Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Carissimos,
    Gostaria da vossa opinião e ajuda sobre um problema que o meu apartamento tem.É um apartamento com cerca de 4 anos e desde o 1º Inverno que tem aparecido água(infiltrações??) nas paredes interiores. Aparentemente seria dos alumínios que deixavam entrar água pelo perfil inferior e que se infiltrava para a parede.Mas este ano, como o inverno choveu muito, começou a aparecer água junto a uma janela mas em cima.O empreiteiro diz que a responsabilidade é do fornecedor dos alumínios e que não vai trocar janelas. Eu julgo que poderá entrar a água pelas pedras ou põe fendas na parede…não sei…estou muito desiludido com tudo isto e preciso mesmo da vossa ajuda para ver se consigo resolver o problema. Não vou estar aqui a chatear com mais blá blá blá…vamos falando ok?
    Junto fotos sobre o problema.
      DSC06014.JPG
    • vmgl
    • 14 março 2010

# 2

Em que piso se situa o seu apartamento? por cima do seu apartamento é a cobertura?
    Tem o projecto do apartamento pode digitalizar e colocar aqui indicando aonde se situa essa parede no projecto?
    Talvez assim o possamos ajudar.
  2.  # 3

Xiii isso está pior que o meu, que também está com problemas nos alumínios...
  3.  # 4

É o 3º andar e por cima é a cobertura.
    Junto a planta com indicação onde aparece água.
    Obrigado
      locais com agua.jpg
  4.  # 5

mais fotos.
      DSC06022.JPG
    • vmgl
    • 14 março 2010

# 6

Suspeito que os muretes do terraço não estarão eficazmente impermeabilizados e uma vez que estão conectados a laje do terraço transmitem humidades que descem ate ao seu apartamento, suba ao terraço e verifique as impermeabilizações dos referidos muretes, tire se possível uma foto e coloque aqui.

Verifique também a parte aonde começa o dito murete a partir da laje. existe fissuras na impermeabilização ? já agora como foi realizada a impermeabilização da lage?
    •  
      MartaD
    • 14 março 2010 editado

# 7

Credo. O meu também 3º andar e por cima é a cobertura. Também postei aqui a planta do meu apto e também tenho problemas nos mesmos sítios que você tem, ou seja, dos lados das janelas. E sabe porque não tenho a tinta assim a descascar? Porque essas partes são forradas a "madeira" e por isso, é a madeira que está a ficar podre. Mas o caso é semelhante (só que no meu o problema está mais abaixo, próximo do chão, pelo menos é aí que vejo a madeira a apodrecer)

Se quiser, passe no meu tópico para ler algumas respostas que deram ao meu problema (que aparentemente é semelhante ao seu):

https://forumdacasa.com/discussion/8727/problemas-no-meu-apartamento-com-1-ano-fotos/#Item_38
    • vmgl
    • 14 março 2010 editado

# 8

Do meu ponto de vista nada terá a ver com os alumínios os seus problemas, será um problema da laje que lhe passa humidades para as paredes exteriores.

Os tectos não têm humidades? não têm tectos falsos pois não?
    • vmgl
    • 14 março 2010

# 9

O seu caso é diferente Marta, o seu deve-se as infiltrações dos seus terraços, tambem devido as más impermeabilizações disso não tenho duvidas, as suas paredes estão a receber a humidade que está presente nas laje ou nas betonilhas exteriores. Faço ideia os tectos dos vizinhos de baixo.
    Mas as fissuras ... isso é de facto porque o edificio cedeu um pouco e dai as paredes terem fissurado.
    As manchas da parede que dá para o exterior esite porque a parede absorve a humidade que esta na betonilha exterior ou seja o problema estara sempre na impermeabilização dos seus terraços exteriores e a ligação a parede.
  5.  # 10

Se o problema do apartamento do PFurtado fosse da cobertura, as infiltrações não estariam concentradas nas PAREDES que dão para o exterior, mas sim espalhadas nos tectos.

O problema é, obviamente, algures na fachada.
    Se é das caixas de estore,
    das ligações das cantarias à alvenaria,
    de rachas nas paredes exteriores,
    de mau isolamento dos caixilhos de alumínio,
    ou dos furos dos parafusos que ligam os alumínios à cantaria, etc.
    NÃO SEI (eu até percebo disto, mas não sou vidente!). :-)

Mas é de uma (ou mais) destas hipóteses.

A solução, meu caro PFurtado, É:

1. NÃO ACEITE a resposta do construtor sobre ser "irresponsável" (ele É responsável pelos alumínios, pelas pedras, pelas tintas, pelos parafusos, etc., por tudo o que incorporou na casa que lhe vendeu!).

