Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: JCoimbraEm sites encontra-se painéis

Para além da SolarShop, quais costumam consultar?
  2.  # 42

• HFSF
    • 1 janeiro 2025

# 43

Tem de fazer bem as contas de qual inversor usar com os painéis instalados
  3.  # 44

Olá Forum da casa,

Tal como alguns também ando a procurar opções no mercado para instalar paneis solares, nomedamente na zona de Coimbra.

Andei a ver o site da Sunenergy, existe algum feedback desta empresa ? Os preços são adequados ao mercado?

Estaria interessado inicialmente num inversor hibrido( para poder pôr baterias mais tarde ) com uma capacidade de 7kw monofásico, pois a potência máxima contratada que podemos ter é de 6.9kva neste momento, ou podemos por um inversor de maior capacidade ?

Adicionando baterias a ideia seria o maior aproveitamento da energia solar não consumida durante o dia, mas também auxiliar a moradia em casos em que o consumo de energia é maior que os 6.9kva contratados, isto é possível?

Grato pela leitura e bom ano novo :)
  4.  # 45

Colocado por: JCoimbraEm sites encontra-se painéis (mais de 4kw) e inversor de 4kw, por menos de 2000€ da growatt, como 3500€/4000€ pode ser bom preço?

Pergunta sem qualquer malicia, atenção. Posso não estar a ver o filme todo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino

A sua pergunta tem razão de existir. Tambem vi isso, o material (inversor mais paineis) ficar a cerca de 2000€. E claro qie acho 3500€ muito para instalação, configuração, base triangular e acessórios... alguma empresa que conheça que eu possa recorrer??
    • HFSF
    • 2 janeiro 2025

# 46

Colocado por: Impost3rAdicionando baterias a ideia seria o maior aproveitamento da energia solar não consumida durante o dia, mas também auxiliar a moradia em casos em que o consumo de energia é maior que os 6.9kva contratados, isto é possível?

Isto é um bocado mais complexo. Precisa de ter as proteções adequadas no quadro eletrico para ter mais potencia do que 6.9. Alem disso há muitos inversores que supostamente fazem isto mas na realidade não funciona (pode ver videos dos deye no youtube como exemplo).
  5.  # 47

Colocado por: sadino

A sua pergunta tem razão de existir. Tambem vi isso, o material (inversor mais paineis) ficar a cerca de 2000€. E claro qie acho 3500€ muito para instalação, configuração, base triangular e acessórios... alguma empresa que conheça que eu possa recorrer??

Não... Mas porque não comprar o material, e pagar a hora a um eletricista?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  6.  # 48

Colocado por: JCoimbra
    Não... Mas porque não comprar o material, e pagar a hora a um eletricista para montar isso tudo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  7.  # 49

Colocado por: JCoimbra
    Não... Mas porque não comprar o material, e pagar a hora a um eletricista?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino

Posso tentar falar com o eletricista que está a fazer a instalação eletrica da minha futura casa mas neste caso a instalação fica certificada? E depois são necessárias algumas coisas que não sei fazer... fazer o registo na DGEG e se pretender vender o excedente mais será necessário. Preferia uma empresa que me pudesse dar suporte nestas etapas mas sem me levar um rim :)
  8.  # 50

Colocado por: HFSF

Isto é um bocado mais complexo. Precisa de ter as proteções adequadas no quadro eletrico para ter mais potencia do que 6.9. Alem disso há muitos inversores que supostamente fazem isto mas na realidade não funciona (pode ver videos dos deye no youtube como exemplo).

O que me foi dito pelo eletricista é que o quadro e as ligações elétricas estão preparadas para os 10,35 a rede pública é que não :(
    • HFSF
    • 3 janeiro 2025

# 51

Colocado por: Impost3rO que me foi dito pelo eletricista é que o quadro e as ligações elétricas estão preparadas para os 10,35 a rede pública é que não :(

Menos um tema então.
    Pode por inversores de maior potencia mas o instalador tem de limitar a possibilidade de injeção para não precisar de contador extra. Se estiver disposto a ter este contador então acho que o ceu é o limite :)
  9.  # 52

• HFSF
    • 4 janeiro 2025

# 53

Não conheço o BMS nem as células.
    Se quiser fazer a sua própria deve-lhe ficar mais barato mas para soluções prontas parece uma boa opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  10.  # 54

Recebi recentemente uma proposta para instalação de painéis em cobertura plana. A proposta já inclui um inversor de maior potência porque a ideia é aumentar a instalação inicial de 4 para 16 painéis ainda este ano (falta-me construir o resto do telheiro). Valor inicial: 5200EUR c/IVA (a instalação dos restantes 12 painéis está orçamentada em 4300EUR). Consumo actualmente aprox. 1000-1100Kws/mês com facturas acima dos 200EUR (estou com a G9). Estive a fazer umas simulações e nesta fase inicial o prazo de recuperação do investimento é altíssimo (devido à pouca capacidade instalada), pelo que irei aguardar por ter o telheiro montado para instalar todos os painéis simultaneamente e reavaliar a rentabilidade nessa altura.

Detalhe da proposta:

4 Módulos JA SOLAR 580W - TIER1
    1 Growatt MID12TL3-XH
    1 Growatt Shine WI-FI-X + TPM-CT
    1 Estrutura Triangular + Lancil
    1 Quadro e proteção AC e DC
    1 Modem + Router + Contador + Sistema Monitorização Web
    1 Cablagem AC, DC, RJ e acessórios de ligação
    1 Mão-de-obra de instalação chave-na-mão
    1 Registo DGEG
  11.  # 55

Esse inversor encontra-se online por ~~1500€, os painéis por 70-100€ cada. cerca de 3000€ para a estrutura e instalação parece-me um absurdo, mas...
    O que não conheço preços é a parte do contador (por causa da potência elevada).

Colocado por: RUIOLIUma bateria destas é interessante?
    https://www.olx.pt/d/anuncio/kit-bateria-solar-48v-10-75kw-plug-and-play-IDImdLf.html

Conheço o Nuno da N-Volt e é um profissional altamente recomendado. Esses packs ficam em ~~230€/kWh, o que é muito melhor do que a generalidade dos packs de mercado prontos a usar (tipo Pylon).
    É possível construir o próprio pack a preços inferiores mas, se não for viável, estas são de certeza uma excelente opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • HFSF
    • 6 janeiro 2025

# 56

Desde que as celulas sejam boas se as montar ele provavelmente consegue bons resultados e a preços competitivos

0.0194 seg. NEW