Iniciar sessão ou registar-se
    • ruig
    • 14 março 2010 editado

# 1

Boa Noite,

estou aqui com um dilema de como resolver uma questão. preciso de isolar a placa do tecto e tinha pensado fazer com placas XPS 40mm tenho no entanto a instalação da iluminaçao nesta placa onde os tubos estavam cimentados. Tenho 2 hipoteses, ou colocar as placas por cima dos tubos VD12 penso eu e deixar apenas a caixas de derivação à vista, ou então passar a instalação para cima do XPS o que será um arduo trabalho.Como vos parece que possa resolver este problema. Já agora alguem sabe onde posso encontrar uma explicação deste tipo de placas?

Vejam as fotos
      SDC10334.jpg
  1.  # 2

Boas

Já pensou na possibilidade de isolar o telhado em vez do tecto?

Se for para isolar o tecto, só tem realmenta vantagens se for pelo interior, com Pladur e isolamento (XPS, lã de vidro, lã de rolha, etc.) por cima a diferença entre isolar no chão ou no telhado não é significativa, embora muita gente diga que sim...

Se aplicar essas placas por baixo dos barrotes do telhado vái ter um bom resultado no verão e não tem problemas com os fios, já para não falar da porcaria dos passaros e poeiras que inundão o seu sótam.

Mas se quer mesmo isolar o chão, porque não o faz com lã de rocha?

Cumprimentos

Miguel Seabra
    • ruig
    • 14 março 2010

# 3

pelo que li aqui pelo fórum quando não se pretende usar a divisão em que é aplicado xps e apenas a inferior é mais eficiente isolar logo na placa do tecto. Aplicar por baixo xps não me parece boa opção pois a placa ficaria em contacto com o ar e pelo menos para as paredes iria passar frio no inverno certamente. Além disso seria cortes e mais recostes de tecto falso.
    Pretendia mesmo saber é se estas alturas dos tubos terão influência. ou seja existiram placas que não ficarão totalmente assentes na placas.
  2.  # 4

Sr ruig

As permutas térmicas são sempre do calor para o frio,ou seja, é o calor que se escapa pela laje e não o frio que entra na laje.

O calor é energia e essa energia vai ser dissipada pela estrutura da casa se não for retida antes de lá chegar e é assim que a coisa funciona...quem disser o contrario está a engana-lo.

Percebe agora o porquê do isolamento ser feito pelo interior?

O que você quer fazer só vai ser util no verão, evita que a placa aqueça e que você sofra com o calor, ora nesse caso o melhor é evitar que ele chege áo sótam...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Miguel Seabra
    • eu
    • 15 março 2010

# 5

Se estivesse no seu lugar eu isolaria com XPS de 60 mm por cima dos tubos, tendo o cuidado de fazer rasgos no XPS para os tubos encaixarem.

0.0108 seg. NEW