Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Amigos, tenho um apartamento de construção recente, na zona de Lisboa com "laje de betão armado, com uso de Leca + manta acústica de 1cm + flutuante sobre espuma 3mm" e tenho tido alguns problemas com vizinhos...

Quando andam descalços/saltos altos aquilo ecoa de uma forma pelo tecto falso, como quando alguém ouve música alta e só se ouve os graves do subwoofer. Parece mesmo que o tecto falso funciona como um subwoofer a transmitir as vibrações...isto é normal?

Estive em casa de amigos (na zona centro) também com apartamento de construção recente e pedi-lhes a ficha técnica para ver quais as diferença porque na casa deles não se nota praticamente nada. Eles têm "laje fungiforme aligeirada com blocos de construção leve+ betão celular 10cm + tela polietileno 10mm + betonilha 5cm + flutuante".

O que faz mais diferença aqui?
    Porquê o betão armado?
    É normal a malta andar descalça a martelar nos vizinhos ou sou eu o picuinhas?
  2.  # 2

Acho estranho andarem descalços ou de meias e ouvir-se alguma coisa.

Normalmente quando estão a martelar ouve-se é os gemidos de prazer...
    Concordam com este comentário: fadadolar
  3.  # 3

Colocado por: PalhavaAcho estranho andarem descalços ou de meias e ouvir-se alguma coisa.

Da Raquel22?
    Concordam com este comentário: Palhava, desofiapedro
  4.  # 4

Há tantas Raquéis...
    É bom que as façamos felizes.
    Mas sem incomodar os vizinhos.
    Um homem não faz barulho 😵‍💫🤐
  5.  # 5

Colocado por: PalhavaAcho estranho andarem descalços ou de meias e ouvir-se alguma coisa.

Também se ouve mas é raro :P e não me incomoda. Antes fosse...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  6.  # 6

Será que esse tipo de problema acústico está contemplado na garantia de defeitos de construção?

Já levou o assunto a Assembleia de Condomínio?
  7.  # 7

Colocado por: PalhavaSerá que esse tipo de problema acústico está contemplado na garantia de defeitos de construção?

Já levou o assunto a Assembleia de Condomínio?

Sim, mas só existe problema se os vizinhos insistirem em andar a martelar com os calcanhares, e a maioria não o parece fazer pelo que que também não têm grande interesse em abordar o assunto.

Já eu tenho o azar de ter vizinhos em cima e em baixo que gostam de fazer a meia maratona descalços em casa...
  8.  # 8

São crianças que o fazem?

Hão-de crescer...

Entretanto ouça música com headphones.
    Às vezes também o faço para me abstrair dos ruídos.

A casa será que tem pouca mobília?

Valerá a pena colocar algum tipo de material isolante acústico dentro do tecto falso?
  9.  # 9

Há pessoas que acham que os vizinhos têm de suportar o barulho dos filhos e também o ladrar dos cães.
    Não têm a humildade de aceitar que não têm o direito de incomodar, mesmo estando na sua casa.
    Concordam com este comentário: imo, TicMic
  10.  # 10

Esta cena de vivermos em prédios e querermos silêncios de viver em moradia isolada na floresta... temos que começar a ser pragmáticos. Eu vivo num prédio em que ouço o mijo do vizinho de cima a bater vigorosamente na água da sanita, oiço banhos, oiço o elevador, oiço tudo. Se é ok? Eu considero que não, e que a construção por ser antiga não permite melhor. Viver num prédio em que se oiça os vizinhos a andar e a falar, mesmo que seja um pouco mais alto do que queriamos é parte de viver em altura e honestamente, a menos que se gastem milhares de euros em sistemas acusticos xpto é nominalmente impossivel.

Já li alguns users a dizer isto e eu vou me tornar essa pessoa: querem viver sem ouvir os vizinhos comprem uma moradia isolada longe de outras pessoas.
  11.  # 11

Depois entramos naquilo que eu considero ser o civismo. Eu sou alguém que considera que a minha liberdade termina onde começa a do outro, e por isso tendo 2 cães faço questão que a minha vivência seja livre o suficiente que não incomode os meus vizinhos. Tenho cuidado com os ruídos de vivencia normal mas ainda mais extra cuidadosa à noite, quando os outros descansam. Não deixo os meus cães ladrarem desalmadamente, não atiro portas dentro de casa, não falo aos berros o dia inteiro (detalhe, faço teletrabalho).

