Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!

Gostaria da ajuda da comunidade a resolver uma situação chata que vivo neste momento.

À questão de 2 meses comecei a notar muito bolor na casa de banho da suite. Pensei que fosse de um inverno mais rigoroso mas umas semanas depois apareceram-me umas poças de agua no chão da mesma casa de banho.
    Depois de passar meia hora à procura da fonte da agua notei que corria um pequeno fio de agua da ventoinha de exaustão de vapores até ao chão e depois de procurar um pouco mais a fundo notei que a agua vinha do teto/parede e escorria até ao chão. Pus um dedo na parede e começou a cair massa e ai descobri que havia uma fuga de agua do piso de cima.
    Telefonei de imediato ao administrador do condomínio e marquei com ele uma visita para tentar perceber se a fuga era do vizinho de cima ou das obras de reabilitação que estão a decorrer no prédio. (Não fui falar com os vizinhos de cima pois a fração é alugada por quartos e o proprietário nem sequer está ciente da situação).
    Ele cá veio, visitou o meu apartamento, foi ao andar de cima e viu que o local da fuga coincidia com o local da sanita/bidé do vizinho. Disse-me que iria falar com o outro administrador e depois me iria contactar para tentar falar com o proprietário da outra fração.

Ora passado agora 2 semanas desde que relatei a situação à administração do condomínio a mesma veio-me dizer que falou com o proprietário e o mesmo disse que não tinha tempo, nem conhecia nenhum picheleiro que pudesse cá vir para averiguar a situação. Disse ao administrador para EU arranjar alguém e tratar do assunto.

Ri-me e perguntei se o mesmo não tinha seguro da fração. A administração não me soube responder.
    Posto isto tenho um buraco no teto da casa de banho e pouca vontade seja de quem for de resolver o assunto.

À 2 anos aconteceu-me o mesmo na sala e o vizinho de cima não tinha seguro e foi o seguro do condomínio que assumiu o processo visto que todos os condomínios pagam a sua parte do seguro do condomínio. Além disso também tenho o meu seguro multiriscos.

Perante a situação quais acham os próximos passos a tomar para resolver isto o quanto antes sem me chatear muito?

Agradeço a ajuda da comunidade!
      WhatsApp Image 2024-12-23 at 13.40.08.jpeg
      WhatsApp Image 2024-12-23 at 13.40.14.jpeg
    • size
    • 23 dezembro 2024 editado

# 2

Sendo evidente que a origem da infiltração é da fração superior, recai sobre o proprietário da mesma a responsabilidade por todos os danos que está a causar e ter que agir de imediato na resolução da avaria que existe na fração dele.
    Ele, não pode divagar com as justificações que apresentou. Se não pode, tem que recorrer a quem possa. É uma obrigação de quem tem uma propriedade.
    Também não compete ao administrador do prédio ter que diligenciar sobre esse problema. Sim, tem que ser megna a fazê-lo junto do proprietário em causa.
    Se o administrador quiser colaborar, a titulo particular, tudo bem.
    Solicite o contacto ao administrador e passe a exigir a reparação da anomalia com a máxima urgência, bem assim da reparação dos seus danos, sob pena que ter que denunciar a situação junto do seu Município.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • megna
    • 23 dezembro 2024 editado

# 3

Tenho a morada do proprietário e tenciono mandar uma carta registada a exigir a reparação mas não vejo grande vontade do mesmo em resolver seja o que for.

Caso ele se rejeite a reparar (o mais certo), qual os passos a tomar? Advogado?

EDIT: Visto que o proprietário não tem seguro da sua fração posso acionar o seguro do condomínio visto que o mesmo cobre danos por agua entre frações?

Cumprimentos.
  2.  # 4

primeiro passo é comunicar ao seu vizinho por carta. Depois obviamente o seu vizinho tera que reportar ao seguro. Evidente que se houver recusa tera que ir a tribunal.
    • size
    • 23 dezembro 2024

# 5

Colocado por: megnaTenho a morada do proprietário e tenciono mandar uma carta registada a exigir a reparação mas não vejo grande vontade do mesmo em resolver seja o que for.

Caso ele se rejeite a reparar (o mais certo), qual os passos a tomar? Advogado?

EDIT: Visto que o proprietário não tem seguro da sua fração posso acionar o seguro do condomínio visto que o mesmo cobre danos por agua entre frações?

Cumprimentos.

Só poderá recorrer a essa alternativa se o condomínio possuir um seguro colectivo MULTIRRISCOS, em que a fração lesante esteja incluída nessa apólice. Procure saber junto do administrador. Se sim, compete ao administrador accionar essa apólice junto da respectiva Seguradora.

Se nada for resolvido, será de recorrer a um advogado para lhe enviar uma carta como pressão a ter que decidir de acordo com a lei.
  3.  # 6

Só há um pequeno pormenor, o proprietário tem de dar acesso, se não der, vão andar em tribunal.
  4.  # 7

Colocado por: sizeprimeiro passo é comunicar ao seu vizinho por carta. Depois obviamente o seu vizinho tera que reportar ao seguro. Evidente que se houver recusa tera que ir a tribunal.

Sim o condomínio possui seguro coletivo multiriscos. Apenas estava a tentar evitar essa hipótese pois a mesma já foi utilizada anteriormente e acabou por a seguradora se recusar a renovar contrato após o sinistro.

No ano seguinte o condomínio teve de efetuar novo seguro noutra companhia e acabou por ficar mais caro para toda a gente.
    • size
    • 23 dezembro 2024

# 8

Nesse caso, é porque existem demasiados sinistros no prédio.
    Mas, desde que exista um seguro em vigor não há que evitar recorrer a ele perante o presente caso. Se, foi obtido um seguro Multirriscos, pagando o respectivo prémio, não faz qualquer sentido que não se utilize. Impensável.

0.0083 seg. NEW