Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal,

Tenho andado a pesquisar bastante na internet com o intuito de obter informações e fazer comparações sobre casas.

Estive a ver casas na minha zona e um t2, t3 ronda os 300k a 400k e por ai fora a volta dos 100m2 máximo, construção tradicional.

Estive também ver comparações de casas de madeira, pré fabricadas, modulares, moveis, LSF e contentores marítimos.

Todas me fascinaram, mas chamou-me mais a atenção as de madeira e contentores marítimos, casas mais modestas tudo a rondar menos de 100m2.

A ideia seria uma casa T2 ou T3 no maximo já a puxar.

Não tenho terreno ainda mas consigo arranjar um terreno urbanizado a volta dos 100k. A minha ideia era não gastar mais de 250k no total de tudo.

A minha ideia também é a casa ser semi auto sustentável a nivel de electricidade ou seja painéis solares, a água e ligações de esgotos etc seria necessário, gás também seria de cortar viato passar para o modo eléctrico apenas.

Sei também que uma das partes que mais importantes e que o pessoal diz... É que não tem isolamento devido a ser uma estrutura metalica ou seja a parte energética e acústica, mas pelo que tenho visto a maioria das casas nem se sabe que são contentores devido ao isolamento exterior e interno que levam o que é o que encarece mais este tipo de construção.
    A ideia não é deixar o contentor há mostra nem recortar demasiado o contentor devido a reforços estruturais, é algo simples mas estilo moderno sem grandes janelas so o essencial.

Sites que tive a ver em média T2 falam em valores inferiores a 100k+IVA mas não consigo arranjar valores médios finais, que é o que me interessa pa ter uma estimativa, para além que é tudo muito bonito em imagens, mas a realidade depois a longo prazo poderá não ser tão encantadora, já ouvi boas e más histórias.

Sites que tive a ver são:

Contentores casa

JGDS Casas modulares

Cria-Forma

Home Icon

Gostava de principalmente saber a opinião real de pessoas ou de conhecidos que tenham que optaram por este método.

Tipologia do edifício T1, T2, T3
    ..etc?

Térreo ou com vários pisos?

Quantos contentores usados?

Quanto pagaram no final (exemplo)?

Qual a satisfação deles?

Quanto tempo têm de experiência a viver na casa?

Qual o custo manutenção e de quanto em quanto tempo (médio)?

Problemas que tenham surgido ou nenhum na melhor das hipóteses?

Que empresa ele contratou ou como fez a casa?

Meteram muitos entraves na câmera para poder construir?

Compensa realmente entre gastar +300k numa tradicional ou estes métodos mais modernos?

Estou aberto também a opiniões e sugestões de melhores hipóteses claro...

Obrigado desde já pelos esclarecimentos que puderem providenciar.

Algumas indicações que pesquisei:
    https://www.habitissimo.pt/orcamentos/construcao-de-casa-contentor

Algo nestes moldes eventualmente com mais 1 contentor na parte de cima desse exemplo perfazendo um total de 3 contentores em estilo L térreo.

https://st3.idealista.pt/news/arquivos/styles/fullwidth_xl/public/2023-06/images/8.png?VersionId=HAotI00Uk4Tj1VW97wFdZb52zPg4WRXJ&itok=P6r6ez-f

A imagem em anexo:
    Este tipo seria mais que suficiente para mim e os meus objectivos quanto acham que derrapa o valor final em média, estimativas por alto claro... De 50k passara para 150k?
    Este tipo de construção permitirá também um dia mais tarde quando me aposentar comprar outro terreno e reinstalar a casa noutro local correcto?
    Claro com novamente processos de agua etc plantas etc etc... mas sendo de modo mais simples penso...
      sério-casas-contentores-marítimos-viabilidade-preços-médios-v0-gk14yp4rsk9e1.png
      92.png
      7.png
      4_0.jpg
  2.  # 2

Colocado por: Rafael ManguitoMeteram muitos entraves na câmera para poder construir?

O projeto submetido na Câmara é igual a qualquer outro.

Será que o banco financia a construção deste tipo de habitação, para quem precisa de crédito?
  3.  # 3

Construção de Casa Contentor: Preços e Orçamentos (2024)
    Preço médio
    1150 €/m²

Faixa de preços: 800 €/m² - 1500 €/m²

Não é assim tão em conta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

Colocado por: Palhava

O projeto submetido na Câmara é igual a qualquer outro.

Será que o banco financia a construção deste tipo de habitação, para quem precisa de crédito?

