Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas preciso de um esclarecimento do contrato da minha casa.

O primeiro contrato de arrendamento foi efetuado em Janeiro de 1973, apenas em nome do meu bisavô José Esteves, que faleceu em 17 de Julho de 1988 e, depois de ele falecer, nunca chegou a ser assinado nenhum contrato em nome da minha bisavó, Emília Silva (acho que a senhoria soube do falecimento, mas só de boca). Em meados de 2000, o meu arrendamento passou a ser gerido pela ALP. Acho que só por volta de 2007, após pedirem documentos atualizados, é que nós entregámos a certidão de óbito dele e os documentos da minha bisavó e foi feita apenas uma transferência de contrato (sem nada ser assinado) para o nome dela, tendo passado os recibos a vir em nome dela. Um mês depois da minha bisavó falecer, em Janeiro de 2019, fomos à ALP, para comunicar o falecimento e aí fez se o 1º contrato de dois anos com termo certo não renovável em nome da minha avó (que já tinha 65 anos) Em 2021, fez-se outro nos mesmos termos e em 2023 idem. Agora pedimos novo contrato e a senhoria diz que não faz mais nenhum, e quer que eu saia até 28.02.2025, que é quando termina o contrato.

A duvida é: foi um erro ter-se feito um contrato de arrendamento não renovável, aquando do falecimento da minha bisavó? A minha avó tinha direito à transferência do contrato quando a minha bisavó faleceu? Ou como já tinha sido feita uma transferência, já não podia haver mais nenhuma?
    • size
    • 22 dezembro 2024

# 2

Porque considera que o arredamento está em seu nome ?

A transmissão do arrendamento apenas se verifica por morte do 1º arrendatário. Foi do seu bisavô para a sua bisavó.
    Não terá sido um erro em ter sido acordado pelas partes o arrendamento através de contratos de prazo certo, porque surgiu cessassão do contrato por morte da sua bisavó. Nessa altura a casa teria que ser entregue.
  2.  # 3

Colocado por: Lucy25novo contrato e a senhoria diz que não faz mais nenhum

Pode sempre pedir para renegociar o contrato com a senhoria. Provavelmente é uma questão de $$$, e pode ser que fiquem todos a ganhar, a senhoria talvez prefira manter os atuais inquilinos que já sabe que não dão problemas, e possa dar-vos um desconto por isso.

Não era possivel fazer um contrado de arrendamento não renovável em 2019.

O user size está certo, a casa deveria ter sido entregue na morte da sua bisavó. Teve muita sorte em ter estes 5/6 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lucy25
  3.  # 4

Colocado por: sizePorque considera que o arredamento está em seu nome ?

A transmissão do arrendamento apenas se verifica por morte do 1º arrendatário. Foi do seu bisavô para a sua bisavó.
    Não terá sido um erro em ter sido acordado pelas partes o arrendamento através de contratos de prazo certo, porque surgiu cessassão do contrato por morte da sua bisavó. Nessa altura a casa teria que ser entregue.
  4.  # 5

Eu nao considero que o contrato esta em meu nome... eu também vivo na mesma casa. Bem me pareceu, que só havia uma transmissão. Obrigada
    • Lucy25
    • 22 dezembro 2024 editado

# 6

Pode sempre pedir para renegociar o contrato com a senhoria. Provavelmente é uma questão de $$$, e pode ser que fiquem todos a ganhar, a senhoria talvez prefira manter os atuais inquilinos que já sabe que não dão problemas, e possa dar-vos um desconto por isso.

Não era possivel fazer um contrado de arrendamento não renovável em 2019.

O user size está certo, a casa deveria ter sido entregue na morte da sua bisavó. Teve muita sorte em ter estes 5/6 anos.Colocado por: rod_2000

em 2019 já era possível fazer contratos nao renováveis segundo a lei 13/19 que saiu no mês em que la fui entregar os papeis. Eu acho que ela me deixou ficar para além do primeiro contrato nao renovável, porque no Covid-19 acho que nao se podia mandar ninguém embora. Quanto aos €€€ ela informa que nao quer fazer mais contrato nenhum... ela deve querer por os imoveis a venda... já o andar de cima (que tinha um contrato diferente) também a mandaram embora, e agora o apartamento está à venda..
    • size
    • 22 dezembro 2024 editado

# 7

Colocado por: Lucy25Eu nao considero que o contrato esta em meu nome... eu também vivo na mesma casa. Bem me pareceu, que só havia uma transmissão. Obrigada

Desculpe, interpretei mal...

Colocado por: Lucy25Boas preciso de um esclarecimento do contrato da minha casa.

0.0122 seg. NEW