No entanto os meus vizinhos tão-se completamente a **** pra isso, e gritam, têm os cães a ladrar o dia inteiro, montam e arrastam mobilia como querem, e fazem ruido fora de horas tbm. A minha solução? Vou pra uma vivenda, isolada do planeta.
  12.  # 12

Colocado por: PalhavaSão crianças que o fazem?

Hão-de crescer...

Entretanto ouça música com headphones.
    Às vezes também o faço para me abstrair dos ruídos.

A casa será que tem pouca mobília?

Valerá a pena colocar algum tipo de material isolante acústico dentro do tecto falso?

Quanto ao isolamento, não vale a pena porque o ruído principal é de percussão e propagado pelo tecto falso e pelas paredes. Teria que isolar as paredes, tecto e ainda isolar os suportes do tecto falso, sem garantias, pelo que tenho visto de outros casos.

Agora dizem-me que é super normal andar descalço em apartamentos mas desde puto que me dizem para não andar/correr descalço porque incomoda os vizinhos.

Portanto, queria saber o quão habitual é ouvir um bombo em casa sempre que os vizinhos andam a passear?
  13.  # 13

Colocado por: desofiapedroDepois entramos naquilo que eu considero ser o civismo. Eu sou alguém que considera que a minha liberdade termina onde começa a do outro, e por isso tendo 2 cães faço questão que a minha vivência seja livre o suficiente que não incomode os meus vizinhos. Tenho cuidado com os ruídos de vivencia normal mas ainda mais extra cuidadosa à noite, quando os outros descansam. Não deixo os meus cães ladrarem desalmadamente, não atiro portas dentro de casa, não falo aos berros o dia inteiro (detalhe, faço teletrabalho).

No entanto os meus vizinhos tão-se completamente a **** pra isso, e gritam, têm os cães a ladrar o dia inteiro, montam e arrastam mobilia como querem, e fazem ruido fora de horas tbm. A minha solução? Vou pra uma vivenda, isolada do planeta.

Isso também eu queria mas uma vivenda em Lisboa é proibitivo... Na minha opinião é um problema fácil de resolver andando de chinelos de interior (como nós fazemos) mas pelo que me dizem, sou eu que estou a infringir a liberdade dos outros incomodarem o lhes apetece.
  14.  # 14

Nos anteriores vizinhos não tinha problemas, com os atuais sim, devem andar descalços e a criança idem que passa a vida a correr.
    Sinceramente por vezes quando os avós se juntam até penso que está a haver alguma rebelião tal é o barulho de vários calcanhares...
  15.  # 15

Eu mudei-me para uma vivenda há 4 anos. No apartamento era ocasionalmente incomodado pelos vizinhos. Desde que me mudei foi como se tivesse mudado para o céu.
  16.  # 16

Chegar ao ponto em que nem descalços podemos andar em casa porque o calcanhar faz barulho...
    Concordam com este comentário: Contratempo
  17.  # 17

Colocado por: FabioCaseiroChegar ao ponto em que nem descalços podemos andar em casa porque o calcanhar faz barulho...

Antigamente era de saltos altos, agora só de pantufas.
  18.  # 18

Colocado por: Varejote

Antigamente era de saltos altos, agora só de pantufas.

Entretanto até a marca o vizinho de baixo pode escolher.
  19.  # 19

Colocado por: desofiapedrooiço tudo. Se é ok? Eu considero que não, e que a construção por ser antiga não permite melhor

Vivi uns 30 anos num prédio centenário e não tinha esses problemas, mesmo com vizinhos de cima problemáticos (discussões constantes, gritaria, muita agitação), nunca se sentiu muito o problema do barulho.
    Portanto, a ideia com que fico é que cada vez se constrói pior na maioria dos casos, e pouca relação existe com a antiguidade dos edifícios. Deve haver boa construção, mas o grosso dos blocos de apartamentos é uma aldrabice pegada, cortando custos em tudo o que dá para no fim vender a preço de luxo.
    Para não falar das restantes comodidades fora a componente acústica, como a obsessão com pontes térmicas, vmc's, climatização xpto e tudo o resto (viver numa bolha, basicamente). Antigamente muitas dessas coisas era ficção cientifica e vivia-se bem. Hoje quem não instala isso tudo e mais um par de botas tem uma casa pobrezita...
    Concordam com este comentário: Contratempo, aNewOwner
  20.  # 20

Colocado por: FabioCaseiroChegar ao ponto em que nem descalços podemos andar em casa porque o calcanhar faz barulho...
    Concordam com este comentário:Contratempo

Se tivesse vizinhos que fazem estremecer a estrutura toda ao ponto de parecer que está dentro de um bombo, se calhar haveria mais empatia...

0.0202 seg. NEW