Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: SEEINGaté porque existia o boato de que o EPS desaparecia.
    também ja ouvi essa de que o EPS desfaz-se em bolinhas com o passar do tempo :)
  2.  # 22

também ja ouvi essa de que o EPS desfaz-se em bolinhas com o passar do tempo :)

Se apanhar temperaturas elevadas, isso nao pode acontecer? Efeito estufa? 😀
  3.  # 23

Colocado por: SEEING
    Ter maior densidade não significa sempre ter melhor performance térmica.

No caso do isolamento pode ler-se que sim…
    Maior densidade, maior capacidade térmica.
    Lã de rocha u:0.35, 150kg/m³ 850/1000J de capacidade térmica
    Fibra de madeira, u:0.38, 120kg/m³ 2100J de capacidade térmica

Resulta num desfazamento de praticamente o dobro(!) em “real-life” faria da casa começar a transferir o calor ao interior à meia-noite em vez das 6 da tarde o que iria fazer um ambiente consideravelmente mais desconfortável ou com necessidade de arrefecimento forçado.

Mas adiante. Os caminhos fazem-se caminhando. Sirvam palavras para abrir janelas para que se questionem coisas e se evolua.

Abr.
  4.  # 24

Colocado por: gil.alvesNo caso do isolamento pode ler-se que sim…
    Maior densidade, maior capacidade térmica.

XPS com uma densidade a ronda os 38-40Kg/m3 e tem uma condutibilidade térmica (λ) = 0,035 W/mK.
    EPS100 grafite tem uma densidade de 20Kg/m3 e tem uma condutibilidade térmica (λ) = 0,031 W/mK.
    Tal como referido:
    Colocado por: SEEINGTer maior densidade não significa sempre ter melhor performance térmica.
  5.  # 25

Colocado por: DR1982conclusão a que cheguei é que se nao se paga de uma forma paga se de outra.
    mas tinhas dúvidas.

É o velho triângulo.
      img_3626.jpeg
  6.  # 26

Colocado por: SEEING
    XPS com uma densidade a ronda os 38-40Kg/m3 e tem uma condutibilidade térmica (λ) = 0,035 W/mK.
    EPS100 grafite tem uma densidade de 20Kg/m3 e tem uma condutibilidade térmica (λ) = 0,031 W/mK.
    Tal como referido:

Densidade de material não massa.
    Densidade no sentido de capacidade térmica.
    Lã se rocha e fibra de madeira conseguem ter a mesmo densidade especificada 100kg+/m³ mas a capacidade térmica de um e outro será sempre diferente.
  7.  # 27

Colocado por: gil.alvesmas tinhas dúvidas.

É o velho triângulo.
      img_3626.jpeg
    Eu referia-me mais à situação de não se paga o consumo de uma casa mas gasta se em manutenção ou consumo de equipamentos adicionais.
  8.  # 28

Colocado por: DR1982Eu referia-me mais à situação de não se paga o consumo de uma casa mas gasta se em manutenção ou consumo de equipamentos adicionais.

Nem mais(!) sim.
    Com o conforto/desconforto inerentes.
    E saúde por consequência..
  9.  # 29

Colocado por: gil.alvesLã de rocha u:0.35, 150kg/m³ 850/1000J de capacidade térmica
    Fibra de madeira, u:0.38, 120kg/m³ 2100J de capacidade térmica

Colocado por: gil.alvesDensidade no sentido de capacidade térmica.

Estando em Joules, imagino que se refira ao calor específico em J/kg.K e até pode ter razão já que não conheço as caraterísticas das fibras de madeira.

Mas comparar com o EPS, o pior de todos, todos levam vantagem :-).
    Um EPS com 5cm para determinado cenário tem um atraso térmico de 1 hora enquanto um XPS já tem 1,3 horas.
    A lã de rocha é muito semelhante ao XPS.
    Depois a cortiça para a mesma espessura, tem um atraso térmico de 2,1 horas.
    Maiores espessuras os atrasos térmicos aumentam.
  10.  # 30

Colocado por: DR1982Eu referia-me mais à situação de não se paga o consumo de uma casa mas gasta se em manutenção ou consumo de equipamentos adicionais.

O cliente particular que constrói para lá viver é bastante mais sensível a esses argumentos e hoje em dia informa-se.

