Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Escrevo após muita leitura e à procura de uma solução definitiva para o meu problema.

Desde há 1 ano que vivo em casa de construção nova, sem problemas até há cerca de 1 mês, altura na qual comecei a sentir cheiros vindos dos ar condicionados multisplit, apenas quando desligados.
    Apercebi-me que o cheiro vem da drenagem dos condensados e fui ver as plantas do imóvel mas não há descrição específica destes tubos nem onde vão ter.
    Reparei que as caixas de pavimento dos WC estão secas, sem água a cobrir as diversas entradas, é sempre que retiro a tampa das caixas levo com vento autêntico na cara.
    Desta forma, assumi que a drenagem dos condensados terá que vir para estas caixas e que este vento entra retrogradamente pelos AC.
    Comprei curva de sifão para o que acredito que sejam algumas entradas do tubo dos condensados dos AC e funciona parcialmente na resolução dos cheiros. No entanto, acho que as caixas nem deveriam necessitar de sifão nas entradas mas sim no tubo do esgoto de cada uma, que é de onde entra o vento. Sei que a dupla sifonagem não é permitida, sendo que os lavatórios e os duches já estão sifonados na origem e não na caixa, mas eu só quero resolver este cheiro horrível a sair dos AC especificamente.

Alguma ideia iluminada que alguém me possa dar?

Agradecido desde já.

Cumprimentos
  2.  # 2

WC 1 (ignorar curva a verde que comprei pequena demais)
    WC 2 (ignorar curva fora do sítio)
    WC 3 (vem com tubo sifonado de origem mas não sei de onde vem este tubo)
      IMG_7168.jpeg
      IMG_7167.jpeg
      IMG_7166.jpeg
  3.  # 3

Ninguém consegue ajudar/opinar aqui?
    • size
    • 21 dezembro 2024 editado

# 4

Colocado por: Mfcostaa
    Reparei que as caixas de pavimento dos WC estão secas, sem água a cobrir as diversas entradas, é sempre que retiro a tampa das caixas levo com vento autêntico na cara.
    Desta forma, assumi que a drenagem dos condensados terá que vir para estas caixas e que este vento entra retrogradamente pelos AC.

Então, o defeito estará no facto das caixas sifonadas ficarem secas, permitindo passagem dos maus cheiros para a tubagem que ali despeja.
    Tem que descobrir porque razão ficam secas.
    Afinal, onde desaguam as águas dos Wc ?
    O vento com maus cheiros não entrará pelos AC, mas sim sairá, vindo das caixas sifonadas secas.
    Ou não ?
  4.  # 5

Colocado por: size

Então, o defeito estará no facto das caixas sifonadas ficarem secas, permitindo passagem dos maus cheiros para a tubagem que ali despeja.
    Tem que descobrir porque razão ficam secas.
    Afinal, onde desaguam as águas dos Wc ?
    O vento com maus cheiros não entrará pelos AC, mas sim sairá, vindo das caixas sifonadas secas.
    Ou não ?

A razão de ficarem secas é uma incógnita, eu coloca água e passado 2 minutos está tudo seco, não completamente seco porque fica água no fundo, mas nunca fica a tapar os buracos. Falamos de um apartamento.

O vento entra pelo esgoto, que entra pelas caixas, que presumivelmente entra pelos AC, é a minha teoria.
  5.  # 6

Tem de ver se as colunas de esgotos vão mesmo até ao telhado. Caso contrário, simples descargas, com o efeito do vácuo, retiram-lhe a água das caixas de pavimento em três tempos.
  6.  # 7

A razão para esses sifões secarem é muito simples, não são "sifões" sifonados, a única entrada sifonada é a que tem a curva a 90°, no fundo a caixa fica com água.

A única hipótese é confirmar qual é a entrada dos condensados e colocar uma curva de 90° de diâmetro correto, a ficar por baixo do nível de água que fica, assim já faz sifão para os condensados.
  7.  # 8

Colocado por: VarejoteA razão para esses sifões secarem é muito simples, não são "sifões" sifonados, a única entrada sifonada é a que tem a curva a 90°, no fundo a caixa fica com água.

A única hipótese é confirmar qual é a entrada dos condensados e colocar uma curva de 90° de diâmetro correto, a ficar por baixo do nível de água que fica, assim já faz sifão para os condensados.

Já experimentei sifonar o que presumo ser a entrada e funciona parcialmente.
    Acho que vou ter de sifonar o próprio esgoto.
  8.  # 9

Colocado por: MasterfulTem de ver se as colunas de esgotos vão mesmo até ao telhado. Caso contrário, simples descargas, com o efeito do vácuo, retiram-lhe a água das caixas de pavimento em três tempos.

Nem é preciso descargas, a saída da água pelo esgoto é imediata e contínua. Será problema da ventilação da coluna até ao telhado? Se sim, é um problema do condomínio ou meu?
  9.  # 10

Nem é preciso descargas, a saída da água pelo esgoto é imediata e contínua. Será problema da ventilação da coluna até ao telhado? Se sim, é um problema do condomínio ou meu?

Esqueça a ventilação, esse sifão não é sifonado, para sifonar tem de fazer o que lhe disse.
  10.  # 11

Colocado por: Varejote

Esqueça a ventilação, esse sifão não é sifonado, para sifonar tem de fazer o que lhe disse.

Eu já sifonei o esgoto de cada uma, o problema melhora mas acaba por voltar apesar de as curvas estarem submersas. Posso experimentar sifonar nos tubos dos drenos, mas não sei quais são. Alguma sugestão sem ser tentar 1 por 1?
  11.  # 12

Eu já sifonei o esgoto de cada uma, o problema melhora mas acaba por voltar apesar de as curvas estarem submersas. Posso experimentar sifonar nos tubos dos drenos, mas não sei quais são. Alguma sugestão sem ser tentar 1 por 1?

Primeiro tem de descobrir qual é a entrada dos condensados, só para sifonar esse.
  12.  # 13

Colocado por: Varejote

Primeiro tem de descobrir qual é a entrada dos condensados, só para sifonar esse.

A minha questão seria mesmo essa, qual a forma mais útil de descobrir
    • size
    • 22 dezembro 2024

# 14

Injete água no dreno da unidade do AC.
  13.  # 15

Sim, injeta água com uma pequena mangueira para o tabuleiro do AC, depois alguém fica no sifão a ver onde chega a água.
  14.  # 16

Update: deitei água pelos drenos dos AC, filmei as caixas dos WC mas não cai ponta de água nas caixas por nenhum buraco.
    Leva-me a crer que as drenagens dos AC estão noutro lado qualquer, mas não consigo descobrir onde sinceramente.
    • size
    • 22 dezembro 2024 editado

# 17

Será que despejou água suficiente ? É que a canalização estará seca.
    Pode muito bem suceder, que o esgoto dos AC esteja alojado noutro sitio.
  15.  # 18

Colocado por: sizeSerá que despejou água suficiente ? É que a canalização estará seca.
    Pode muito bem suceder, que o esgoto dos AC esteja alojado noutro sitio.

Despejei mais de 2 litros em cada dreno de condensados, não será suficiente para se notar nas caixas de pavimento??

Quanto ao esgoto dos AC estar noutro lado, começo a achar que sim, só resta saber onde.
  16.  # 19

2 litros tinha de aparecer.

Pode estar a ir para outro lado.
    • size
    • 22 dezembro 2024

# 20

Quanto ao esgoto dos AC estar noutro lado, começo a achar que sim, só resta saber onde.

Pondere verifica a caixa de pavimento da cozinha, caso exista.

0.0197 seg. NEW