Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas e bom natal!

Estou no processo de compra de casa e após fazer uma proposta que foi aceite, encontro-nome numa situação que estou a achar um bocado estranha.

A imobiliário exige um valor de reserva de 1500e. Apesar de não concordar com esta prática, gostei bastante desta casa e aceitei. Tendo assinado uma minuta, com o proprietário e o diretor da agência, do qual fiquei com uma cópia.

Houve bastante pressão para agilizar a reserva (30 dias) e após esta, o ritmo da imobiliária mudou completamente. Demoraram uma semana a enviar a documentação necessária para a avaliação da casa ao meu intermediário de crédito, documentação esta que já me tinham mostrado, ou seja já a tinham.
    As plantas da casa estavam em falta e após pedido destas do intermediário, não houve resposta. Tive que ligar para verificar que tinham recebido o pedido, ao qual me dizem que o proprietário não sabe se tem as plantas ou precisa de as pedir, mas que vão perguntar e enviar-me uma mensagem.

Conclusão:
    - Passaram 15 dos 30 dias da reserva e nem avaliação temos marcada para avançar para cpcv
    - A imobiliária não parece ter qualquer pressa e não reuniu toda a documentação necessária quando angariou o imóvel

Gosto bastante desta casa e queria avançar, mas não sei bem o que fazer, dado que os meus pedidos e telefonemas resultam em dizer que fazem algo para não o fazerem. O que posso fazer para agilizar esta situação?
  2.  # 2

Colocado por: rafaellp24As plantas da casa estavam em falta e após pedido destas do intermediário, não houve resposta. Tive que ligar para verificar que tinham recebido o pedido, ao qual me dizem que o proprietário não sabe se tem as plantas ou precisa de as pedir, mas que vão perguntar e enviar-me uma mensagem.

Já percebeu agora porque tinham pressa em assegurar uma reserva. Falta documentação o que é capaz de demorar algum tempo. Mas assim o comprador (você) já não foge…

Essa moda da reserva não é ilegal, mas é logo de desconfiar. A sua posição perante a reserva deveria ter sido insistir para para o CPCV com a mesma urgência que lhe pediram a reserva a si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaellp24
  3.  # 3

Que documentos lhe facultaram antes da assinatura da reserva?

Nunca viu os reais proprietários?

Não estão a habitar o imóvel?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaellp24
  4.  # 4

Obrigado pelas respostas! Insisti com CPCV mas não estavam a ceder. A única documentação que falta para avaliação são as plantas. De resto forneceram logo tudo: certificado energético, caderneta predial, certidão permanente.

Já conheci os proprietários, estavam presentes na visita e não habitam o imóvel. Ou seja parece estar tudo em ordem, mas há uma lentidão extrema e desinteresse em avançar com as coisas. Podia ir eu à câmara pedir as plantas, mas não quero começar com esse precedente e não acho que seja minha responsabilidade.

Já antes da reserva tinha pedido atas do condominio várias vezes que me disseram que iriam arranjar, não se mexeram para isso e quando finalmente a proposta foi aceite, disse que não assinava reserva nenhuma sem atas. Lá arranjaram uma a muito custo depois dizerem que era inaceitável pedir documentos não obrigatórios para uma reserva. Mas comecei a perceber que eram desorganizados.

Vou amanhã continuar a insistir para saber o estado das plantas e marcar uma nova visita. Mas gostaria de saber da vossa experiência como posso acelerar isto e se tiveram experiências parecidas?

Já cheguei a fase de proposta antes com alguns imóveis, e honestamente as imobiliárias parecem-me todas incompetentes ou de uma forma ou de outra
  5.  # 5

Colocado por: rafaellp24depois dizerem que era inaceitável pedir documentos não obrigatórios para uma reserva.

Hahahahaha quanta falta de humildade!
    Então falam assim com os clientes?
    Vergonhoso!
    Colocado por: rafaellp24
    Já cheguei a fase de proposta antes com alguns imóveis

E por que não avançou?

