Iniciar sessão ou registar-se
    • PRDZ
    • 21 dezembro 2024

# 1

Boa noite, adquiri um imóvel e por ser jovem não paguei o IMT e IS, reparei que a morada na caderneta predial está "meio" desatualizada face à morada fiscal quando fui alterar a morada do CC. Pedi uma certidão à câmara a indicar a nova morada do imóvel para assegurar a contratação à indaqua do serviço de água (na luz facilitaram, na água exigiram para contratar).

Posso ter problemas no futuro ? Se sim caso as finanças me abordem em relação à diferença da morada de aquisição das guias IMT e IS e morada fiscal nova bastará mostrar a certidão para indicar como estou mesmo a usar como HPP ?
  1.  # 2

Colocado por: PRDZreparei que a morada na caderneta predial está "meio" desatualizada face à morada fiscal quando fui alterar a morada do CC

Como assim?
  2.  # 3

É melhor sim ficar tudo bem.

Aliás quem fez a escritura devia ter exigido que as moradas estivessem concordantes.
    • PRDZ
    • 22 dezembro 2024

# 4

No código postal os primeiros 4 digitos estão corretos, os últimos 3 apesar de "existirem" são de outra rua.

A rua mudou de nome, pedi à câmara a certidão a confirmar isso (a indicar a morada antiga que foi atualizada para a nova. Nesta casa em específico já ninguém lá morava à algum tempo.
  3.  # 5

Veja se consegue que os serviços corrijam sem ter que pagar 250€ de Registo novamente!
    O erro foi deles!
    • PRDZ
    • 22 dezembro 2024

# 6

Já pensei foi em apenas alterar na caderneta predial, isto porque é gratuito pelo que entendi e como não pretendo vender o imóvel tão cedo não precisarei da certidão do registo predial.
  4.  # 7

Ok.
    Desde que as Finanças não venham implicar, está tudo bem.
    • PRDZ
    • 22 dezembro 2024

# 8

Vou questionar na conservatória, se me disserem um valor baixo tudo bem, já fica....

Caso me indiquem algo como o senhor disse de 250€ ou algo semelhante (tal nunca ouvi, mas já ouvi falar em casos acima dos 100€), deixo sem efeito.

Muito obrigado pela amabilidade e rápida resposta.
  5.  # 9

Colocado por: PRDZBoa noite, adquiri um imóvel e por ser jovem não paguei o IMT e IS, reparei que a morada na caderneta predial está "meio" desatualizada face à morada fiscal quando fui alterar a morada do CC. Pedi uma certidão à câmara a indicar a nova morada do imóvel para assegurar a contratação à indaqua do serviço de água (na luz facilitaram, na água exigiram para contratar).

Posso ter problemas no futuro ? Se sim caso as finanças me abordem em relação à diferença da morada de aquisição das guias IMT e IS e morada fiscal nova bastará mostrar a certidão para indicar como estou mesmo a usar como HPP ?

Estou com a mesma questão. Tens novidades de como ficou a tua situação?
    Como fizeste o pedido da certidão à câmara, quanto tempo demoraram e qual o custo?

Obrigada!
    • PRDZ
    • 2 fevereiro 2025

# 10

Colocado por: filipacarvalho39

Como fizeste o pedido da certidão à câmara, quanto tempo demoraram e qual o custo?

Obrigada!

Abordei as finanças sobre o assunto e indicaram-me que apenas será revisto 6 meses após a escritura a situação, ou seja, tenho 6 meses para retificar a morada do meu CC e do imóvel (no ebalcao onde fiz a questão por causa da carta de alteração de morada do cartão de cidadão estar a demorar, perguntei também presencialmente sobre este caso), o mesmo é válido para a isenção de IMI por HPP. Vou esta semana à partida submeter o modelo 1 do imi com a atualização dos dados e certidões anexadas.

Não especificaram se as guias do IMT usadas no DPA ao estarem desatualizadas se causará conflito, porém a certidão toponímica que a câmara me passou indica o nº de matriz o que comprova a veracidade do meu hpp. Além disso eu não tenho culpa que o nº da porta e o nº da rua tenham sido alterado foi o que meu advogado disse. Caso seja notificado por parte das finanças estou a guardar tudo religiosamente para apresentar e justificar a situação.

Na net e de conhecimento geral fala-se muito dos 10 dias como prazo após a compra para atualizar a morada do CC, porém além que esse "era" o prazo para efetuar o pedido de alteração de morada do CC (porque a confirmação de alteração de morada demora), creio que atualmente passou para 6 meses. Tratei logo de pedir alteração de morada do CC para a morada atual e não para a que está desatualizada na caderneta predial.

Pelo que entendi é comum haverem situações assim (foi me dito pela câmara, advogado e finanças), portanto é bem possível ter que justificar, mas que deve de ser tranquilo desde que tenha toda a documentação e prova da minha vontade em atualizar as coisas. Além disso sinceramente vai depender da capacidade das finanças fiscalizar tudo isto... o que dúvido sinceramente.

Quando tiver mais novidades dou feedback.
    • PRDZ
    • 6 fevereiro 2025

# 11

Colocado por: filipacarvalho39

Obrigada!

Boa noite, na totalidade gastei 80 euros e cerca de 1 mês e meio (foi necessário este dinheiro todo e tempo porque além da certidão toponímica tive de oficializar o nº de polícia/número da porta), ainda não atualizei na conservatória, porém disseram-me que são 60€, portanto estaremos a falar de 140€ no fim de tudo isto.

Na altura quando me queixei na imobiliária numa reunião com quem me vendeu a casa ficaram de me pagar as despesas, sendo assim apenas gastei "tempo". Já me foi reembolsado os 80€.

Nas finanças (Caderneta predial urbana), já está tudo atualizado, bastou submeter no ebalcao na parte do imi em "atualização de matriz/vpt", agora em relação às isenções só quando fizer 6 meses é que terei a certeza se as finanças vão implicar ou não.

Espero ter ajudado.

0.0110 seg. NEW