Boa noite, Sou "novo" por aqui mas muito tenho lido e aprendido. Estamos a construir habitação e para a cozinha selecionamos os eletrodomésticos Bosch Serie 8. Entretanto recebemos uma "má" noticia do construtor, o espaço entre teto/placa e pladur tem 24cm e o exaustor Bosh serie 8 tem 31cm...ou seja, teremos de optar por outras alternativas. Contactamos a Bosch e referem nao ser possivel a colocação do motor no exterior (telhado) e assim sendo, iniciamos a pesquisa por outros modelos. De entre os pesquisados, temos: Frasa Malva 120cm, branco, c/motor exterior 2000€c/IVA; Falmec Stella 120 cm, branco, motor de telhado:3669€ c/IVA Pando E-297, 120 cm, branco, motor de telhado V.2350: 3239€ c/IVA Frecan Moon 360, 100cm, motor de telhado IL1300EC: 2800€ IVA?? (consulta online; aguardamos contacto para validar orçamento); Frecan Cloud 360, 120cm, motor de telhado IL1300EC: 2650€ IVA?? (consulta online; aguardamos contacto para validar orçamento);
Enquanto novatos nestas andanças, gostavamos de obter algumas opiniões, sugestões e/ou alternativas. Temos orçamentos "absurdos"... A extração da cozinha para telhado é direta (vertical) e terá menos de 5mts. Obviamente termos uma opção que mantivesse o H-Connect (placa Bosch e exaustor) seria excelente. Uma vez que o modelo Bosch nao é possivel, vamos sempre optar por uma alternativa de motor no telhado.
Colocado por: RicsoaresTratando-se de um open space, esta opção nunca foi hipótese a considerar.
Não percebo porquê. O que tem a ver uma coisa com a outra? Nem precisa de baixar o tecto todo, pode fazer algo localizado só na zona da ilha, é perfeitamente válido. Pode complementar com iluminação adicional a condizer para uma melhor integração. Tanta coisa que pode ser feita a esse respeito, julgo que deveria reconsiderar e pode aplicar o equipamento que desejava e ao mesmo tempo criar um espaço com um diferencial de interesse, se for bem planeado e executado.
Foi ponderado mas optamos por não considerar esse hipótese. Gosto pessoal e, obviamente porque existem possíveis alternativas para manter o teto uniforme.
Nos tinhamos 20cm e colocamos o pando e297 com motor integrado sem qualquer problema. Nao faz grande barulho. Tambem nao queríamos rebaixar o teto porque era openspace. Fui eu que instalei. É uma questao de estudar bem a coisa.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricsoares
Para integração com a placa, da bosch futuramente podemos utilizar um shelly pm na placa para detetar o consumo da mesma. Posteriormente pode colocar um shelly a comandar o exaustor com um módulo rf. Acho que existe. Para ja nao vemos essa necessidade pois temos o habito de controlar o exaustor com o comando incluido uma vez que temos lareira e é mais conveniente assim.
Agradeço todas as partilhas. Existe a opção FRASA. no entanto, não consigo ver feedback desta marca. FRASA GEO II 120cm s/ motor + motor externo Inox, modelo BY-FCHMOT855EXT (855m3). Tenho orçamento de 1392,68€ + IVA
A outra opção será FALMEC Stella 120w s/motor + motor externo KACL.786#41F (1000m3). Orçamento 1664€ c/ IVA