Boa tarde, Pretendo iniciar a construção duma habitação residencial térrea. O terreno infelizmente encontra-se numa zona onde a câmara municipal anda a prometer há anos saneamento e abastecimento de água. Para já terei de fazer como os restantes, não muitos, executar um furo de captação de água e ter uma fossa séptica. A minha dúvida prende-se com a melhor forma de gerir o meu abastecimento pois é algo que eu nunca experienciei na minha vida: A) Será ou não ideal ter um depósito de água com uma capacidade de fornecimento para uns 3 dias tendo a bomba do furo a encher o depósito e a jusante ter uma bomba pequena ligada a uma autoclave? B) Em caso afirmativo, será melhor um depósito de água potável em pead ou construido in-situ em alvenaria tendo em conta a sua manutenção, limpeza e preço, estando a pensar em principio numa solução enterrada. C) A água terá forçosamente de ser utilizada em casa à excepção do consumo humano e confecção de alimentos, tendo pesquisando uma miriade de possibilidades de filtragem e desinfecção, desde o mais barato até à osmose inversa, fiquei a pensar na solução de filtragem mecânica seguida de filtro UV como uma boa solução custo/beneficio, que podem dizer por experiência própria?
Obrigado desde já pela ajuda/opiniões que me possam facultar de forma a tomar uma decisão. Boas entradas e um ótimo 2025
A - Pode ter um deposito despressurizado, ou ter um autoclave de pelo menos 300l. Daí segue para agua tratada( interior da casa) e sem tratamento, para regas e afins. B - Pre-fabricado. C - Antes demais tem de analisar a agua desse furo. Depois com o resultado já tem dados para ponderar a escolha adequada.
Peça acessoria ao projetista da rede de águas - Mas estude um pouco, pois normalmente esse tema é um pouco desconhecido ...
Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno__77