Sim na camera tem todo o processo idêntico penso que podem é meter entraves pela parte de ser contentor apesar do resultado final nem se saber que é contentor.

Pelo que percebi ha bancos que já financiam outros nem por isso mas não é qualquer banco pelo que percebi mas a informação ainda não está esclarecida a 100% nem que bancos o fazem....

Obrigado
  5.  # 5

Colocado por: PalhavaConstrução de Casa Contentor: Preços e Orçamentos (2024)
    Preço médio
    1150 €/m²

Faixa de preços: 800 €/m² - 1500 €/m²

Não é assim tão em conta.

Em comparação com casa tradicional?
    E com os valores que mencionei na zona em que quero?
    Quanto é os valores em media com casa tradicional?

Obrigado 💪🏼
  6.  # 6

Também estou na fase de pesquisa, mas cheguei a conclusão que a pesquisa pela internet tem limites, vemos imagens de projetos que realmente são lindos, tem outros que metem imagens reais, mas que não agrada os acabamentos.
    O que mais me agradou até ao momento foram as casas de madeira, mas o preço dos kits não contam a historia toda.
    Se realmente está interessado acho que é altura de ir fazer uns passeios e ir ao local e perguntar e ver a ver se agrada ou não
    Concordam com este comentário: Rafael Manguito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafael Manguito
  7.  # 7

Colocado por: Gervas69Também estou na fase de pesquisa, mas cheguei a conclusão que a pesquisa pela internet tem limites, vemos imagens de projetos que realmente são lindos, tem outros que metem imagens reais, mas que não agrada os acabamentos.
    O que mais me agradou até ao momento foram as casas de madeira, mas o preço dos kits não contam a historia toda.
    Se realmente está interessado acho que é altura de ir fazer uns passeios e ir ao local e perguntar e ver a ver se agrada ou não
    Concordam com este comentário:Rafael Manguito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rafael Manguito

Sim basicamente é o que acontece muita gente nos foruns fala mal mas não vi ainda ninguem realmente que tenha vivido num ou que conheça alguem e que partilhe a experiência... Que é o que realmente importa claro...

Já vi varios videos na net normalmente os que falam mal é os que prescindem certos serviços ou seja a nivel de isolamento parece que é o que mais falam na internet, e depois os exemplos dos que pedem coisas exageradas em que levam a projectos extremamente dispendiosos o que acho que isso será logico quanto mais complexo mais € mas as pessoas pensam que por ser contentor podem inventar sem limites.

Os que normalmente realmente aplicam os cuidados todos por norma 5* agora ah sempre casos que corre mal.. mas o mesmo com alvenaria também tenho varios amigos que tem problemas precisamente por haver grandes aldrabices na alvenaria (tradicional).

Casas de madeira também acho bonito e fascina me e também penso que seja mais barato mas perde em termos de estrutura penso eu, e a parte de um dia mais tarde poder recolocar a casa noutro terreno.

Vi um video de um casal brasileiro que contou a sua experiência inclusive mudaram a casa de terreno porque alguem construio a frente deles e tirou a paisagem, a coisa que eles mais se arrependem foi não terem posto isolamento no chão isolaram as paredes e teto mas o chão não e no inverno gelaram 🤣 depois tentaram inventar um isolamento eles próprios mas n correu bem atenuou só um pouco foi a coisa que dizem que se arrependem de ter prescindido disso.

Acho que quem se meter nos contentores não pode prescindir parte de isolamentos e tratamentos é o essencial.

Outro que vejo é o pessoal querer deixar o contentor exposto, os construtores pelo que vi não aconselham precisamente porque perde isolamento, deve ser feito interno e externo.... E depois queixam-se.... Porque preferiram o visualmente bonito...

Por isso a conclusão a que chego mas ainda tenho de fazer a pesquisa pessoalmente no terreno, é que casas contentores ficam quase ao mesmo preço que uma casa de alvenaria ou ate mais caro se for com muitas invenções, mas que se for um projecto simples (que é a minha ideia) mas com as devidas precauções e cuidados ao edifício fica 5*, tendo então uma casa moderna mais resistente, com isolamento melhor que em alvenaria se bem feito comparando com as casas normais do pessoal.. a meu ver tudo o que seja não térreo já é inventar acho que deve ser um projecto sempre térreo e simples...
    Basicamente como se for em L ou um rectangular/quadrado.
    E teremos sempre a vantagem de um dia mais tarde recolocar a casa noutro terreno, isto não aco tece com uma casa de alvenaria até mesmo se o preço for igual entre alvenaria e contentor então teremos na mesma mais vantagens em contentor,

