Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Construí uma casa com R.Ch. e 1º andar à +/- 2 anos, completamente de raíz, de estilo moderno. Tem alumínios de ruptura térmica, vidros duplos e o isolamento entre as paredes é lã de rocha e aglomerado negro de cortiça. No telhado temos a placa em betão, painéis sandwish, com caleiras e rufos em chapa de aço inox. O problema é o seguinte: Temos um sistema de aquecimento por piso radiante no R.Ch. e WC's e ventilo-convectores nos quartos no 1ª piso (Sistema de Geotermia), como a casa está sempre a 20/21ºC e a temperatura na rua chega a ser negativa à noite, quando a cordamos de manhã temos água a escorrer nas paredes dos quartos do 1º piso....pensamos que seja condensação nas chapas e caleiras. Estamos então a pensar levantar o telhado e as caleiras e colocar um isolamento para evitar esta situação, uma vez que o nosso quarto ganhou imenso bolor durante este inverno. Alguém sabe qual o melhor isolamento e o mais indicado para esta situação?
  2.  # 2

    elsacadete,
    Pensam que é «condensação nas chapas e caleiras» que estão no exterior e que se INFILTRAM para dentro de casa?

    Nesse caso tem um problema de impermeabilização e não de isolamento. E... nesse caso, a água devia aparecer mais no tecto que nas paredes, não?

    Essa água nas paredes não será antes devida à condensação da humidade existente DENTRO DE CASA?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsacadete
  3.  # 3

    Pois, eu acho q e mmo a condensacao nas chapas.... Demasiado calor dentro de casa em relação a temperatura exterior...não sei e o q devo fazer para contornar este problema. E que a agua do aparece a escorrer nos cantos da casa, ou seja, por baixo da caleira. Se alguém tiver uma solução agradeço.
    •  
      FD
    • 17 março 2010

     # 4

    E quantas vezes ou como é que circula o ar dentro da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsacadete
  4.  # 5

    Pois eu acho (tenho quase certeza) que o problema é a laje da cobertura (esteira) que não está isolada termicamente.. o isolamento que deveria estar directamente sobre a laje, está nas chapas sandwish da cobertura, (existirá e existe) havendo condensação entre a laje de esteira e os paineis de cobertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsacadete
  5.  # 6

    O problema, provavelmente deve-se ao isolamento térmico da cobertura não existir sob as caleiras ( ou existir e ser muito menos resistente termicamnte que o da laje).
    Isto arrefece a estrutura sob a caleira e devido á temperatura elevada interiormente, o suor, e a respiração, condensa-se na zona da viga, mais frio.

    Solucões:
    1º - Uma ventilação abundante. De manhã abrir as janelas (sim, mesmo de inverno).
    2º - Isolar térmicamente a caleira ( para não provocar grandes investimentos, «Armacel» sobre a caleira existente e depois novamente tela mantendo as pendentes).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsacadete
  6.  # 7

    Boa noite!
    FD circulação de ar: abro as janelas 1 vês por semana +/-, qdo faço limpeza, isto durante o Inverno claro! Quando está melhor tempo, deixo-as abertas o dia todo.
    Pedro Barradas acho que acertou "na mosca" penso que é precisamente isso que acontece! A condensação entre a laje e os painéis de cobertura.
    Netalex: Não existe qq tipo de isolamento sob as caleiras...(erro de principiante que faz a 1ª casa) Agora com o tempo a melhorar, abro bastante as janelas, mas no Inverno é um pouco chato, pq a casa está quente e acabamos por perder imenso calor com janelas abertas, a máquina trabalha mais, logo....a EDP manda-me facturas jeitosas. Além disso temos 2 desumidificadores a trabalhar 24hrs por dia , um no WC e 1 no quarto (que só desligamos quando vamos dormir). Estamos então a pensar fazer o seguinte: No verão levantar as chapas do telhado na zona do nosso quarto, colocar roofmate por cima da lage e isolar as caleiras com qq coisa que ainda não sabemos bem o quê. Esse Armacel que fala é algum material que sirva para esse efeito? e a tela é de que tipo? Se isto resultar vamos levantar todo o telhado e fazer a mesma coisa... Hoje tb me falaram que era bom abrir uns buracos na platibanda e colocar grelhas de ventilação (como se faz nas caixas de ar), mas não sei se será bom por causa de humidades. É que chego à conclusão que gastámos montes de dinheiro em isolamentos mas esquecemos o telhado.

    Obrigada a todos
  7.  # 8

    Parece que 30% das perdas de energia se fazem pelo telhado (deve ser como a cabeça das pessoas). Parece também que uma janela completamente aberta renova o ar em 4 ou 5 minuto (com ventilação cruzada não chega a um minuto), o que suponho que arrefece muito menos do que uma frincha aberta durante meia hora (uma vez que a "massa" não tem tempo de arrefecer. Penso eu de que.
  8.  # 9

    Elsa cadete, veja este link (tem la uma foto) é como estão as minhas chapas por baixo penso que seja devido a condensação, tenho o mesmo problema

    https://forumdacasa.com/discussion/10019/cobertura-em-painel-de-sandwich-condensacaoinfiltracao/#Item_13

    Retirar as chapas, acho que depois de as retirar nunca voltam a ser as mesmas eu vou fazer ventilação forçada com umas girandolas ( são aquelas chaminés que vemos nos edificios que estão sempre a rodar) e com umas grelhas na platibanda. Espero que resolva.
    No que diz respeito às caleiras tb não conheço esse produto podem falar um pouco mais sobre Armacel.
  9.  # 10

    Tiago Arsénio...penso que seja precisamente esse o meu problema. As suas chapas também são sandwish (Chapa, poliuretano, chapa)?
    Vai pôr grelhas e ventilação quando? Ou já colocou? É que se resultar....posso sempre fazer a mesma coisa ;) Não sei se há problema em retirar as chapas, uma vez que fomos nós a instalá-las (trabalho em serralharia civil).

    Obrigada
    Elsa
  10.  # 11

    Elsa, as chapas são as mesmas gastei uma fortuna e estou muito arrependido, se levantar ou abrir um buraco nas chapas vai ver exactamente o mesmo que a foto demonstra, a agua cai para a placa e desce, por onde esta está furada (tubos de queda).
    Ainda não coloquei a ventilação mas vou fazê-lo.
    Elsa já pensei em tudo deitar aquela tralha toda fora e fazer novamente um isolamento termico como deve ser na lage e platibandas, para não existir pontes termicas e impermeabiliza-la e colocar seixo brancoao menos não volto a ter condensações
 
0.0166 seg. NEW