Iniciar sessão ou registar-se
    • PRDZ
    • 21 dezembro 2024

# 1

Boa noite, adquiri um imóvel recentemente com a morada desatualizada (código postal com últimos 3 digitos trocados e a rua mudou de nome), e fui à câmara pedir uma certidão topomínica a indicar a nova localização do imóvel.

Tive a ver e para alterar nas finanças a morada eles obrigão a preencher o modelo 1 do imi por completo (indicar reavaliação de vpt desatualizado e anexar a certidão ao alterar os dados da morada). Tenho receio que ao preencher haja algum problema (aumentarem valor do IMI ou alguma outra inconformidade do imóvel).

Não vou vender nem arrendar a casa nos próximos anos (quem sabe se alguma vez), se conseguir realizar os contratos de água, luz, etc... com a certidão toponímica, vale a pena me dar ao trabalho de ir às finanças e preencher a alteração ?
  1.  # 2

Primeiro faça uma simulação do VPT no site das finanças e depois veja se compensa entregaar o mod.1 do IMI.
    https://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/simulador/default.jsp
    • PRDZ
    • 21 dezembro 2024

# 3

Verifiquei sr. sognim e o valor do VPT,é ela por ela (nem 5 euros de diferença é). Só queria perceber que legalmente posso ser multado ou assim por ter um imóvel com morada desatualizada. Isto porque como disse irei viver nele sem ter qualquer intenção de arrender ou vender.

Será que para pedir a isenção de imi basta pedir manualmente e anexar a certidão nas finanças ?
  2.  # 4

A essa parte não lhe sei responder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PRDZ
  3.  # 5

É melhor sim ficar tudo bem.

Aliás quem fez a escritura devia ter exigido que as moradas estivessem concordantes.
    • PRDZ
    • 22 dezembro 2024

# 6

No CPCV já estava corrigido, na escritura não, vou tratar da correção assim que poder. Obrigado aos dois,
  4.  # 7

Colocado por: sognimhttps://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/simulador/default.jsp

Um à parte. Este simulador é ótimo para ver onde ficam os bairros sociais (normalmente bolha de CL inferior ao normal da zona), ou outros bairros mais pobres e vice-versa. O que torna o mapa muito interessante de consultar antes de ir às compras no imobiliário.

Estarei a ver a cena mal? Ou há aqui coisas que eu não esteja a ver.
    • PRDZ
    • 22 dezembro 2024

# 8

Sim já usei esse simulador, tive a verificar o IMI fica idêntico (meros € de diferença), porque aumenta numas coisas e desce noutras, portanto vou fazer.
  5.  # 9

http://bdjur.almedina.net/citem.php?field=node_id&value=933263

Talvez seja os 60€ ou os 100€ no seu caso.

Mas se insistir que foi erro dos serviços, poderia ser gratuito.
    Talvez uma reclamação tenha provimento.
    Não sei.
    • PRDZ
    • 22 dezembro 2024

# 10

Vou ver Palhava, a cena é que a CPU e CRP estavam com morada antiga, e no CPCV já tava a morada correta (devido a uma certidão topomínica do ano passado que o vendedor pediu), portanto eles apenas seguiram o que estavam na CPU e CRP, o erro foi do vendedor e não ter atualizado tudo antes do processo de venda, não vou perder tempo a processá-lo por valores do gênero, deixa ver...
  6.  # 11

Colocado por: PRDZnão vou perder tempo a processá-lo

Não era contactar o vendedor.
    Era colocar a questão na conservatória, da inexatidão da morada?

Mas afinal quando é que o user PRDZ se deu conta que a morada estava desatualizada?

Outra questão, pagou a pronto?
    É que normalmente os bancos são picuinhas na documentação esse pormenor seria motivo de retificação.
    Penso eu de que...
    • PRDZ
    • 23 dezembro 2024

# 12

Dei conta quando fui alterar a morada no CC, no dia seguinte após o DPA.

Paguei a crédito, tendo pago a pronto 1/3 do valor. No relatório de avaliação do imóvel do banco e seguro de habitação a morada está correta. (no seguro da habitação tem os 3 digitos do código postal errados, mas isso é instantâneo a retificar).

Vou ver isto tudo depois de ter a certidão topomínica da câmara.

0.0111 seg. NEW