Você vai avançar para casa de madeira?
  8.  # 8

Parece-me que comparar uma casa "tradicional" de alvenaria com contentores, ou até mesmo com muitas casas de madeira que existem no mercado, não fará muito sentido. São coisas que não estão na mesma liga. Nada contra quem gosta dessas soluções ditas alternativas, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
    É quase o mesmo que comparar uma autocaravana com uma casa "tradicional", no entanto há quem viva em caravanas e gosta, é um estilo de vida como outro qualquer, não vamos agora é misturar as coisas.
    Já tive em casas feitas de contentores (múltiplos contentores), decentemente montadas (com intervenção térmica e acústica por dentro e por fora) e é simplesmente isso, um contentor, relativamente pequeno, limitado na sua utilização, claustrofóbico para algumas pessoas imagino... Para mim, serviria lindamente para zona de arrumos, ou no limite, uma zona de trabalho, como um pequeno estúdio ou oficina. Para outras pessoas, servirá lindamente como habitação, são gostos e expetativas.

No entanto no caso dos contentores, e considerando toda a intervenção a ser feita por dentro e por fora, deixa de fazer sentido tanto investimento em alterar uma coisa limitada (que já tem medidas fixas), e pelo mesmo investimento mais depressa fazia uma estrutura metálica de raiz e criava-se um formato personalizado, com outras dimensões. Mas compreendo a questão de poder remover e transportar.

Muitas das criações com contentores que se vê na net, mais elaboradas com múltiplos elementos e alturas, deixa de fazer qualquer sentido, pois já deve ser um investimento que rivaliza com as casas tradicionais (se for feito como deve ser), e já perdeu a vantagem de se movimentar. Só porque algo é excêntrico, não significa que é funcional / confortável / bom negócio.

Sobre as casas de madeira, se for de boa qualidade (que vem com um preço a condizer), acho giro, para casa de f-d-s no campo. Acho que por cá, quando se fala em casa de madeira não estamos a comparar com o tipo de construção à séria como se vê em países nórdicos, por exemplo.

Enfim, no final das contas, seja qual for a opção, se gostar e o investimento compensar bastante, força nisso.
    Concordam com este comentário: fadadolar, Rafael Manguito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafael Manguito
  9.  # 9

Colocado por: Rafael Manguito

Você vai avançar para casa de madeira?

Não faço a minima ideia por enquanto, depois de ter pesquisado por terrenos perdi um pouco a vontade.
    A ideia inicial era com contentores mas para algo DIY, mas durante a pesquisa vi as de madeira e agradou o aspeto mas ao ver as características, principalmente a espessura das paredes exteriores, paredes de 44mm, achei que para avançar só depois de ver ao vivo
    Concordam com este comentário: Rafael Manguito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sophie, Rafael Manguito
  10.  # 10

Colocado por: RuikodeParece-me que comparar uma casa "tradicional" de alvenaria com contentores, ou até mesmo com muitas casas de madeira que existem no mercado, não fará muito sentido. São coisas que não estão na mesma liga. Nada contra quem gosta dessas soluções ditas alternativas, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
    É quase o mesmo que comparar uma autocaravana com uma casa "tradicional", no entanto há quem viva em caravanas e gosta, é um estilo de vida como outro qualquer, não vamos agora é misturar as coisas.
    Já tive em casas feitas de contentores (múltiplos contentores), decentemente montadas (com intervenção térmica e acústica por dentro e por fora) e é simplesmente isso, um contentor, relativamente pequeno, limitado na sua utilização, claustrofóbico para algumas pessoas imagino... Para mim, serviria lindamente para zona de arrumos, ou no limite, uma zona de trabalho, como um pequeno estúdio ou oficina. Para outras pessoas, servirá lindamente como habitação, são gostos e expetativas.

No entanto no caso dos contentores, e considerando toda a intervenção a ser feita por dentro e por fora, deixa de fazer sentido tanto investimento em alterar uma coisa limitada (que já tem medidas fixas), e pelo mesmo investimento mais depressa fazia uma estrutura metálica de raiz e criava-se um formato personalizado, com outras dimensões. Mas compreendo a questão de poder remover e transportar.

