Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho em vista uma moradia em pedra, estado habitável na região norte. Para isso, tendo de vender o meu apartamento na região da Grande Lisboa.
    Pelo que tenho visto, com a venda do apartamento consigo pagar o que devo ao banco e comprar a moradia em pedra. Ficaria sem encargos.

Em termos de trabalho teria de tentar recorrer ao teletrabalho na atual empresa, ou procurar algo na região norte.

Vou visitar o imóvel pessoalmente em breve.
    O que devo ter em atenção, visto tratar-se de uma casa em pedra?
    Quais são os custos de manutenção que devo considerar?

Obrigada
      IMG_20241229_132056.jpg
      IMG_20241229_132218.jpg
  2.  # 2

Colocado por: aniloracrib3Em termos de trabalho teria de tentar recorrer ao teletrabalho na atual empresa, ou procurar algo na região norte.

Esta é a questão fulcral.
    O trabalho e o ganha-pão.

Se tiver uma família e filhos é mais complicado conciliar.
    Novos vínculo terão de ser estabelecidos...

Não há tantas ofertas de atividades culturais...mas há repartições, piscinas, gimnodesportivos com pouca gente.

Não há trânsito 🚦!

Está tudo perto.
    A não ser que a casa seja isolada.

Atenção à proximidade de transportes públicos, cafés, restaurantes, pontos de lazer como jardins, praias fluviais, parques naturais, etc etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  3.  # 3

Parece já estar remodelada.
    Custos de manutenção não me parece à partida que vá surgir alguma coisa.
    Mas foi só pelas fotos.

O telhado estará bom?
    Parece que sim.
  4.  # 4

A divisão da fotografia é muito pequenina...
    Mas as janelas parecem ter caixilharia moderna de boa qualidade.
  5.  # 5

Excelente ideia, se conseguir sugiro a avançar.

No entanto tenha em consideração que 90% do remote work vai ter um fim até 2027, por diversas razões.

Note que os melhores empregos e mais bem remunerados estão na capital.
  6.  # 6

Colocado por: setaevraentanto tenha em consideração que 90% doremote workserá um fim até 2027, por várias razões

Será?

É que as empresas poupam muito em recursos, arrendamento de espaços, etc com o homeworking.

A quantidade de agências bancárias e de seguros que encerraram balcões!
    Muitos mesmo.
  7.  # 7

É que as empresas poupam muito em recursos, arrendamento de espaços, etc com o homeworking.

Precisamente esta é uma das razões, quem "está do outro lado não quer que isto aconteça". Muitos líderes de organizações/empresas têm investimentos na área do imobiliário, e com o teletrabalho têm perdido muito €€€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  8.  # 8

9.  # 9

Não há filhos, nem grandes encargos.
    Sou apenas eu.
    Os meus pais, já reformados vivem a cerca de 100km da zona para onde pretendo mudar.
    Não tenho interesse em centros comerciais e afins... A carreira também não é algo que me preocupe.
    Quero ganhar o suficiente para viver confortável, sem luxos.
    A moradia tem algum terreno, o que também possibilitará cultivar a terra e ter alguns animais (galinhas para ter ovos frescos e talvez uma cabra ou duas para tratar do pasto e ter leite, quem sabe).
    A casa fica numa aldeia, a 12km da capital de distrito e a 7km da vila mais próxima, que também tem comboio direto para o Porto.
    Pelas fotos aparenta estar em bom estado... Mas só vendo pessoalmente.

Obrigada pelos inputs
  10.  # 10

Se conseguir trabalhar remotamente, porque não arrendar durante 1-2 anos a ver se gosta? Pode (ou não) mudar de ideias depois do período de lua de mel. Pessoalmente sou um rato de cidade, dava um tiro na cabeça. Mas tenho a sorte de viver ao lado dos meus pais, que é talvez a coisa mais importante para mim.
  11.  # 11

A mim foi ao contrário, fui estudar para lisboa há 25 anos e detestei aquilo. Regressei logo ao norte.
    Ainda hoje detesto Lisboa. E agora com o turismo é de fugir.
    Se está perto de tudo onde pretende comprar a casa e a vizinhança for acolhedora, nao tenho dúvidas que vai adaptar-se facilmente.
    O ar puro e a natureza vão trazer-lhe ouro à sua vida.
    Concordam com este comentário: A. Madeira, Palhava, setaevra
  12.  # 12

Colocado por: Sirruperestudar para lisboa há 25 anos e detestei aquilo

Eu pelo contrário adorei aquilo!
    E cá fiquei.

Há muita diferença de experiências mesmo entre pessoas morando na mesma rua.

No mesmo prédio há quem more numa cave sem luz, quem more no R/ch e tenha uma horta, e quem tenha vistas fabulosas no último andar.

Tudo depende da situação.
    Acredito que haja quem consiga ter uma vida junto da Natureza vivendo em pleno centro de Lisboa.
    Concordam com este comentário: setaevra
  13.  # 13

Veja o nível de radão dentro de casa
  14.  # 14

A moradia precisa de reabilitação, pelo menos ao nível de WC e cozinha, lembre-se que é numa zona que faz frio a sério no inverno e calor a sério no verão, o imóvel tem problemas com pontes térmicas e acima de tudo com humidades ascendentes, estores em pvc datado e caixilharia com vidro simples e série sem corte térmico, tente usar estes argumentos a seu favos na hora de negociar o imóvel, apesar do mesmo já ter um preço em conta para a área que oferece.
    Verifique igualmente a cobertura de serviços de internet e rede móvel uma vez que disso dependerá a operacionalidade do teletrabalho.
    • paulos
    • 30 dezembro 2024 editado

# 15

Eu não me mudaria para o porto nem para Lisboa.

