Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Creio que 0.158€ + iva
  2.  # 2

3.  # 3

4.  # 4

SCOP 4,54. apesar de ser litoral é bem bom parece quase uma Daikin kitada.

ps: convem comprovar o consumo com um contador externo, os integrados não são exatos nem fiáveis, pois apresentam desvios de 5% a 30% mais
    • SrR
    • 5 janeiro 2025

# 5

E parece ter a curva climática activada.
  5.  # 6

Colocado por: jorgealvesSCOP 4,54. apesar de ser litoral é bem bom parece quase uma Daikin kitada.

ps: convem comprovar o consumo com um contador externo, os integrados não são exatos nem fiáveis, pois apresentam desvios de 5% a 30% mais

Não é bem o caso, apesar de ser litoral este sitio em particular é uma geladeira natural, é proximo de um rio mas ainda assim edificil de entender como as temperaturas baixam tanto! ...

Estive hoje a dar uma vista de olhos no shelly 3 EM, aquilo paga um mes de aquecimento 🙃...
  6.  # 7

Colocado por: SrRE parece ter a curva climática activada.

Pode explixar o que é e como se manifesta?
    O que observo é que nestes dias de temperaturas mais altas 15ºc a temperatura dos termostatos baixa para 19.5ºc em média, não deveria manter sempre nos 20ºc que é a temperatura pedida nos mesmos?
  7.  # 8

Uma questão, é impressão minha ou essa bomba de calor está sobre dimensionada para a área em de aquecimento em questão?
    • SrR
    • 5 janeiro 2025

# 9

Colocado por: MarcopomPode explixar o que é e como se manifesta?
    a temperatura de impulsão varia consoante a temperatura exterior.
  8.  # 10

Colocado por: nokia71Uma questão, é impressão minha ou essa bomba de calor está sobre dimensionada para a área em de aquecimento em questão?

Sim está, por opção!
  9.  # 11

10.  # 12

Relativamente ao contrato de energia, se estas máquinas fazem a sua própria gestão, otimizada consoante as condições exteriores e interiores, a escolha de uma tarifa de horário simples é provavelmente a mais adequada, certo?
    • mica
    • 6 janeiro 2025

# 13

Colocado por: JosamRelativamente ao contrato de energia, se estas máquinas fazem a sua própria gestão, otimizada consoante as condições exteriores e interiores, a escolha de uma tarifa de horário simples é provavelmente a mais adequada, certo?

Bi-horaria seria melhor pq de dia as temperaturas estão mais altas e se tiver uma boa exposição solar da casa por vezes a bomba está bhoras desligada de dia, e de noite é sempre a bombar
  11.  # 14

O consumo de uma casa vai para lá da BC, os tarifários devem ser pensados caso a caso.. acho!
  12.  # 15

Colocado por: Marcopom
    Sim está, por opção!
    algum motivo em especial? É que das maiores críticas que tenho visto recentemente às bombas de calor é o consumo excessivo devido ao só redimensionamento das bombas de calor quando aplicadas com piso radiante. Aliás, aposto que o Jorge Alves diria que uma de 6kw ou menos seria suficiente para essa área.
    • SrR
    • 6 janeiro 2025

# 16

E va lá que não é de 16kw
    •  
      jorgand
    • 6 janeiro 2025 editado

# 17

A minha la continua a bombar ,sem ainda estar configurada como devia ,quando esta for de vela vira outra da mesma marca, embora a irmã mais pequena um pouco.
      20241231200000317_fedf35aa129049ce8345658c5e8ceead_J17739304.jpg
  13.  # 18

Creio que a equação apontava para 8kw, volto a frisar as temperaturas aqui são bastante agrestes, durante o inverno são mais os dias de gelo que sem ele..
  14.  # 19

Colocado por: SrRE va lá que não é de 16kw

Sim, agora já são mais raros mas ainda anda por ai muito pato bravo...
  15.  # 20

Colocado por: MarcopomO consumo de uma casa vai para lá da BC, os tarifários devem ser pensados caso a caso.. acho!

Concordo. No meu caso já estava a admitir que, durante metade do ano, 70 % do meu consumo seria para a BC (estarei a exagerar?), que não possuo hábito de colocar máquinas a trabalhar de madrugada, ou VE para carregar por exemplo.

0.0195 seg. NEW