Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: SEEINGEstarão preparados? 🤔
    Ora, preparados oara alterar o nome e data de um projeto oara o outro e mal 😂
    Aquilo desde que oasse para a CM depois em obra pode fazer como quiser.
  2.  # 2

Preparados tem de estar os clientes finais e os arquitectos a voltar "às origens".

De que adiante andarem com mariquices a escolher materiais nobres para o isolamento das paredes exteriores se depois no interior metem pladur nas divisões e ainda enchem os tectos falsos com isolamento e pavimento com flutuante?

No final acaba por ser mais vantajoso e económico fazer paredes interiores em tijolo + ETICS esferovite + mosaicos, que meter pladur + Etics cortiça/LM/fibra de madeira + flutuante.
  3.  # 3

Colocado por: Na_mouchO U é bem mais importante e é o que indica as perdas termicas da casa e as necessidades termicas de aquecimento/arrefecimento.

O problema do valor de transmissão é que é um valor laboratoreal de análise pressupondo uma temperatura constante e isso não se aplica na vida real.

A solução passa por um balanço e na amplitude de clima que temos xps não é favorável para precaver sobre-aquecimentos.

Concordo ali com o Nostradamus que tem de se simplificar porque fazer vantagem de isolantes e carga térmica e depois andar a tectos falsos e pladurs… ora… está a burra nas couves! :)
  4.  # 4

Colocado por: gil.alvesImpressionante como existem os estudos em que a massa térmica faz toda a diferença no controlo de sobreaquecimento e em climas de grande amplitude térmica e não há interesse nem divulgação e claro oferta reduzida tudo em desfavor pelo custo.
    Mas os técnicos não deveriam ser “educadores” do fazer bem r com isso potenciar a necessidade de maior oferta?
    Não deveriam os técnicos usar materiais como fibra de madeira por exemplo e potenciar primordialmente a qualidade?

Colocado por: gil.alvesConcordo ali com o Nostradamus que tem de se simplificar porque fazer vantagem de isolantes e carga térmica e depois andar a tectos falsos e pladurs… ora… está a burra nas couves! :)

Fiquei com a ideia que você há 4 dias tinha uma opinião diferente 😉
  5.  # 5

Colocado por: SEEINGFiquei com a ideia que você há 4 dias tinha uma opinião diferente 😉

Em que sentido? :)
    Que os técnicos deviam instruir clientes para qualidade?
    E claro que não existem fundamentalismos (não nasci com palas nos olhos) há que haver ponderação e aplicação sensata e adequada.

Obrigado pela tabela.
    Abr.
  6.  # 6

Colocado por: gil.alveshá que haver ponderação e aplicação sensata e adequada.

Lá está, é precisamente onde entra o técnico da térmica. Auxiliar o cliente a gastar sabiamente o dinheiro.
  7.  # 7

Colocado por: SEEING
    Lá está, é precisamente onde entra o técnico da térmica. Auxiliar o cliente a gastar sabiamente o dinheiro.

Mas isso é parte do problema. Quantas vezes viste uma solução diferente de xps?
    Foi por isso que me arreliou e escrevi(!) :)
  8.  # 8

Colocado por: gil.alvesQuantas vezes viste uma solução diferente de xps?

Já algumas vezes até porque não sou muito defensor do XPS. Prefiro o EPS.
    Já existem, por exemplo, alguns sistemas ETICS com fibras de madeira contudo os clientes/projetistas não as utilizam devido ao preço e muito também devido à falta de abertura a novos materiais.

Como já referi anteriormente existem soluções termicamente muito interessantes mas não são para a carteira da grande maioria dos Portugueses.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  9.  # 9

Na altura em que andava com o meu projeto, falei na fibra de madeira e na celulose ao arquiteto e engenheiros.. ficaram a olhar para mim tipo 'eate gajo é burro'... Na celulose vão ser um mimo para os ratos e a madeira arde.... Respostas deles
  10.  # 10

Na análise térmica da minha casa e escolha das espessuras de isolamentos, tive sempre um elemento que se tornou no limitador dessas espessuras, que foram os vidros/caixilharias.

Nas casas com grandes vãos de vidros este é o elemento que mais interfere nas perdas térmicas. No atraso térmico, tb são os vidros os elementos limitadores.

Casas com capoto é fácil atingir atraso térmico de 15h, mas nos vidros não é fácil passar das 2h.

Quero com isto dizer para terem MUITISSIMA atenção à escolha de vidros/caixilharias de excelentes características térmicas porque vão ser o calcanhar de Aquiles da térmica da casa.

Esta discussão é muito interessante e é um abre olhos a quem está na fase de projeto/construção. Tenho aprendido muito convosco, mas mesmo assim, tenho muitas "gatadas" na casa que estou a fazer. Se não fosse o fórum teria muitas mais :)
  11.  # 11

Colocado por: Na_mouchCasas com capoto é fácil atingir atraso térmico de 15h
    facil?... :)
    Desculpa na_mouch mas nem perto...

Serve no entando sim para abrir olhos a quem por aqui venha!
    Abr.
  12.  # 12

Não tenho aqui o portátil mas, se não me falha a memória, penso que as minhas paredes passou as 18h
  13.  # 13

Se conseguir arranje lá essa lista de camadas pf.
    Abr.
  14.  # 14

Tambem há a questão da comportamento à humidade de cada isolamento, se nos sistemas Etics a coisa pode não influenciar assim tanto, nos sistemas parede dupla já não se pode dizer o mesmo.
    E pela minha zona começo a ver o regresso da parede dupla, quer pelos problemas provocados pelo ETICS por má aplicação quer pelo facto dos empreiteiros preferirem parede dupla para não ter de entregar fora.
  15.  # 15

Colocado por: Na_mouchNão tenho aqui o portátil mas, se não me falha a memória, penso que as minhas paredes passou as 18h

Nem em sonhos.

