Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: SEEINGO último preço que conheço no aglomerado negro de cortiça para ETICS com 150mm tem o custo por m2 de 37,50€+IVA.

Isso é muito bom preço para 150 mm. Quem deu esse preço?

Ha uns anos atrás, contactei directamente a Sofalca, e mesmo com transporte a meu encargo, para 200 m² de 80 mm pediram-me 30 e tal € já com IVA.
  2.  # 42

Colocado por: SEEINGMade by hand 😉
    preguiça minha… shammeee…. :)

Colocado por: SEEINGETICS com 150mm tem o custo por m2 de 37,50€+IVA.
    nessa gama teria de concordar mas há valores mais simpáticos. E 150mm justifica para PH ou para coberturas “normais”. Há que adaptar.
  3.  # 43

Então mas qual é o tempo de atraso ideal? Não é as tais 12horas? Ou seja 40cms de la de rocha ?:)
    Eu lembro me de ter pesquisado acerca de coisa quando andava interessado por inércia térmica e afins e fiquei com a ideia que a melhor opção de isolamento tento em conta o atraso térmico, e valores U e preços era a La de rocha de 150kg.

Isto para os 15cms de isolamento que tenho previsto na parede e 20cms em teto e chão.
  4.  # 44

O revestimento de fachadas com aglomerado de cortiça expandida, sem ETICS é uma solução adequada?

https://forumdacasa.com/discussion/10390/pros-e-contras-da-cortica/
  5.  # 45

Colocado por: DR1982Então mas qual é o tempo de atraso ideal?
    não “existe” um ideal.
    Os valores daquela tabela por exemplo são apenas para o material isolante e não tem em conta o resto das camadas que também contam.
    Em Portugal em fachadas expostas e tecto um valor global que atrase à volta de 8/10h trará um conforto interessante e uma estabilidade interior interessante durante todo o ano.

Quanto à lã-de-rocha apesar da densidade ser de 150kg a capacidade térmica é metade da cortiça ou fibras de madeira! Por isso… perde também no nosso clima.

Colocado por: setaevrarevestimento de fachadas com aglomerado de cortiça expandida
    é interessante. Mas há que contar com pássaros que podem aproveitar-se de zonas mais moles ou frinchas para picar. Requer algum cuidado de manutenção mas é uma solução. A que conheço mais de perto teve de reparar dois ou três sítios em 5anos. Coisas pequeninas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
  6.  # 46

E qual é o atraso de uma parede de betão? Alguém sabe?
  7.  # 47

Colocado por: DR1982E qual é o atraso de uma parede de betão? Alguém sabe?
    sensivelmente o mesmo da lã de rocha… betão,rocha são “o mesmo material” :)
  8.  # 48

Colocado por: NostradamusIsso é muito bom preço para 150 mm. Quem deu esse preço?

Está desatualizado com certeza mas na altura era da ISOCOR.
  9.  # 49

Colocado por: gil.alvessensivelmente o mesmo da lã de rocha… betão,rocha são “o mesmo material” :)
    então 20cms representa um atraso de 6h mais coisa menos coisa… boa
  10.  # 50

Colocado por: DR1982atraso de 6h mais coisa menos coisa…
    5:30… existe mais layers a ter em conta para ajudar mas não é “grande coisa”…
  11.  # 51

Colocado por: gil.alves5:30… existe mais layers a ter em conta para ajudar mas não é “grande coisa”…
    então 5:30 da parede de betão + 15cms de isolamento e 6cms de revestimento de pedra, deve chegar perto das 8h que falavas à pouco
  12.  # 52

Colocado por: DR1982então 5:30 da parede de betão + 15cms de isolamento e 6cms de revestimento de pedra, deve chegar perto das 8h que falavas à pouco
    ah. Tudo junto?
    Sim provavelmente.
  13.  # 53

Colocado por: gil.alvesah. Tudo junto?
    Sim provavelmente.
    sim, tudo junto.
    Neste caso mesmo que seja XPS o isolamento 15cms sao quase 4 horas de atraso segundo a tabela anterior, estando certo sao cerca de 10h até…
    Por isso a tal necessidade da inércia térmica, acho eu
    •  
      SEEING
    • 28 dezembro 2024 editado

# 54

ATRASO TÉRMICO agora com as fibras de madeira e com o betão.
    É apenas um quadro ilustrativo e quantifica os materiais de forma individual.
    Há sempre uma variável que será o calor específico que considerei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves, DR1982
      Atraso térmico3.jpeg
  14.  # 55

Quais as densidades da la de rocha e fibra de madeira consideradas nessa tabela?
  15.  # 56

Colocado por: SEEINGHá sempre uma variável que será o calor específico que considerei.
    Xi…
    Seeing não queres deixar-me isso no meu email (perfil)….

Colocado por: DR1982Quais as densidades da la de rocha e fibra de madeira

Não tem tanto a ver com a densidade (que vês nas fichas técnicas, mas faz parte) mas mais com o calor específico de cada material.
    Se pegares numa pedra na mão e alguém a aquecer do lado oposto da pele vais larga-la num instante certo?
    Se pegares num pau que tenha a ponta a arder a outra ponta vai estar “fria” até a chama chegar bem perto(!)
    Isto chama-se difusidade térmica ou atraso térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    •  
      SEEING
    • 28 dezembro 2024 editado

# 57

Colocado por: DR1982Quais as densidades da la de rocha e fibra de madeira consideradas nessa tabela?

100Kg/m3 mas já vi que nas fibras de madeira um valor mais correto seria de 160Kg/m3.
    Já pedi a um moderador 😉 para ver se me altera o quadro anterior.

Colocado por: gil.alvesSeeing não queres deixar-me isso no meu email (perfil)…

É mesmo feito à unha pelo que diria que está na minha linguagem 🤷‍♂️.

Colocado por: gil.alvesNão tem tanto a ver com a densidade

Tem sim. Essa variável também tem importância já que introduz massa térmica.
  16.  # 58

Colocado por: SEEINGTem sim. Essa variável também tem importância já que introduz massa térmica.

Colocado por: gil.alvesNão tem tanto a ver com a densidade (que vês nas fichas técnicas, mas faz parte)

Colocado por: SEEINGÉ mesmo feito à unha pelo que diria que está na minha linguagem

Fiquei curioso com a linguagem mas sem problema. Obrigado! :)
  17.  # 59

O que significa esse atraso térmico? É a diferença de tempo ate que comece a haver alteração de temperatura na face oposta?
  18.  # 60

Colocado por: BigmouseO que significa esse atraso térmico? É a diferença de tempo ate que comece a haver alteração de temperatura na face oposta?

Sim mas para cada um dos materiais de forma isolada.

Depois tem o amortecimento térmico que já permite contabilizar para o conjunto de materiais e que define o comportamento perante as amplitudes térmicas.
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3

0.0274 seg. NEW