Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pois aí está um artigo interessante sobre xps e o que se assume como “normal”…

Lamento mas só em Inglês.

##Reason Foam Fails #3 - Degrading Thermal Insulation Values##

Artigo: https://ca.475.supply/blogs/foam-fails/reason-foam-fails-3-degrading-thermal-insulation-values
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HideCode
  2.  # 2

Impressionante como existem os estudos em que a massa térmica faz toda a diferença no controlo de sobreaquecimento e em climas de grande amplitude térmica e não há interesse nem divulgação e claro oferta reduzida tudo em desfavor pelo custo.
    Mas os técnicos não deveriam ser “educadores” do fazer bem r com isso potenciar a necessidade de maior oferta?
    Não deveriam os técnicos usar materiais como fibra de madeira por exemplo e potenciar primordialmente a qualidade?
    :/
    É triste… :/

Ler fichas técnicas e só se olha para parte dos valores uW… mas depois “esquece-se” o resto…

Desde que cumpra com legislação, está bem(!)
    Concordam com este comentário: marcocar, Nostradamus
  3.  # 3

Porque não se fala nisto?

What is different about the caravan and stone house examples is that the heating is not steady-state: real life heating from the sun varies throughout the day. The variability is known as 'periodic heat flow', and, fortunately ,for the purposes of building design, it is almost entirely predictable.

This all relates to a massively overlooked principle - decrement delay or amplitude dampening (confusingly there are other terms to describe this mechanism too) which is defined as 'the time it takes for heat generated by the sun, to transfer from the outside to the inside of the building envelope and affect the internal conditions'

Detalhes (inglês): https://www.ecomerchant.co.uk/news/are-you-getting-too-many-hot-sticky-nights/
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Colocado por: gil.alvesImpressionante como existem os estudos em que a massa térmica faz toda a diferença no controlo de sobreaquecimento e em climas de grande amplitude térmica

A massa térmica contribui para amortecer as oscilações térmicas e é o que habitualmente se chama amortecimento térmico.

Colocado por: gil.alvese não há interesse nem divulgação e claro oferta reduzida tudo em desfavor pelo custo.

Como não há interesse? Parece-me que os clientes é que não querem investir (gastar) dinheiro nessas soluções.
    Tem a cortiça com o melhor amortecimento térmico, logo seguido das lãs minerais.
    Se comprar um EPS100 a 65€/m3, veja quando se passa para cortiça/lãs minerais acima dos 150€/200€ por m3.

Não tenho valores para fibras de madeira no que diz respeito ao amortecimento térmico nem a preços.

Colocado por: gil.alvesMas os técnicos não deveriam ser “educadores” do fazer bem r com isso potenciar a necessidade de maior oferta?

Quais técnicos? Quem projeta? Quem prescreve? Quem vende?

Colocado por: gil.alvesNão deveriam os técnicos usar materiais como fibra de madeira por exemplo e potenciar primordialmente a qualidade?

Perdoem-me os técnicos mas alguns se não lhe derem logo a resistência térmica, já não o conseguem calcular pela espessura e respetiva condutibilidade térmica. Imagine agora estar a "olhar" para o amortecimento térmico que raramente é declarado, podendo no entanto ser calculado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Colocado por: gil.alvese comprar um EPS100 a 65€/m3

Atenção que o EPS ao contrario do XPS, não perde a capacidade de isolamento térmico ao longo dos anos, isto porque o "gás" dentro das esferas do EPS é ar ambiente.
  6.  # 6

Amortecimento, difusão, desfazamento, são vários os nomes sim.

