Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há um ano o empreiteiro instalou pavimento vinílico na minha casa na parte final das obras. O pavimento vinílico que está sobre betonilha faz ruído ao andar sobre ele. Desde que me lembro teve sempre este problema. O ruído vai desde estalidos a outros que se assemelham a espalhar areia, não sei explicar muito bem...
    Já imaginei o que poderia ser: 1. poeira e detritos por baixo do pavimento, por eventual falta de limpeza adequada na instalação; 2. Betonilha com irregularidades, buracos e altos, em alguns sítios sinto debaixo dos pés algum relevo; 3. Falta de um filme plástico entre a betonilha e o pavimento vinílico como recomendado pelo fabricante (por isto pode ser que o pavimento fica preso à betonilha e não consiga se expandir e contrair?); 4. Má instalação de alguma outra forma

O traçado mais longo sem qualquer perfil não chega a 12m na direção do comprimento das tábuas.

No sótão da casa que tem bem menos área, o pavimento está sobre placas de viroc e não acontece o ruído que acontece no piso térreo.

Também noto que algumas tábuas estão meio suspensas e parece que vão indo ao lugar calcando-as, não tocam no chão totalmente e já umas 3 juntas que de partiram. Ao andar sente-se zonas que o vinílico parece estar a flutuar e não tem contato com a betonilha.

O pavimento vinílico é da hidroclic PAV.VINILICO SPC CARVALHO HONEY
    1220x181x4mm(0,55)+1mm TELA https://www.revesperfil.pt/produto/hidroclic-floors/

O que pode ser a origem do problema 😵‍💫? E como poderia resolver? O pavimento vinílico que comprei é de qualidade? A instalação foi má?
  2.  # 2

Colocado por: vascoooolFalta de um filme plástico entre a betonilha e o pavimento vinílico como recomendado pelo fabricante
    qual é a dúvida???
  3.  # 3

À partida é má instalação. Se o empreiteiro não aceitar resolver o problema, antes de avançar com alguma medida judicial, tente solicitar uma visita do fabricante, eles têm sempre interesse em ter boas referências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vascooool
  4.  # 4

O filme plástico normalmente só é recomendado em pisos térreos, precisamente por causa de eventuais humidades ascendentes.
    O problema é mesmo a base não estar em condições, devidamente desempenada e limpa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vascooool
  5.  # 5

Colocado por: nunogouveiatente solicitar uma visita do fabricante, eles têm sempre interesse em ter boas referências.

Acha que o fabricante vem aos Açores ver a instalação feita por um pequeno "empreiteiro"? Em que é que isso pode ajudar?
  6.  # 6

Segundo consegui falar com a empresa, suspeita o desnível da betonilha como principal razão para ouvir os clicks, pela experiência. O ruído deverse-á ao movimento das juntas para baixo e para cima no desnível/concavidade da betonilha, quando o pavimento é pisado. Também humidades ascendentes podem ter um papel relevante, uma vez que não há filme plástico, podendo alterar as propriedades do material, que é composto por pó de pedra e plástico colados com resina.
    Outro ponto é que o peso de moveis pode impedir que o flutuante "trabalhe"/expanda para os perímetros, e assim se levante. Tenho uma península de cozinha e roupeiro de quarto que podem estar a prender o pavimento.
    Se há falta de folga entre o pavimento e a parede por baixo do rodapé, impede o pavimento de se mover e ele levanta-se da base.

O que me recomendou fazer é retirar rodapé e confirmar se há folgas entre o pavimento e a parede.
    Retirar o pavimento com cuidado para não o danificar, verificar o nível da betonilha. Se houver desnível maior ou igual a 2mm, deve ser aplicado autonivelante e, em todo o caso, filme plástico para evitar humidade ascendente da betonilha. Perceber se o piso apresenta humidade por baixo.
    Usar perfis de transição nas soleiras das divisões.
    Em último caso, posso colar o pavimento diretamente na base.

0.0111 seg. NEW