Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, comprei uma casa antiga (com mais de 100 anos) no distrito de Aveiro e estou a remodelar. Quero trocar as janelas/caixilharias que são de madeiras e vidros simples por janelas de vidro duplo. As janelas possuem varios detalhes.

Preciso pedir licença da câmara para a troca das janelas?
    E posso trocar por janelas mais simples, sem os detalhes, ou preciso manter a mesma aparencia das originais?

Seriam as janelas da fachada e das laterais.

Muito obrigada!
  2.  # 2

Colocado por: tiadonicoOlá, comprei uma casa antiga (com mais de 100 anos) no distrito de Aveiro e estou a remodelar. Quero trocar as janelas/caixilharias que são de madeiras e vidros simples por janelas de vidro duplo. As janelas possuem varios detalhes.

Preciso pedir licença da câmara para a troca das janelas?
    E posso trocar por janelas mais simples, sem os detalhes, ou preciso manter a mesma aparencia das originais?

Seriam as janelas da fachada e das laterais.

Muito obrigada!

Sim.
    Mas dependendo da zona podem não implicar.
    Tenha atenção que ao trocar as janelas está a aumentar a estanquidade da casa.
    Ao entrar menos ar dentro de casa ela tem tendência a ficar mais quente.
    Isso pode fazer com que comece a ter humidades e bolores que até agora não tinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiadonico
  3.  # 3

É o que eu pensava mesmo.... obrigada zedasilva!

Se eu quiser derrubar paredes internas para a aumentar os quartos, preciso de licença?
  4.  # 4

Colocado por: tiadonicoÉ o que eu pensava mesmo.... obrigada zedasilva!

Se eu quiser derrubar paredes internas para a aumentar os quartos, preciso de licença?

Não.
    Há menos que esteja numa zona histórica ou a casa seja classificada
  5.  # 5

Vou ser picuinhas mas se as paredes internas forem estruturais, continua a precisar de licença. Presumindo que é um prédio em tabique, essencialmente todas as paredes são estruturais. Uma tecnicalidade, na prática ninguém respeita e vai tudo a eito.

Quando diz uma casa, é um prédio independente, de facto? Ou um apartamento?
  6.  # 6

Olá zemvpferreira, obrigada pelo comentario! É uma casa/predio independente. As paredes externas são de pedra, não tenho certeza sobre as internas que quero derrubar, mas acredito que tambem sejam de pedra.
  7.  # 7

Compreendo, na verdade o meu comentário era mais um asterisco para qualquer anónimo que venha mais tarde ler esta discussão e a tente aplicar sem critério. Aqui em Lisboa há muito o preconceito de que dentro de portas próprias vale tudo. Infelizmente já vi vários casos em que uma, duas, três pessoas no mesmo prédio tiram paredes interiores sem qualquer critério e reforço e criam problemas gravíssimos.

Claro que não é isso que o zedasilva recomenda e o seu caso está claramente longe dessa realidade. Se tirar uma parede a mais sem cuidado, pior dos casos só cai em cima da sua própria cabeça.

0.0093 seg. NEW