2. Consulte UM ADVOGADO para que ele lhe redija uma carta a enviar ao construtor com aviso de recepção.

3. Envie cópia ao administrador do condomínio
    • vmgl
    • 14 março 2010

# 11

Colocado por: vmglSuspeito que os muretes do terraço não estarão eficazmente impermeabilizados e uma vez que estão conectados a laje do terraço transmitem humidades que descem ate ao seu apartamento, suba ao terraço e verifique as impermeabilizações dos referidos muretes, tire se possível uma foto e coloque aqui.

Verifique também a parte aonde começa o dito murete a partir da laje. existe fissuras na impermeabilização ? já agora como foi realizada a impermeabilização da laje?

Caro Luis, ao falar nos terraços refiro-me aos muretes de delimitação do terraço que por sua vez são assentes na laje que está ligada as paredes de fachada por sua vez.
  6.  # 12

Colocado por: vmgl
    Caro Luis, ao falar nos terraços refiro-me aos muretes de delimitação do terraço que por sua vez são assentes na laje que está ligada as paredes de fachada por sua vez.

Há possibilidade de colocar fotos da cobertura e das fachadas?
  7.  # 13

quer-me parecer que o problema está na ligação das caixas de estores á parede, há ali seguramente uma infiltração e visto ser repetida em todas as janelas, isso pode ser um problema mesmo de deficiente execução nesses pontos.
    Talvez removendo as madeiras da caixa e verificar se há algum ponto humido nessa zona.
  8.  # 14

Colocado por: vmgl Caro Luis, ao falar nos terraços refiro-me aos muretes de delimitação do terraço que por sua vez são assentes na laje que está ligada as paredes de fachada por sua vez.
    Eu percebi carissimo vmgl.
    Mas olhe para onde apontam TODAS as setas vermelhas.

Se fosse um problema do murete da cobertura, as infiltrações não se limitariam à zona das janelas.

E era preciso um grande galo para que a água viesse daí até meio das paredes (abaixo das caixas de estore) sem deixar quaisquer marcas nos tectos...
  9.  # 15

Colocado por: marco1quer-me parecer que o problema está na ligação das caixas de estores á parede, há ali seguramente uma infiltração e visto ser repetida em todas as janelas, isso pode ser um problema mesmo de deficiente execução nesses pontos.
    Talvez removendo as madeiras da caixa e verificar se há algum ponto humido nessa zona.

Por acaso, no outro dia removi as madeiras da caixa, mas como tinha pouca luz, não consegui ver bem a caixa dos estores. A ver se tiro foto dessa parte para meter no meu tópico.
  10.  # 16

Colocado por: Anonimo16062021 Como na maioria das obras em Portugal, primeiro terminar as ombreiras das janelas e só depois aplicam os alumínios,e quando devia de ser o contrario para não acontecer estes problemas,.
    É páááá!
    Sou eu que estou a ver mal ?
    É que não percebo como executar tal coisa !

Eu sei que os pedreiros têm uma "bitola" de 1cm e os serralheiros de 1mm. Mas se as pedras vierem com as medidas correctas, o erro (o tamanho da folga) deveria ser aceitável.

Ou está a dizer que o REMATE do reboco contra as cantarias deve ser feita depois dos alumínios colocados?
  11.  # 17

Irei colocar fotos da fachada do prédio e irei aceder ao telhado para tirar fotos à caleira e à latibomba. Não tenho nenhum tecto com humidade. As molduras das janelas são de granito spi alpalhão (acho que é este o nome) e sei que a cantaria lateral é colada. Na caleira é revestida a tela asfáltica com revestimento a xisto. Assim que for possivel anexo mais fotos.
    Muito obrigado.
  12.  # 18

Mais uma facto relevante: este inverno tive sempre os estores fechados, ou seja, levei o Inverno num "Bunker", e este Inverno choveu muiissimo, como sabem.
    PFurtado.
  13.  # 19

Colocado por: PFurtadoMais uma facto relevante: este inverno tive sempre os estores fechados, ou seja, levei o Inverno num "Bunker", e este Inverno choveu muiissimo, como sabem.
    PFurtado.

Já eu ,tive sempre os estores abertos ;)
    Acho que os meus estores nunca fecham a não ser quando vou de férias eheheh
  14.  # 20

Colocado por: PFurtadoMais uma facto relevante: este inverno tive sempre os estores fechados, ou seja, levei o Inverno num "Bunker", e este Inverno choveu muiissimo, como sabem.
    PFurtado.

Como é que se vive numa casa com os estores sempre fechados? Poças...

0.0199 seg. NEW