Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Qual é a dimensão adequada para uma fossa de estanque?
    Na minha construção que anda a ser efetuada por um empreiteiro a fossa que está a ser feita tem a dimensao de
    4,50m x 4,50m x 2,40m o que equivale a 48,6m³. Parece-me sobre-dimensionada?
    É uma casa com cave, r/c e sotão, cada piso com cerca 90m². Vai ser habitada por 5 pessoas.
  2.  # 2

Eu acho uma boa medida. Na realidade tem 4.5x4.5x2.0. Você nunca vai ter a fossa cheia até cima. Ou seja tem uns 40 m3 úteis

Repare, você vai consumir, em média, 6-10 m3 de água por mês. Na pratica tem de esvaziar a fossa a cada 4-6 meses. 2 vezes por ano. Completamente racional.

Se optasse construir uma fossa mais pequena, tinha de chamar a cisterna todos os meses. Puxar mangueiras aqui e acolá, o cheiro, as lamas e borras a sujar a calçada/caminho.

Não aceite ou vá em conversas de partir e furar uns blocos para "drenar" a fossa automaticamente. Existem uns engraçados que propõem isso em obra, mas depois contamina o seu terreno com as suas poias. O serviço de tratamento de aguas de esgoto, mesmo sem saneamento, já é pago mensalmente na fatura da água (geralmente)
  3.  # 3

Tenho este modelo de dimensionamento, mas optei por fossa séptica com poço absorvente.
      Captura de ecrã 2024-12-20 152759.png

0.0091 seg. NEW