Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Tenho uma varanda bastante grande virada a sul que dá para colocar dois ou três paineis.
    Gostaria de avaliar a possibilidade de instalar os paineis e uma pequena bateria de 2-3 kWh. A ideia é ser daqueles sistemas que é só ligar a uma tomada elétrica normal, sem ser necessário ligações ao quadro elétrico.

Que sistema/marca aconselham?

Obrigado
  2.  # 2

Como diz um grande humorista da nossa praça "não é assim que funciona" :-)
    Os painéis sim, podem ser ligados a uma tomada desde que tenham o seu próprio micro inversor.
    Mas para colocar uma bateria tem de ter um inversor adequado também, e uma pinça para medição do consumo total da casa montada no quadro elétrico (essa pinça ligada ao inversor).

Às vezes a parte mais complicada de colocar baterias é a falta de condições para passar cabos...
  3.  # 3

Colocado por: Bruno.AlvesComo diz um grande humorista da nossa praça "não é assim que funciona" :-)
    Os painéis sim, podem ser ligados a uma tomada desde que tenham o seu próprio micro inversor.
    Mas para colocar uma bateria tem de ter um inversor adequado também, e uma pinça para medição do consumo total da casa montada no quadro elétrico (essa pinça ligada ao inversor).

Às vezes a parte mais complicada de colocar baterias é a falta de condições para passar cabos...

Tinha visto estes sistemas que são plug-play. Parece que é só mesmo ligar a uma tomada elétrica.
    https://robinsun.pt/pages/batteries-for-plugin-solar-kits
    • size
    • 21 dezembro 2024

# 4

Colocado por: peetman

Tinha visto estes sistemas que são plug-play. Parece que é só mesmo ligar a uma tomada elétrica.

Sim, como outros sistemas
    O Kit ficará ligado ao quadro electrico através dessa tomada.
    Ou não ?
  4.  # 5

Nunca tinha visto. De qualquer forma não consigo perceber como é que pode ter baterias sem ter um medidor no quadro, senão a bateria não sabe quando deve absorver ou debitar energia...
  5.  # 6

Colocado por: Bruno.AlvesNunca tinha visto. De qualquer forma não consigo perceber como é que pode ter baterias sem ter um medidor no quadro, senão a bateria não sabe quando deve absorver ou debitar energia...

Pode funcionar por programação horária. Não seria muito eficiente, mas funciona.
  6.  # 7

Esses kits costumam ter uma pinça tipo Shelly no quarto e usar Wi-Fi, ou suportar mesmo o Shelly ou sonoff directamente.
  7.  # 8

Viva,

Aproveito este tópico para expor as minhas dúvidas.

Adquiri recentemente uma bateria e tenho o inversor a trabalhar em autoconsumo. A questão é a seguinte: será este o modo mais eficiente? Por exemplo a bateria carregar durante o dia e usar à noite. No entanto, com os picos durante o dia a bateria pode estar sempre a carregar e descarregar. Existe o modo Time-Div que penso poder ajustar para a bateria so descarregar à noite?

Por fim, em termos de fornecedor de energia, faz sentido ter bi-horario? Durante o dia faço uso dos fotovoltaicos e há noite como não são usados, em bi-horario a electricidade seria mais barata.

Obrigado a quem poder ajudar,

Ps: Inversor Saj
  8.  # 9

O nome dos modos varia muito com os equipamentos e eu pessoalmente nunca vi nenhum inversor desses. Pode ser boa ideia procurar num fórum mais especializado ou pedir apoio ao fornecedor.

Colocado por: nmogasA questão é a seguinte: será este o modo mais eficiente? Por exemplo a bateria carregar durante o dia e usar à noite. No entanto, com os picos durante o dia a bateria pode estar sempre a carregar e descarregar. Existe o modo Time-Div que penso poder ajustar para a bateria so descarregar à noite?

Por fim, em termos de fornecedor de energia, faz sentido ter bi-horario? Durante o dia faço uso dos fotovoltaicos e há noite como não são usados, em bi-horario a electricidade seria mais barata.

As duas questões estão interligadas. Se houver a opção de não descarregar durante o dia, para descarregar apenas à noite, o bi-horário não faz sentido porque estará a poupar energia consumida da rede quando esta é mais barata.
    O que pode fazer sentido é o contrário: se o consumo durante o dia for maior do que o sol consegue fornecer, carregar parcialmente a bateria durante a noite no bi-horário para tentar evitar qualquer consumo da rede durante o dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmogas
  9.  # 10

Vou aproveitar o tópico para uma pergunta básica, para instalar um Sistema de Painéis Fotovoltaicos, para contornar custos de energia, numa moradia já construída, preciso de alguma infrastrutura preparada? Como garantir que em vez de usar a energia da rede, utiliza a energia armazenada? Como gerir isto no quadro existente? É isto possível sem partirmos paredes? Obrigado!
  10.  # 11

Colocado por: setaevraComo gerir isto no quadro existente? É isto possível sem partirmos paredes?

Dependendo da potência do inversor pode até injetar numa tomada que tenha "a jeito".
    Se for uma potência já significativa, aí convém ter outros cuidados e já depende da instalação elétrica existente. Para ser bem feito, o inversor deve ter associado um pequeno quadro próprio com proteções adequadas. Depois, se a potência for relevante, é preciso considerar a secção do fio existente de onde se vai instalar o inversor até ao quadro principal.
    No meu caso havia já um quadro parcial na garagem, que foi onde montei o inversor e aproveitei para fazer essas ligações.
    E convém não esquecer que é preciso descer os fios do telhado até ao inversor.

Colocado por: setaevraCom o sistem, como garanto que em vez de usar a energia da rede, utilizo a energia armazenada?

Se for um inversor on-grid sem baterias ele faz isso sozinho. A casa primeiro consome a produção do inversor, se esta não for suficiente o resto vem da rede, se esta for em demasia injeta na rede.
    Se for com baterias, precisa de um medidor no quadro principal para que o inversor saiba exatamente quanto deve gastar ou carregar na bateria para que o consumo da rede seja minimizado. Mais uma vez no meu caso não tinha qualquer hipótese de passar um cabo do inversor até ao quadro principal para ligar o medidor, tive de implementar uma solução sem fios (que o meu inversor permite, nem todos permitem)
  11.  # 12

Muito obrigado pelo feedback. Ficou mais claro agora.

No meu caso, para além de ter 3 quadros (principal no R/C, Piso 1, Anexo), tenho 2 tubos no exterior preparados (que não estão a ser usados), que vão ligar ao quadro principal, e tenho no telhado tubos preparados que julgo que podem ser usados para passar algum cabo ate ao quadro do 1 piso.

Foi você que montou ou recorreu a uma empresa certificada?
  12.  # 13

Eu moro num apartamento, por isso até por questões de garantia da instalação e descanso do condomínio, os painéis foram instalados por uma empresa certificada. Mas mesmo que não fosse esta a situação iria sempre contratar a instalação dos painéis, tenho pavor a alturas no geral e telhados em particular.
    Mais tarde instalei baterias (de segunda vida de um VE) e isso já fui eu que fiz.

0.0177 seg. NEW