Iniciar sessão ou registar-se
    • jcab
    • 30 dezembro 2024

# 1

Boa tarde,

Estou a vender um imóvel (vazio) em Odivelas a uma pessoa que irá usar crédito bancário do Millenium.

O banco disse ao comprador que precisa que eu entregue documento de direito de preferência. Isto é mesmo obrigatório?
    Quando comprei o apartamento em 2019 pela casapronta, o vendedor não facultou esse documento.
  1.  # 2

Sim, é.

Creio que se o imóvel estiver em Área de Reabilitação Urbana:ARU.

Tem de ser publicado anúncio de direito de preferência não para inquilinos mas para as entidades públicas que a possam legalmente exercer.

https://www.casapronta.pt/CasaPronta/preferencias/ServicosOnline.jsp
    • jcab
    • 30 dezembro 2024 editado

# 3

Colocado por: PalhavaSim, é.

Creio que se o imóvel estiver em Área de Reabilitação Urbana:ARU.

Tem de ser publicado anúncio de direito de preferência não para inquilinos mas para as entidades públicas que a possam legalmente exercer.

https://www.casapronta.pt/CasaPronta/preferencias/ServicosOnline.jsp

O imóvel não está situado em zona de ARU.
    Significa que estou isento de apresentar esse documento?
    Algum site que mencione isso para ter a certeza e dar como prova ao Millenium ?

Edit:
    Encontrei isto:

“ As câmaras municipais são a entidade prioritária a poder exercer direito de preferência (em segundo lugar estão as regiões autónomas da Madeira e Açores e por último o Estado), desde que o imóvel esteja localizado numa zona de pressão urbanística, numa zona protegida ou de reabilitação e tenha sido classificado ou esteja em vias de ser. “

Agora não faço a mínima de como ver se está numa zona ZPU…
    • Soliva

# 4

Já há algum tempo que não consulto os mapas , mas até há 1 ano atrás não havia um m2 na área metropolitana de Lisboa que não fosse sinalizada como zona de pressão urbanística pelos municípios, só isso é suficiênte para o município ter direito de preferência.
    Não perca tempo … faça o pedido no site Casa Pronta … espera o tempo legal e siga pra bingo.

Ps… afinal até foi fácil aceder … entre nos documentos da CM Odivelas e está lá o plano de habitação municipal é ler…
    Concordam com este comentário: Palhava
  2.  # 5

Não sei se o anúncio é pago, mas mais vale ter coisas a mais do que não ter, pois volta e meia podem pedir.

Já fiz uma vez e nem era um requisito.
    • jcab
    • 30 dezembro 2024

# 6

Colocado por: SolivaPs… afinal até foi fácil aceder … entre nos documentos da CM Odivelas e está lá o plano de habitação municipal é ler…

Viva,

Não percebi muito bem o seu PS.
    Que dizem esses documentos da CM de Odivelas? Tem link disso?
    Ou seja, terei de pedir o direito de preferência?
  3.  # 7

Colocado por: PalhavaNão sei se o anúncio é pago, mas mais vale ter coisas a mais do que não ter, pois volta e meia podem pedir.

Já fiz uma vez e nem era um requisito.

Custa 15€
    E é aguarda 15 dias.
    Geralmente as câmaras nunca exercem direito de preferência.

Jcab.
    Como já foi sugerido, é fazer o direito de preferência, assim vai descansado para a escritura.
    • jcab

# 8

resolvido
    • jcab

# 9

resolvido
    • jcab
    • 31 dezembro 2024

# 10

Já agora, o pedido através deste link: https://www.casapronta.pt/CasaPronta/preferencias/ServicosOnline.jsp é válido unicamente quem irá fazer escritura através da casa pronta, ou também se for escritura organizado pelo Millenium BCP?
  4.  # 11

É válido para qualquer Notário ou Entidade legalmente habilitada para realizar Escrituras de Imóveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcab

0.0158 seg. NEW