É que fiquei com a ideia de que esta será a sua primeira compra.
  6.  # 6

Tenho pago a advogado para me ver a papelada toda, mesmo com intervenção imóvel.
    Tanto como comprador como vendedor.
    Mas habitualmente sou eu que vou buscar os documentos, plantas, etc quando é preciso.
    Mesmo quando são os vendedores que têm de apresentar.
    Eu gosto de o fazer, pois já sei o que a casa gasta.
  7.  # 7

Colocado por: rafaellp24Já antes da reserva tinha pedido atas do condominio várias vezes

Vá falar diretamente com a Administração, e saber se há previsão de despesas extra.
  8.  # 8

Colocado por: rafaellp24nem avaliação temos marcada para avançar para cpcv

Isso é da competência da agência?
  9.  # 9

Colocado por: Palhava

Hahahahaha quanta falta de humildade!
    Então falam assim com os clientes?
    Vergonhoso!

E por que não avançou?

É que fiquei com a ideia de que esta será a sua primeira compra.

Sim também achei uma atitude bem arrogante, depois percebi que não tinham as atas e estavam a tentar diminuir a situação para assinar a reserva.

É a minha primeira compra sim. Com as outras não avancei porque não chegámos a acordo e outro caso em que o condomínio tinha despesas inesperadas que descobri ao ler atas, e as informações da agente e dos proprietários sobre renovação de eletricidade e canalizações não batiam certo e acabei por descobrir que eram todas de origem. Pelo valor decidi que não valia a pena.
  10.  # 10

Colocado por: Palhava

Isso é da competência da agência?

A avaliação está bloqueada porque a agência não está a facultar o resto da documentação necessária. A marcação da avaliação não é da competência deles mas facultar a documentação necessária para ser agendada já é
  11.  # 11

Nas reuniões que teve com a agência, não delinearam um timeline?

Já tem alguma pré-aprovação?
  12.  # 12

Colocado por: PalhavaNas reuniões que teve com a agência, não delinearam um timeline?

Já tem alguma pré-aprovação?

A casa ficou reservada durante 30 dias por isso o que concordamos foi fazer a avaliação primeiro e depois CPCV. Disse-lhes que os ia por em contrato com o meu intermediário de crédito para mandarem a documentação e podermos marcar a avaliação. Ainda tive que insistir por email mais uma vez para mandarem a documentação e uma semana depois da reserva fizeram-no, o intermediário respondeu a dizer que as plantas estavam em falta ao qual não obteve resposta. Pressionei eu um pouco ao qual disseram que tinham que ver com os proprietários se tinham as plantas ou precisavam ainda de pedir. Até agora ainda nenhuma atualização

Ou seja em 15 dos 30 dias ainda nem conseguimos ter a documentação necessária para marcar a avaliação.

Acerca da minha parte já tenho pré aprovação, uma proposta escolhida e já os pus em contacto com o intermediário. A única coisa que falta para começar a avançar é eles mexerem-se
  13.  # 13

Então parece estar o processo a andar.

Não se esqueça que agora é a época de Natal/Ano Novo.
    Está toda a gente a pensar nas prendas e não em despachar serviço...
  14.  # 14

Colocado por: PalhavaEntão parece estar o processo a andar.

Não se esqueça que agora é a época de Natal/Ano Novo.
    Está toda a gente a pensar nas prendas e não em despachar serviço...

Está a andar mas um pouco a passo de caracol e sempre com pressões minhas. Pressão para as atas para efetuarmos a reserva, pressão pós reserva para enviarem a documentação e agora pressão para perceberem a situação das plantas.

Choca-me um pouco uma imobiliária angariar um imóvel e estar a fechar negócio sem sequer fazer ideia do estado da documentação deste. Tenho um pouco de receio que este comportamento continue também no cpcv

Mas sim tem razão, com o Natal tudo pára
  15.  # 15

Colocado por: rafaellp24Choca-me um pouco uma imobiliária angariar um imóvel e estar a fechar negócio sem sequer fazer ideia do estado da documentação deste

A mim já aconteceu!