Muitas das criações com contentores que se vê na net, mais elaboradas com múltiplos elementos e alturas, deixa de fazer qualquer sentido, pois já deve ser um investimento que rivaliza com as casas tradicionais (se for feito como deve ser), e já perdeu a vantagem de se movimentar. Só porque algo é excêntrico, não significa que é funcional / confortável / bom negócio.

Sobre as casas de madeira, se for de boa qualidade (que vem com um preço a condizer), acho giro, para casa de f-d-s no campo. Acho que por cá, quando se fala em casa de madeira não estamos a comparar com o tipo de construção à séria como se vê em países nórdicos, por exemplo.

Enfim, no final das contas, seja qual for a opção, se gostar e o investimento compensar bastante, força nisso.
    Concordam com este comentário:fadadolar,Rafael Manguito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rafael Manguito

Agradeço imenso o seu comentário acho que foi das pessoas em termos de honestidade sem tomar partidos vendo os pros e contras.

Mas sim minha ideia é ter a opção de um dia mais tarde poder ter o "trabalhão" de poder mudar a casa de sitio mesmo que esta seja equivalente a uma de alvenaria em termos de preço.... teremos sempre essa vantagem, claro como disse se não se investir também no tratamento da mesma e for so colocar os caixotes e fazer ligações acho que a coisa vai correr muito mal...., para alem que penso que em termos sísmicos (que tem vindo a aumentar a frequência) e nível de material inflamável (se não estou em erro peço desculpa se tiver) é mais seguro, isto claro falando sempre em um edificio térreo...

No final do dia o que queria era mesmo saber experiencia de pessoas que tenham passado e que vivam nesse estilo de vida.

Eu como pessoa sou um pessoa que gosta de espaços compactos não quero nada grande mas sim funcional, estou habituado a viver em espaços pequenos e não sou pessoa de grandes festas nem convívio a minha casa é apenas para mim , minha mulher e filhos, no maximo dos maximos 1 ou 2 visitas por ano 🤣🤣 para mim casa é o meu local privado onde não quero gente a causar confusão.

Sei que a maioria dos portugueses quer uma casa assim maior pa receber gente etc, mas o meu caso é completamente o oposto o T3 é mesmo no caso excepcional quando recebo família.

Também ja estive em contentores a morar a volta de 6 a 7 meses, mas são os contentores pré-fabricados nao os marítimos e posso dizer que tava num quarto pequeno com 4 pessoas e o unico se não é mesmo se o pessoal dor parvo porque durante 7 meses passei bem, mas penso que esse n seja o melhor exemplo até porque será diferente a nivel de estrutura penso eu o chão n fará tanto barulho isolamento era bom.

Como disse no final será sempre a gente que escolhe, apenas é bom poder obter informação do que ter cuidado e com quem fazer as coisas.
    Empresas que realmente fazem um bom trabalho.

Mais uma vez um grande obrigado gostei imenso da sua honestidade.
    Um abraço e um Bom ano para si e para os seus
  11.  # 11

Colocado por: Gervas69

Não faço a minima ideia por enquanto, depois de ter pesquisado por terrenos perdi um pouco a vontade.
    A ideia inicial era com contentores mas para algo DIY, mas durante a pesquisa vi as de madeira e agradou o aspeto mas ao ver as características, principalmente a espessura das paredes exteriores, paredes de 44mm, achei que para avançar só depois de ver ao vivo
    Concordam com este comentário:Rafael Manguito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sophie,Rafael Manguito

Sim como você disse acho que ver ao vivo algo similar, fará também uma ideia do que esperar, eu a nivel de casas apenas visitei casas DIF aqui
    ( https://www.casadiff.com/?gad_source=1&gclid=CjwKCAiApsm7BhBZEiwAvIu2X3gWmISNofS9my4Un8qyOcOARetlFoWI_rUMyucc-4GvYMWJS_-eHBoCbmsQAvD_BwE> )

Gostei do que vi mas é idêntico a contentores pré-fabricados que ja vivi durante algum tempo, gostei do que vi, no entanto gostei mais dos marítimos devido a sua estrutura e resistência acho que a esse nivel é bem melhor de resto acho que será idêntico a casa que vi era um T3 ainda espaçoso 100k ja com instalação e tudo em média na altura que vi claro não sei agora já vi a algum tempo.
    Tem também casas de madeira se tiver interessado.
    O único senão claro é quem não tem terreno tem ai da de arranjar mas um bo a pesquisa arranja se algo....

Obrigado e bom ano 💪🏼

0.0247 seg. NEW