Quem constrói para vender raramente se preocupa com isso quando pretende colocar algo bom e barato :-)
  11.  # 31

Colocado por: SEEINGQuem constrói para vender raramente se preocupa com isso quando pretende colocar algo bom e barato :-)

Será talvez o melhor compromisso na maioria dos casos.
    Soluções e equipamentos correntes onde “qualquer um” resolve algum problema.
  12.  # 32

Colocado por: SEEINGrefira ao calor específico em J/kg.K

Nem mais.
    Fibra de madeira assemelha-se a cortiça.
  13.  # 33

Qual é a diferença entre o XPS azul vs xps vermelho?
  14.  # 34

Ja tinha partilhado isto no forum da Passive house, ou seja para um atraso de 12h na fibra de madeira são precisos 30cms de espessura e na la de rocha 40cms, é isso de que falam aqui?
    https://youtu.be/SN5f0rYiZLk?si=3NfdlnGzCPrh97Of
  15.  # 35

Colocado por: setaevraQual é a diferença entre o XPS azul vs xps vermelho?

A cor.... cada fabricante tem o seu corante e personaliza o material base.. existe verde, azul, amarelo, laranja, rosa...etc...
    Vermelho não conheço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
  16.  # 36

Colocado por: DR1982Ja tinha partilhado isto no forum da Passive house, ou seja para um atraso de 12h na fibra de madeira são precisos 30cms de espessura e na la de rocha 40cms, é isso de que falam aqui?
    https://youtu.be/SN5f0rYiZLk?si=3NfdlnGzCPrh97Of

Alguns exemplos apenas para a espessura de isolamento já que contabilizando todos os elementos existiriam algumas diferenças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves, DR1982, LrLisboa
      Atraso térmico.png
  17.  # 37

Colocado por: gil.alvesLer fichas técnicas e só se olha para parte dos valores u

Como costumo dizer, o desempenho de uma parede e o conforto térmico não se resume apenas ao valor R/U.

Deixa-me desiludido que as pessoas achem caro ETICS em cortiça, que faz parte da climatização passiva 365 dias por ano, mas depois enterram dinheiro em PRH que só é usado umas semanas por ano (na minha zona).

A primeira barreira para o conforto térmico é logo negligenciada no ponto de partida.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  18.  # 38

Colocado por: DR1982são precisos 30cms de espessura e na la de rocha 40cms, é isso de que falam aqui?
    não é assim tão linear mas sim é do que se fala aqui.
    Para o clima de elevada amplitude como o nosso e para evitar/minimizar sobre-aquecimentos, deviam ser usados isolamentos à base de materiais com elevado calor específico. Densos. Com elevada massa térmica, em outras palavras. Cortiça, fibras de madeira, celulose…

Os exemplos antigos. Casas em Pedra. Eram frescas de verão e ficavam “quentinhas” (às vezes demais) durante a noite. A pedra fazia o desfasamento térmico das altas temperaturas do dia para libertar durante a noite.
    Claro que de inverno eram um congelador mas aí entramos em climatização etc…

Nas casas com isolamentos leves este defazamento acontece em cerca de 6h. ora quando a face interior começa a aquecer e dependendo da massa térmica desse material começa o efeito “pedra”. Primeiro problema. Se tens 30° do meio-dia às 20h p material interior já passou dos 24° desde das 16h(dependendo do material interior, sombreamentos,…) e só vai piorar.
    Para piorar, segundo problema. Assim que este calor entra, não sai(!) porque toda a carga térmica fica dentro do envelope e o isolamento faz o papel dele. Mantém-no dentro! Só com ventilação dedicada ou janelas abertas se reduz para temperaturas confortáveis durante a noite.

E pronto… fica a leitura. :)
    Abr.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  19.  # 39

Colocado por: SEEINGAlguns exemplos apenas para a espessura

Onde arranjaste a tabela seeing? Porreiro. Não consegui encontrar.

Colocado por: NostradamusDeixa-me desiludido que as pessoas achem caro ETICS

E pior…
    Pús o print screen do valor para fibra de madeira em 100mm ali em cima.
    Xps da mesma espessura (com iva) fica a 20€/m²…
    Já sei que se arranja mais barato mas tb se consegue na fibra de madeira e/ou cortiça.
  20.  # 40

Colocado por: gil.alvesOnde arranjaste a tabela seeing? Porreiro. Não consegui encontrar.

Made by hand 😉

Colocado por: gil.alvesXps da mesma espessura (com iva) fica a 20€/m²…
    Já sei que se arranja mais barato mas tb se consegue na fibra de madeira e/ou cortiça.

O último preço que conheço no aglomerado negro de cortiça para ETICS com 150mm tem o custo por m2 de 37,50€+IVA.
    Um EPS100 atualmente com 20cm deve rondar os 13€+IVA.
    Não é fácil incorporar estas diferenças de preços em muito do que se constrói.

0.0303 seg. NEW