A questão dos técnicos é projectistas. Arq. Eng. de térmica…
    Será que é gastar ou poupar ao longo da vida útil e não recorrer a soluções de arrefecimento?
    Quando falei a primeira vez que queria fibra de madeira como isolamento olharam para mim como um Alien.
    Parece-me que o facilitismo e a “endocrinação” tapa os horizontes tipo palas…
    O preço é um factor mas se virmos a poupança a longo prazo e qualidade inerente porque não é divulgado nem sequer posto na mesa.
    “Sr. Cliente, o seu budget dava para fazer uma casa fresca e confortável sem sobreaquecimento no verão se em vez de 250m² fizermos 220(!). O que acha?”
    Cortiça. Essa bandeira nacional! Porque não se promove? A par de fibra de madeira sim do melhor que há!

Colocado por: Nalotil
    não perde a capacidade de isolamento térmico ao longo dos anos, isto porque o "gás" dentro das esferas do EPS é ar ambiente.

Defina “longo dos anos” porque eu também percepcionava assim até ler o estudo de LTTR… e a História do isolamento(!)

E preço…
    Para 100mm 150kg/m³ com IVA
      IMG_1989.png
  7.  # 7

Atenção que o EPS ao contrario do XPS, não perde a capacidade de isolamento térmico ao longo dos anos, isto porque o "gás" dentro das esferas do EPS é ar ambiente

Verdade, não estava consciencializado sobre este facto. Contudo, em aplicação de Capoto, vejo que alguns construtores optam por colocar a "primeira fiada em XPS" e as restantes em EPS. Algum motivo especial?

Se fosse pela questão da "húmidade ascendente", diria que o ideal seria optar por EPS porque seca mais rapido 😀
      H1.jpg
  8.  # 8

Colocado por: setaevra
    Verdade, não estava consciencializado sobre este facto. Contudo, em aplicação de Capoto, vejo que alguns construtores optam por colocar a "primeira fiada em XPS" e as restantes em EPS. Algum motivo especial?

Se fosse pela questão da "húmidade ascendente", diria que o ideal seria optar por EPS porque seca mais rapido 😀

Eu vou deitar-me a adivinhar: será que o XPS é mais duro e assim tem maior resistência contra impactos na fiada inferior?
    Concordam com este comentário: setaevra, marco1
  9.  # 9

XPS é mais duro e assim tem maior resistência contra impactos na fiada inferior

Faz sentido, porém diria que resistência a impactos (porta de um carro, bolada, ...) é necessária até pelo menos 150 cms. Colocar uma fiada de ~40cm em XPS, não me parece nada de extraordinário.
  10.  # 10

O xps é imputrescivel e não absorve água, também dificulta um pouco mais a entrada de colónias de insectos (relativamente ao eps).
    Para protecção mecânica, já vi aconselharem barramento duplo (massa, rede, massa, rede, massa) até à altura desejada.
    Concordam com este comentário: setaevra
  11.  # 11

Colocado por: setaevraContudo, em aplicação de Capoto, vejo que alguns construtores optam por colocar a "primeira fiada em XPS" e as restantes em EPS. Algum motivo especial?

Menor absorção de água...uma diferença muito pequena para o EPS200, mas existe.

Colocado por: taunusserá que o XPS é mais duro e assim tem maior resistência contra impactos na fiada inferior?

Colocado por: setaevraFaz sentido, porém diria que resistência a impactos (porta de um carro, bolada, ...) é necessária até pelo menos 150 cms. Colocar uma fiada de ~40cm em XPS, não me parece nada de extraordinário.

Se existe preocupação num sistema ETICS em ter melhor resistência mecânica (impactos e perfuração) é de realizar um duplo barramento armado.

Usar um XPS e manter precisamente os mesmos procedimentos após o isolamento não melhores em quase nada a performance num sistema ETICS. Na minha opinião até piora.
    Concordam com este comentário: setaevra
  12.  # 12

Colocado por: gil.alvesDefina “longo dos anos”

Gil, veja o seguinte estudo. Simulação a 50 anos entre EPS e XPS.
  13.  # 13

Colocado por: Nalotil

Gil, veja o seguinte estudo. Simulação a 50 anos entre EPS e XPS.