Era uma herança e os herdeiros não tinham os registos feitos, nem o autor da herança!

Ou seja, tive que esperar meses e meses até a escritura ser realizável.

Tiveram de se colocar anúncios em jornais de tiragem nacional e afixados na junta de freguesia para que o processo de reivindicação de posse fosse em frente.

Na junta de freguesia não me quiseram fotocopiar a papelada...
    Quando fui mexer, descolou-se tudo e subrepticiamente levei os papéis.

Vou parar ao inferno 😈

Vendi posteriormente essa casa tão mal...
    Estou arrependido.

Desejo que ninguém se arrependa de nada nos negócios imobiliários.
  16.  # 16

Na prática essa reserva significa mesmo o quê? Qual é o conteúdo dessa minuta?
    Qualquer uma das partes pode abandonar o negócio unilateralmente sem qualquer penalização?
    Se assim for, não poderão estar a tentar vender a casa a outro comprador?

Mesmo com penalização, 1500€ não é nada.
  17.  # 17

Colocado por: Zé MeirinhoNa prática essa reserva significa mesmo o quê? Qual é o conteúdo dessa minuta?
    Qualquer uma das partes pode abandonar o negócio unilateralmente sem qualquer penalização?
    Se assim for, não poderão estar a tentar vender a casa a outro comprador?

Mesmo com penalização, 1500€ não é nada.

Boa tarde!
    A minuta indica que o imóvel fica reservado durante 30 dias, no qual o proprietário não pode fazer visitas ou aceitar outras propostas. Se desistir da minha proposta paga o valor em dobro e se eu desistir o valor fica para o proprietário. Se o crédito não for aprovado (vamos fazer cpcv por isso acho que isto nem é aplicável) a reserva é dissolvida e o valor volta para mim.

Ou seja deduzo que depois de 30 dias ficamos os dois livres de desistir

Já pensei o mesmo, que poderão estar a empatar porque têm outra proposta e estão à espera que os 30 dias passem
    Concordam com este comentário: setaevra
  18.  # 18

No seu lugar eu iria à imobiliária reunir com eles e pedir para lhe esclarecerem sobre o processo pois não está confiante.

As reservas fazem-se com um cheque ou transferência de 1500€ ou 2500€, a proposta assina-se e a imobiliária fica como fiel depositária deste valor. A reserva tem um prazo normalmente de 30 dias. E está tudo certo! Nas marcas grandes, na Remax por exemplo, não há por norma reservas. Há uma proposta e sendo aceite passamos a CPCV. Neste caso, a proposta já implica que haja uma pré-aprovação e o CPCV é assinado sem condicionalismos. Entre a proposta e reserva faz-se a avaliação, é normalmente muito rápido.

Quando às plantas, isso não é fator para não se fazer a avaliação. Os vendedores não são obrigados a facultar as plantas. A avaliação pode sempre fazer-se e ficar condicionada ao envio das plantas. Acho que o gestor de crédito aí já poderia ter agilizado.

As plantas podem ser pedidas na câmara, normalmente demoram cerca de duas semanas e tem um custo baixo. Portanto, se o banco insistir pode sempre ir à câmara. Eu até já desenhei plantas com o virtual tour. Agora o vendedor não tem obrogação legal de facultar as plantas.

Quanto à ATA também pode e deve pedir. No entanto, não há nenhuma lei que obrigue a que lhe facultem a ATA. Pode perguntar o que está previsto e aí já temos que agir de boa fé.

Quanto à sua reserva e a devolução do sinal em dobro, a teoria é essa. Na prática, legalmente de nada serve a reserva.

No seu lugar eu dirigia-me à agência e tentava perceber com humildade o que está a acontecer e se há alguma forma de avançar mais rapidamente para a assinatura do CPCV. Quanto a não assinarem já o CPCV, eu também não o faria, pois imagine que a casa não tem avaliação?! O risco é maior. Eu não assino CPCV sem aprovações e avaliação feita.

Desejo-lhe boa sorte para a compra da casa e peça ajuda à imobiliária!

0.0239 seg. NEW