Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos

Neste momento encontro me a construir moradia .

Inicialmente tinha intenção de colocar painéis fotovoltaicos (550W) . Agora estou a fazer contas e quanto mais investigo tudo me leva a perder esta intenção.

A casa vai ter piso radiante e nada de mais a consumir durante o dia , a não ser basicamente um frigorífico e pouco mais e em dias necessários a bomba de calor para climatização e da AQS

A minha dúvida é:

Será que o consumo que prevejo compensa o investimento em fotovoltaicos?
  2.  # 2

Colocado por: DaSilvaOlá a todos

Neste momento encontro me a construir moradia .

Inicialmente tinha intenção de colocar painéis fotovoltaicos (550W) . Agora estou a fazer contas e quanto mais investigo tudo me leva a perder esta intenção.

A casa vai ter piso radiante e nada de mais a consumir durante o dia , a não ser basicamente um frigorífico e pouco mais e em dias necessários a bomba de calor para climatização e da AQS

A minha dúvida é:

Será que o consumo que prevejo compensa o investimento em fotovoltaicos?

Ao preço que a energia anda...e como temos muitos dias de sol em PT (inclusive no Inverno)... Não tire isso da equação!

Ainda por cima os painéis andam baratos 🙂

E se vai ter radiante , eventualmente, bomba de calor para AQS.. vai conseguir tirar boa rentabilidade durante o dia.

No resto.. boa educação doméstica (colocar máquinas a lavar durante o dia, etc)...

Fuja daquela soluções da EDP e companhia!
    Concordam com este comentário: mica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DaSilva
  3.  # 3

Pelo preço, não é nada de assustador , mas são sempre uns 2500€.
    A questão é mesmo a rentabilidade, o que supõe estar a consumir durante o dia , não é nada assim de avassalador em consumo.

Agora se as baterias tivessem acessíveis, isso sim, era outra história.

Obrigado pela sua opinião
  4.  # 4

Colocado por: DaSilvaPelo preço, não é nada de assustador , mas são sempre uns 2500€.
    A questão é mesmo a rentabilidade, o que supõe estar a consumir durante o dia , não é nada assim de avassalador em consumo.

Agora se as baterias tivessem acessíveis, isso sim, era outra história.

Obrigado pela sua opinião

Quantos painéis de quantos Watts?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DaSilva
    • HFSF
    • 23 dezembro 2024

# 5

Está à espera de quê consumos mensais?

2Kwh de potência paga-se muito rápido.
    Concordam com este comentário: joaoreis
  5.  # 6

Tenho orçamentado 4 painéis - 550W
  6.  # 7

Colocado por: HFSFEstá à espera de quê consumos mensais?

2Kwh de potência paga-se muito rápido.
    Concordam com este comentário:joaoreis
  7.  # 8

Não sabendo o que irá ser o consumo da nova casa , mas talvez algo aproximadamente uns 300kWh .
  8.  # 9

Colocado por: DaSilvaTenho orçamentado 4 painéis - 550W

2500... não estou a achar nada barato só para 4 painéis.
    Suponho que seja instalação monofásica.

Peça mais orçamentos.
  9.  # 10

Colocado por: joaoreis

2500... não estou a achar nada barato só para 4 painéis.
    Suponho que seja instalação monofásica.

Peça mais orçamentos.
  10.  # 11

Mais propriamente 2300€ , com tudo incluído da instalação, inversores e etc .

Tudo pronto.
  11.  # 12

Colocado por: DaSilvaMais propriamente 2300€ , com tudo incluído da instalação, inversores e etc .

Tudo pronto.

Qual a empresa?
  12.  # 13

Alguém já se atreveu a mandar vir da solar shop painéis e restante material e montado?
  13.  # 14

Colocado por: JCoimbraAlguém já se atreveu a mandar vir da solar shop painéis e restante material e montado?

Mandar vir o material é fácil. Mas registar a sua instalação auto consumo junto da DGEG, a história é outra.
    • HFSF
    • 25 dezembro 2024

# 15

Colocado por: JCoimbraAlguém já se atreveu a mandar vir da solar shop painéis e restante material e montado?

Eu fiz isso.
    Pode pedir para montar acho eu.
    • HFSF
    • 25 dezembro 2024

# 16

Colocado por: DaSilvaTenho orçamentado 4 painéis - 550W

Se está com duvidas pode sempre deixar as coisas pensadas para meter e só instalar depois.
    Tenho é realmente muito poucas duvidas que isso se paga muito rapido. Ainda mais se vir um orçamento mais em conta que para 4 paineis parece um pouco caro
  14.  # 17

Ainda não sei como existe quem tenha dúvidas...
  15.  # 18

Tenho 4 painéis de 540w. Pode ver abaixo o resumo deste ano. 25% da energia que consumi foi da produção dos painéis.
      Screenshot_2024-12-25-11-24-24-197_com.huawei.smartpvms-edit.jpg
  16.  # 19

Colocado por: dom123Ainda não sei como existe quem tenha dúvidas...

Se quê?
  17.  # 20

Colocado por: JCoimbra
    De quê?

0.0196 seg. NEW