Numa casa de baixa inércia térmica como a sua, isolada pelo interior, nem 1/3 desses valores consegue.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  16.  # 16

Só estamos a falar de custo 4X superior ao de XPS mais coisa menos coisa 😂
      5278722D-081A-4D27-90CB-A3D1BA692EFF.jpeg
  17.  # 17

Colocado por: DR1982falar de custo

Vamos a contas.
    Não sei que espessura te referes mas do valor que deixei na primeira página.

27€ para 100mm fibra de madeira
    18€ para xps
    Valores com iva.

Para 200m²
    Falamos para 200m² em 5400€ vs 3600€. 1800€(!)
    Se poupares 15€ em climatização por mês em 10 anos ficava amortizado (provavelmente antes!!). Isto sem contar com o conforto e se fossemos a extremos talvez até prescindir na íntegra de um sistema de climatização activo. …

Poupar na primeira camada de protecção é como meter pneus “semi-novos” (usados!!!) poupar na primeira linha que nos dá segurança…
  18.  # 18

Colocado por: gil.alves
    Vamos a contas.
    Não sei que espessura te referes mas do valor que deixei na primeira página.

27€ para 100mm fibra de madeira
    18€ para xps
    Valores com iva.

Para 200m²
    Se poupares 15€ em climatização por mês em 10 anos ficava amortizado (provavelmente antes!!). Isto sem contar com o conforto e se fossemos a extremos talvez até prescindir na íntegra de um sistema de climatização activo. …

Poupar na primeira camada de protecção é como meter pneus “semi-novos” (usados!!!) poupar na primeira linha que nos dá segurança…
    na tabela que coloquei acima são 39€ para 100mm,
    Fibra de madeira de 140kg para cobertura plana.
    Porque nas paredes mesmo que seja com menos densidade provavelmente nao ha problema mas no pavimento e cobertura não será bem assim…
  19.  # 19

Colocado por: Nostradamusno interior metem pladur nas divisões e ainda enchem os tectos falsos com isolamento e pavimento com flutuante

Imagino que isolamento nos tectos falsos e no revestimento interior de paredes exteriores seja contra-producente quando há etics.

Mas divisórias em pladur com LM, fará tanta diferença na inércia face a tijolo?

Para além de pavimento flutuante, o PRH não terá a mesma condição? Como leva placas de isolamento pelo interior...

Colocado por: gil.alves27€ para 100mm fibra de madeira
    18€ para xps
    Valores com iva.

Para 200m²
    Se poupares 15€ em climatização por mês em 10 anos ficava amortizado (provavelmente antes!!).

Pela diferença de atraso térmico que falaram, é uma solução muito interessante. A diferença do u para o etics não parece relevante.
    No entanto, imagino que a diferença de preço não seja bem essa, pois há uns meses comprei XPS 120 a 9€ e tal + IVA por m2.
    A fibra de madeira, se vier de longe, especialmente do estrangeiro, o transporte pode ser um factor.
  20.  # 20

Colocado por: pguilhermeMas divisórias em pladur com LM, fará tanta diferença na inércia face a tijolo?

Claro. Em certos casos estas paredes interiores em tijolo é o único elemento de inércia.

Fui buscar este exemplo ali ao lado, a casa do Bigmouse, planta e tópico aberto a todos.

Imaginando que esta casa esta toda forrada a ETICS.

Quarto 1, paredes a azul - pladur
    Quarto 3, paredes a verde - tijolo

Ambos os quartos com mesma área, superfície de paredes.

O quarto 1 praticamente só tem ali 1,6 metros da parede exterior a contribuir para a inércia interior (e desfasamento térmico).

Ja o quarto 3, tendo optado por tijolo, além de ter os 1.6 m da parede exterior, ainda tem 2 paredes laterais de 3.8 metros, além da parede interior com 3.2 metros.

No quarto 1, optar ou não por materiais nobres para o ETICS é irrelevante, uma vez que aquela parede exterior contribui com muito pouca massa para a atenuação da amplitude térmica daquele quarto. Basicamente é uma solução condenada à nascença, por muito bom que possa ser o isolamento exterior.

Então se forem com quartos com janela de parede a parede, a contribuição da parede exterior é completamente anulada.

Esta composição da moda (quartos todos em fila no mesmo quadrante), com uma exposição Este ou Oeste, vai facilmente aquecer no verão (materiais sem massa para atenuar fortes variações), e arrefecer rapidamente no inverno, já que tem muito pouca massa para armazenar os ganhos solares ou calorias dos equipamentos de climatização. Com uma exposição a sul melhora mas não há milagres.

E nem falo nos tectos falsos forrados a LM ou dos pavimentos com materiais com elevadas resistências térmicas.

Colocado por: pguilhermePara além de pavimento flutuante, o PRH não terá a mesma condição? Como leva placas de isolamento pelo interior...

O PRH quando pensado em fase inicial do projecto, leva sempre uns alguns cm de "cimento" antes do revestimento final. E mesmo em casos que leva poucos cm, é uma solução de climatização com funcionamentos 24/24h para melhores resultados.

Isto, na minha opinião, é contraproducente no nosso clima quando é perfeitamente possivel ter casas mais "passivas" se bem projectadas com boas orientações e escolha de materiais, sem usar esses equipamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
      ex big.png

0.0303 seg. NEW