Ora aí está um belo estudo.
    Obrigado.
    Mas estes estudos “não veem a luz do dia”…. :)
    E coincide com o LTTR que foi feito para “15 anos” e que as propriedades variam bastante com temperatura e humidade.
    Um estudo que vi uma altura foi também a consideração das amplitudes térmicas (como por cá em muitas zonas) o “estica/encolhe” dos materiais.

Em termos de propriedades mecânicas sim um duplo barramento resolve.
    Aqui o que “chateia” é em termos de performance térmica e as amplitudes térmicas que por cá temos e o xps ser o “Deus na Terra” para projectistas e empreiteiros…

Fica mais pelo desabafo. Para futuros DO saberem que existem alternativas.
  14.  # 14

Colocado por: gil.alves“Sr. Cliente, o seu budget dava para fazer uma casa fresca e confortável sem sobreaquecimento no verão se em vez de 250m² fizermos 220(!)

E mais uma porrada de “se’s” :)
  15.  # 15

Colocado por: DR1982
    E mais uma porrada de “se’s” :)

Será que seriam assim tantos Se’s…
    Olha que talvez não. E se pensares que para a grande maioria é um investimento de uma vida…

Como dizia o outro “é fazer as contas” apesar de que o conforto geral será sempre difícil de contabilizar em números…
  16.  # 16

Colocado por: gil.alvese o xps ser o “Deus na Terra” para projectistas e empreiteiros…

Já foi mais!
    Com a crescente prescrição de sistemas ETICS (capoto) o XPS perdeu muitas m2.
    Vendem tipicamente mais o XPS para coberturas, alguns pavimentos e já também em sistemas ETICS.
    Quando só se construía em parede dupla com isolamento na caixa de ar, sim, eram "reis" até porque existia o boato de que o EPS desaparecia.

Na minha opinião, tirando em pavimentos onde se exige em alguns casos alguma resistência à compressão, eu não vejo nenhuma vantagem na utilização de XPS.
  17.  # 17

Quando falo em xps refiro-me à gama de extrudidos e isolamentos leves usados por cá quando se devia usar etics com material denso para fazer dampening da amplitude térmica deste rectângulo à beira mar.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  18.  # 18

Colocado por: gil.alvesComo dizia o outro “é fazer as contas” apesar de que o conforto geral será sempre difícil de contabilizar em números…

Não é fácil você encontrar em projeto quem tenha essa flexibilidade na avalição de diversos cenários de melhoraria da performance térmica. Se existe o conceito "passive house" onde de forma simplificada reduzem as perdas térmicas por ventilação e onde estão mais sensíveis a diversos cenários com pormenores construtivos muitas vezes inovadores, na construção genérica quase que os técnicos estão formatados e onde só importa ter um determinado U nos diversos componentes.

Felizmente já existem técnicos mais atentos mas na minha opinião ainda existe um longo caminho a percorrer até porque muitas vezes a realidade geral Portuguesa não é compatível com soluções mais eficientes e muitas vezes mais caras.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  19.  # 19

Colocado por: gil.alvespor cá quando se devia usar etics com material denso para fazer dampening da amplitude térmica deste rectângulo à beira mar.

Ter maior densidade não significa sempre ter melhor performance térmica.
  20.  # 20

Colocado por: gil.alves
    Será que seriam assim tantos Se’s…
    Olha que talvez não. E se pensares que para a grande maioria é um investimento de uma vida…

Como dizia o outro “é fazer as contas” apesar de que o conforto geral será sempre difícil de contabilizar em números…
    Muito provavelmente são.
    A começar pelo qualidade dos intervenientes necessária para levar a coisa a bom rumo.

Pessoalmente encontro interesse numa casa que proporcione máximo conforto com o menor custo possível, mas a conclusão a que cheguei é que se nao se paga de uma forma paga se de outra.

0.0254 seg. NEW