Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Vendi um terreno onde estava a construir uma moradia(já com uma parte da obra bem adiantada).
    O terreno custou 45 mil, vendi por 320mil. A contabilista disse que podia por as despesas da obra.
    As finanças pediu para justificar as despesas e quando vou entregar as faturas diretamente ao balcão dizem me que não aceitam porque a venda não foi feita com benfeitorias(o que não sabia que tinha de vender assim),mas disseram para enviar através do portal, porque se pediram podiam aceitar.
    As despesas do que gastei na obra contam para abater às mais valias? Podem ajudar por favor?
    Obrigado, cumprimentos.
    •  
      NTORION
    • 19 dezembro 2024 editado

# 2

Claro.

A liquidação de IMT foi a que taxa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: samueld
  2.  # 3

Colocado por: NTORIONClaro.

A liquidação de IMT foi a que taxa?

Não sei, não fui eu que paguei o IMT na venda mas sim o comprador...
  3.  # 4

Ainda tenho o IRS não resolvido com divergências. Já tenho as despesas justificadas submetidas com faturas mas as finanças ainda estão a analisar. Por estar a demorar tanto tempo é que fico com dúvidas.

Eles têm algum prazo para responder às divergências?
  4.  # 5

Colocado por: samueldNão sei, não fui eu que paguei o IMT na venda mas sim o comprador.

Claro q foi o comprador, mas n sabe o q vendeu?
  5.  # 6

Colocado por: NTORION
    Claro q foi o comprador, mas n sabe o q vendeu?

Foi vendido o terreno para construção, os compradores devem ter pago a volta de 6,5% do valor da venda de IMT
  6.  # 7

Não há razão nenhuma para não aceitarem as despesas, independentemente do que conste na escritura.
    Ainda mais se é o que refere.
  7.  # 8

Pode ter a ver com a proveniência do capital investido na construção inacabada.

Estava a utilizar dinheiro do banco de empréstimo para construção própria?

Era dinheiro proveniente da venda de uma Habitação própria permanente?

Capitais próprios sem recurso a crédito bancário.

Estes 3 cenários podem ser vistos pelas Finanças de maneira diferente para o cálculo das mais-valias numa venda.

Se a construção não chegou ao fim, a classificação do imóvel também pode gerar situação ambígua.
  8.  # 9

Colocado por: PalhavaPode ter a ver com a proveniência do capital investido na construção inacabada.

Estava a utilizar dinheiro do banco de empréstimo para construção própria?

Era dinheiro proveniente da venda de uma Habitação própria permanente?

Capitais próprios sem recurso a crédito bancário.

Estes 3 cenários podem ser vistos pelas Finanças de maneira diferente para o cálculo das mais-valias numa venda.

Se a construção não chegou ao fim, a classificação do imóvel também pode gerar situação ambígua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:samueld
    .

O dinheiro foi proveniente da venda de uma segunda habitação(na altura arrendada).
    +
    Foi pedido um empréstimo, 140mil,mas só cheguei a usar 80mil do mesmo.(em tranches)

Já me disseram que se podia ter colocado em vez das despesas o valor da amortização do credito(feito logo no mesmo mês da venda), mas o valor das despesas é bem mais alto.

A construção não chegou ao fim.

Antes de vender fui a um contabilista para saber quanto ia ter de pagar de mais valias, fui pelo que ele me disse, que era possível colocar as despesas... Tive uma estimativa da simulação do que teria de pagar. Tenho receio que não seja bem como me foi dito.
  9.  # 10

Se comprou um terreno e vendeu um terreno.. não sei se eles vão aceitar as faturas
  10.  # 11

Colocado por: RicardoPortoSe comprou um terreno e vendeu um terreno.. não sei se eles vão aceitar as faturas

Se não aceitarem as faturas, será que pelo menos têm de aceitar o valor da amortização do empréstimo?
  11.  # 12

Tenho a ideia que só dá para amortizar mais valias em um novo investimento e não no que vendeu
  12.  # 13

Continuo na mesma 🤔 sem saber se vão aceitar ou não...
  13.  # 14

Colocado por: samueld45 mil, vendi por 320mil

É bem diferente pagar mais valias sobre de 320-45=275 do que 320-45-desconto do valor do empréstimo-valor das despesas.

Infelizmente tem havido aqui casos de pessoas que venderam apartamento de habitação própria permanente para construir moradia, até chegaram ao fim. E depois decidiram vender. O Fisco não considera empréstimo para construção de forma igual a empréstimo para aquisição de habitação própria permanente .

Quem constrói não consegue abater as mais valias da mesma forma.
    É uma injustiça!
    Concordam com este comentário: samueld
  14.  # 15

Colocado por: Palhava

É bem diferente pagar mais valias sobre de 320-45=275 do que 320-45-desconto do valor do empréstimo-valor das despesas.

Infelizmente tem havido aqui casos de pessoas que venderam apartamento de habitação própria permanente para construir moradia, até chegaram ao fim. E depois decidiram vender. O Fisco não consideraempréstimo para construçãode forma igual aempréstimo para aquisição de habitação própria permanente.

Quem constrói não consegue abater as mais valias da mesma forma.
    É uma injustiça!
    Concordam com este comentário:samueld

Valor do empréstimo + valor das despesas da obra não podem ser considerados em conjunto para as mais valias. Ia duplicar o valor a descontar quando o valor é para a mesma coisa,

Por exemplo, paguei as lajes com o valor do empréstimo, as mais valias ou está a fatura da laje ou no distrate do empréstimo...
    Foi por isto que a contabilista só meteu os papeis das despesas da obra no IRS e não colocou a amortização do empréstimo
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  15.  # 16

E está correto, apresente os documentos que pedem, se possível fotos do terreno antes e depois das obras. Simples.
  16.  # 17

Colocado por: NTORIONE está correto, apresente os documentos que pedem, se possível fotos do terreno antes e depois das obras. Simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:samueld

Já enviei a resposta às divergências em Setembro. Realmente as fotos poderiam ajudar mas não enviei. Vou esperar pela resposta das finanças e rezar para que aceitem as despesas todas comprovadas com morada de descarga da obra vendida.
  17.  # 18

Coloque a situação no e-balcao das Finanças para lhe darem um resposta.
  18.  # 19

Colocado por: PalhavaColoque a situação no e-balcao das Finanças para lhe darem um resposta.

Ja coloquei várias vezes, apenas dizem que está em analise
  19.  # 20

Colocado por: samueld

Ja coloquei várias vezes, apenas dizem que está em analise

Se puder vá à sua repartição de finanças. Quando tive divergências andei meses online a tentar resolver.
    Fui presencialmente e tive a sorte de me calhar quem estava com o meu processo.
    Os processos ainda que feitos online, são tratados localmente.

0.0188 seg. NEW