Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

https://youtu.be/4cPw7Fu82WQ?si=IXfrqEsDh_Dxoz3H

Deste modo são interessantes.

Resumindo, neste último video do link fala que a cada dia que passa as necessidades de arrefecimento vão aumentando, e as técnicas de tapar tudo de dia e abrir para ventilar à noite começam a ser menos eficazes (precisamente pela temperatura ser alta também durante a noite)
    Então fala na possibilidade de arrefecer as casas através da VMC.

Claro que terão de ser casas com Baixas necessidades porque segundo o vídeo as possibilidades de arrefecimento através da VMC sao de cerca de 10W m2 no maximo.
  2.  # 2

Ouvi esse vídeo na altura enquanto trabalhava mas não comentei. Ao revisitar um tópico ali ao lado lembrei-me dele novamente

Essa descrição não é bem o que ele disse. Ele próprio diz que que a VMC tem as suas limitações para arrefecer, mesmo em casas com poucas necessidades. Sugere depois poços de ventilação e outros sistemas que consomem agua para ir buscar calorias na passagem de fase liquido/vapor.
    Soluções demasiado hardcore para o comum dos mortais que frequenta o fórum.

Pontos que achei interessantes:

-atenção ao sobreaquecimento gerado no interior dos edifícios devido às bombas de re-circulação de água quente. O engraçado é que a térmica mais recente em Portugal obriga a implementação destes sistemas em novas habitações quando a torneira fica a 15 metros do reservatório. Basicamente é uma serpentina radiante na parede.

-o interesse em adicionar cada vez mais inércia ao interior para combater o sobre aquecimento - em Portugal esta a fazer-se cada vez o inverso com pladur e afins. Incrível.

-Sacrificar o conforto de inverno em detrimento do conforto de verão. Ao ponto de abdicar por completo o isolamento da laje térrea para ir buscar a frescura da terra no verão. Dizem que suprime as necessidades de arrefecimento numa PH mas dispara as necessidades de aquecimento no inverno (não passa no calculo). No nosso clima é um compromisso ainda melhor uma vez que as necessidades de aquecimento são muito menores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanamsequeira
  3.  # 3

Colocado por: NostradamusEle próprio diz que que a VMC tem as suas limitações para arrefecer, mesmo em casas com poucas necessidades.
    Na última parte do meu post fala nisso, que a potência máxima atraves da VMC é 10wm2

Colocado por: Nostradamusem Portugal esta a fazer-se cada vez o inverso com pladur e afins.
    se colocar no pladur isolamento de alta densidade nao resolve isso?
  4.  # 4

Colocado por: Nostradamusbombas de re-circulação de água quente

A tubagem tem de ser isolada e a circulação tem de ser ativada apenas quando necessário, senão é o que diz.
    Infelizmente, pelo que tenho visto, há de haver pouca canalização isolada em Portugal, seja água quente e com ou sem re-circulação.

Colocado por: Nostradamuspladur e afins

Concordo com o que diz. Isto pode-se justificar com apenas falarem dos pontos positivos das paredes de gesso cartonado vs alvenaria tradicional, sem nunca referirem os negativos (por desconhecimento de térmica?). A maioria dos DOs não faz ideia do que é térmica de um edifício, outros nem querem saber e vão na cantiga do mais rápido, construção seca/limpa.

Colocado por: NostradamusNo nosso clima é um compromisso ainda melhor

Novamente de acordo, é o que tenho previsto. Mas talvez na zona climática do outro tópico isso já não seja assim tão fácil.
  5.  # 5

6.  # 6

Colocado por: DR1982Na última parte do meu post fala nisso, que a potência máxima atraves da VMC é 10wm2

A bufar ao máximo como um tornado. O mais usual é os 4-5 W/m²

Independentemente disso, o phpp tem coisas interessantes, não nego, mas acho ridículo este aspecto de considerar uma vmc como um elemento de climatização (ainda que passivo) para o nosso clima. Aquilo é uma bufinha de ar "morno". Raro ver esta solução em casas portuguesas com +200m². Geralmente é tudo em mini-casas de 70-80 m² e/ou com climas menos agrestes que o nosso no verão.

Colocado por: DR1982se colocar no pladur isolamento de alta densidade nao resolve isso?

é melhor do que não ter nada, mas essa batalha não se ganha com esse canhão. Qualquer tijolo tem 7 vezes mais massa volúmica que isolamentos de alta densidade. E isto sem considerar o reboco e o cimento.

0.0121 seg. NEW