Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou a pensar comprar um carro elétrico, porém tenho um problema: a potência contratada da casa (que não é minha e é bastante antiga).

Para contexto, a potência contratada da casa é 3.45, sendo, por isso, impossível carregar um carro elétrico. A solução aqui seria aumentar para 10! Contudo, temo não ser possível devido à instalação elétrica da casa ser super antiga (+/- 50 anos).

Neste próximos dias não consigo deslocar-me a uma loja EDP para colocar esta questão em cima da mesa e por isso, se me conseguirem ajudar, agradeço: no caso de não ser possível proceder ao aumento da potência contratada (e visto que está fora de questão modificar a instalação elétrica), é possível pedir uma baixada do poste de eletricidade (que fica a 5m +/- do portão) para criação de uma tomada própria com 10 de potência para única e exclusivamente carregar o carro?

Já me disseram que é possível mas, sinceramente, tenho as minhas dúvidas.
  2.  # 2

Colocado por: anotheruseré possível pedir uma baixada do poste de eletricidade

Por norma, cada habitação tem um CPE único.
    Dependendo de como está constituida a propriedade, existe a possibilidade de outra instalação, mas tenho dúvidas que possa ser o seu caso.

Colocado por: anotheruserJá me disseram que é possível

Como referi, até pode ser, mas quando perceber os valores envolvidos, se calhar passa-lhe essa vontade.

Mas efetue as diligências necessárias para confirmar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anotheruser
  3.  # 3

Colocado por: Ruikode
    Por norma, cada habitação tem um CPE único.
    Dependendo de como está constituida a propriedade, existe a possibilidade de outra instalação, mas tenho dúvidas que possa ser o seu caso.

No caso, trata-se uma casa r/c. Habitação unifamiliar. C/ anexos. Pelo que já pesquisei, creio ser impossível a existência de outra instalação.

De qualquer das formas, agradeço a ajuda prestada :)
  4.  # 4

3.45kVA é perfeitamente possível carregar um carro elétrico a menos que faça mesmo muitos kms diários. Hoje em dia qualquer VE que se preze permite regulação de potência de carga, logo não é obrigatório estar sempre a carregar a fundo. Logo o 1º passo é verificar se vai mesmo precisar desse aumento de potência.

Falo por experiência com mais de 10 anos a carregar veículos elétricos de vários tipos numa habitação com 3.45kVA (que por sinal está limitada em termos de aumento de potência).
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    • 28 dezembro 2024 editado

# 5

Colocado por: anotherusera potência contratada da casa (que não é minha e é bastante antiga).

A potência contratada é 3.45, mas é qual é a Potência máxima admissível nesse CPE, se calhar até consegue 4.6 ou 6.9kVa.

Mas dependendo do número de km que faz por dia até os 3.45 servem perfeitamente.
    Para ter uma ideia, se conseguir carregar durante a noite usando 3kw, são cerca de 15km que consegue carregar em cada hora. Em 8horas consegue adicionar cerca de 100km de autonomia.

Pode-lhe e dar jeito uma wall box com gestão dinâmica para evitar que o carregamento mais o consumo da casa mandem o quadro abaixo.

Aqui em casa carregamos 2 VEs (à vez, claro) com 4.60. E temos tudo eléctrico em casa, incluindo placa de indução e Ar Condicionado.

É perfeitamente possível.
  5.  # 6

Tenho 6,9 e carrego entre 25/27A.
    de noite. Nunca foi abaixo.
    Provavelmente a sua habitação pelo menos deve conseguir até 6,9.
    Tem que consultar a E-REDES para saber no seu CPE qual a potência máxima admissível.
  6.  # 7

Só para esclarecer, a 16A (3,7kW) em 4h coloca uns 14,8kWh... O que mum VE económico e condução cuidada sem pastelar, dá para 100km, ou 25km por hora.
    A 10A (2,3kW) sim, são uns 15km por cada hora carregamento.
  7.  # 8

Colocado por: mafgodSó para esclarecer, a 16A (3,7kW) em 4h coloca uns 14,8kWh... O que mum VE económico e condução cuidada sem pastelar, dá para 100km, ou 25km por hora.
    A 10A (2,3kW) sim, são uns 15km por cada hora carregamento.

Só para esclarecer, potência contratada 3.45kva, são 15A, 3450w.
  8.  # 9

Pelos vistos a EDP tem solução especifica para isso.
    Não será necessário alterar a instalação da casa em si, mas terá de ser feitas alterações no quadro elétrico

0.0151 seg. NEW