altherma 3M e ventilo convetores nas divisões. Ando a tentar ajustar as curva climática, mas ainda acho que ainda não apanhei bem a combinação perfeita para o clima. Vivo no litoral norte, as temperaturas mínimas é raro passarem abaixo dos 0º . Eu neste momento tenho para 45º -> 0º e 22º -> 18º (e é aqui neste último setting que tenho mais dúvidas do ideal). Quem esteja a usar estas curvas e com mais experiência o que tem usado?
    Obrigado
  2.  # 2

Deve estar a fazer alguma confusão pois a temp minima é de 25°C.
  3.  # 3

Parece me que tem a curva muito baixa mas não também não diz qual o comportamento do imóvel nem os demais setings funcionais como seja potência requerida, potência de cálculo, potência calculada a temperatura mínima e qual o volume mínimo e máximo da instalação.
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesParece me que tem a curva muito baixa mas não também não diz qual o comportamento do imóvel nem os demais setings funcionais como seja potência requerida, potência de cálculo, potência calculada a temperatura mínima e qual o volume mínimo e máximo da instalação.

Olá Jorge,
    Há coisas que não sei, sou novo nisto, a temperatura minima é de facto 25, 22 é o que está configurado nos ventilo convetores, (tenho 6) A imagem da curva e do Home estão assim :
      home.jpg
      curva.jpg
  5.  # 5

Qual a localização aprox
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvesQual a localização aprox

Zona de Aveiro.
  7.  # 7

Quais as temperaturas de cálculo dos vc's?
    Ou quais as temperaturas que tem usado para atingir o nível de conforto pretendido?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BKSheep
  8.  # 8

Colocado por: jorgealvesQuais as temperaturas de cálculo dos vc's?
    Ou quais as temperaturas que tem usado para atingir o nível de conforto pretendido?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BKSheep

Não sei se percebi bem a pergunta. A casa é de construção recente então tem bom isolamento, não tenho o aquecimento sempre ligado, só nos dias mais frios. Os ventilo convetores estão com o setting para 22º. Quando ligo o aquecimento, normalmente pela app onecta, demora bastante a arrancar, por vezes o que faço é aumentar o offset para mais 5, 6º, pode ser coincidência mas parece que acaba pelos ventilo convetores arrancarem mais rápido. Este setting de 22º pelo que vi é o objectivo, certo? deveria estar mais alto? Na verdade parece que nunca chega a esse valor, aos 20, 21 os VC tendem a desligar.
  9.  # 9

Para usar e ajustar a curva climatica tem que se saber os elementos que pedi senão é um completo totoloto.

O que refere encaixa na minha observação de estar muito baixa pois os VC só arrancam com temp de água acima dos 37°C pelo que a temperatura mínima deverá ser de 40°C e a máxima deverá ser a calculada para rendimento máximo dos vc
  10.  # 10

Mas onde é que consigo ver esses valores de potencia de cálculo?
  11.  # 11

Colocado por: BKSheepMas onde é que consigo ver esses valores de potencia de cálculo?
    na folha de calculo e seleção do equipamento que serviu para afazer a proposta de fornecimento.
  12.  # 12

Colocado por: jorgealvesna folha de calculo e seleção do equipamento que serviu para afazer a proposta de fornecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BKSheep

Folha de Cálculo não vejo isso em lado nenhum dos documentos que mandaram, só a lista do material:

BOMBA DE CALOR DAIKIN SB.EBLA11D3V3 11KW
    MONOBLOCO REVERSIVEL MONOFÁSICA 1,00 UN

6 x VENTILOCONVECTOR ENCASTRAR DAKIN FWXM10ATV3
    1 x TERMOACUMULADOR 300LT DAIKIN EKHWP300B
  13.  # 13

em relação ao tema deste tópico, este video parece-me um bom resumo dos itens que interferem na eficiência dos sistemas. não aborda os cálculos mas é um bom começo para quem se interessar pelo tema.

aborda a questão que não basta um bom equipamento, é preciso saber parametrizar o sistema também.

https://www.youtube.com/watch?v=BZzrZ0UxoEY

0.0155 seg. NEW