Todo o stress que se passa no transito não compensa isso. Se contabilizamos, ao fim do ano passamos semanas dentro do carro ou dos transportes públicos.

A qualidade de vida nessas cidades acredito que seja bem pior derivado a isso.

Isto é a foto de um colega que trabalha no porto, ao fim de uma semana foram mais de 6h para fazer 118km. Doideira...
      IMG-20241211-WA0016.jpg
    • HFSF
    • 30 dezembro 2024

# 16

Colocado por: setaevraNo entanto tenha em consideração que 90% doremote workvai ter um fim até 2027, por diversas razões.

Note que os melhores empregos e mais bem remunerados estão na capital.

Tem de me emprestar essa bola de cristal! :)
    Em IT há pessoas a trabalhar remotamente anos antes da covid. A minha empresa por exemplo está há meses a procurar escritório para expandir e não há oferta.

Eu saí de Braga para voltar à aldeia, também trabalho remoto a maioria dos dias. Se tudo correr bem não volto à cidade. Boa sorte
  15.  # 17

Colocado por: Vítor MagalhãesA moradia precisa de reabilitação, pelo menos ao nível de WC e cozinha, lembre-se que é numa zona que faz frio a sério no inverno e calor a sério no verão, o imóvel tem problemas com pontes térmicas e acima de tudo com humidades ascendentes, estores em pvc datado e caixilharia com vidro simples e série sem corte térmico, tente usar estes argumentos a seu favos na hora de negociar o imóvel, apesar do mesmo já ter um preço em conta para a área que oferece.
    Verifique igualmente a cobertura de serviços de internet e rede móvel uma vez que disso dependerá a operacionalidade do teletrabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aniloracrib3

Muito obrigado pela sua opinião. Posso lhe perguntar como sabe todos os defeitos? Conhece pessoalmente ou identifcou apenas pelas fotos?

As duas cozinhas precisam de ser reabilitadas, sim. Pelas fotos só tem o lava louça, falta tudo o resto. A cozinha do piso superior parece estar ok.
    A minha ideia seria apenas fazer a cozinha do piso superior, algo simples...
    Com o tempo, reabilito a parte de baixo (cozinha, WC) As humidades parecem ser no piso de baixo.
  16.  # 18

Colocado por: paulosEu não me mudaria para o porto nem para Lisboa.

Todo o stress que se passa no transito não compensa isso. Se contabilizamos, ao fim do ano passamos semanas dentro do carro ou dos transportes públicos.

A qualidade de vida nessas cidades acredito que seja bem pior derivado a isso.

Isto é a foto de um colega que trabalha no porto, ao fim de uma semana foram mais de 6h para fazer 118km. Doideira...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aniloracrib3
      IMG-20241211-WA0016.jpg

O objetivo da mudança é reduzir o tempo passado em deslocação... Não pretendo mudar-me para o centro do porto, mas sim para a periferia (cerca de 100km), estar perto para uma eventualidade, mas longe da confusão. Não tenho por objetivo trabalhar no centro, mesmo que não consiga manter o emprego atual em teletrabalho. Se houver vontade de trabalhar, alguma coisa se arranja, desde que seja o suficiente para pagar as contas e seja honesto.
    Sem encargo de crédito habitação, não terei grandes despesas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Madeira
  17.  # 19

Colocado por: aniloracrib3

Muito obrigado pela sua opinião. Posso lhe perguntar como sabe todos os defeitos? Conhece pessoalmente ou identifcou apenas pelas fotos?

As duas cozinhas precisam de ser reabilitadas, sim. Pelas fotos só tem o lava louça, falta tudo o resto. A cozinha do piso superior parece estar ok.
    A minha ideia seria apenas fazer a cozinha do piso superior, algo simples...
    Com o tempo, reabilito a parte de baixo (cozinha, WC) As humidades parecem ser no piso de baixo.

A moradia é aqui perto, mas não conheço pessoalmente apenas identifiquei o anuncio no idealista.
  18.  # 20

Colocado por: aniloracrib3

O objetivo da mudança é reduzir o tempo passado em deslocação... Não pretendo mudar-me para o centro do porto, mas sim para a periferia (cerca de 100km), estar perto para uma eventualidade, mas longe da confusão. Não tenho por objetivo trabalhar no centro, mesmo que não consiga manter o emprego atual em teletrabalho. Se houver vontade de trabalhar, alguma coisa se arranja, desde que seja o suficiente para pagar as contas e seja honesto.
    Sem encargo de crédito habitação, não terei grandes despesas

O local é interior mas não é remoto ou coisa que se pareça, em 10 minutos está num centro urbano com todas as comodidades que isso proporciona. Eu trocaria facilmente Vila Nova de Gaia por essa "Vila" 😊

0.0223 seg. NEW