Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quero melhorar a efeciencia térmica da minha casa pois tem grandes perdas pelo sotão.

Recomendam isolar a laje do sotão com lã rocha 8-10 cm com papel kraft ou é mais efeciente colocar tecto falso (de madeira ou outro material, qual?) ?

No caso do tecto falso é conveniente colocar placas de xps no seu interior? e membrana transpiravel?

obrigado
  2.  # 2

Colocado por: jose bisolar a laje do sotão com lã rocha 8-10 cm com papel kraft

Aqui pelo fórum é amplamente consensual que esta solução é a melhor. Faça uma pesquisa e vai encontrar muitos tópicos sobre isso
  3.  # 3

Para um sotão que practicamente não é utilizado - tem acesso por uma pequena porta devo usar lã de vidro ou de rocha?
  4.  # 4

Colocado por: jose bPara um sotão que practicamente não é utilizado - tem acesso por uma pequena porta devo usar lã de vidro ou de rocha?

Na minha opinião use a mais barata
    • jose b
    • 9 janeiro 2025 editado

# 5

Já adquiri a lã mineral em rolo com papel kraft.

Como devo colar a lã por forma a unir melhor fila a fila?

Alguma fita cola especial? Tem de ser larga por forma a prender bem a zona de união ...

Ou basta estender no chão ?

obrigado
      La_Mineral_Esteira_sotao.jpg
  5.  # 6

Boa tarde,
    Na minha opinião, basta ficar justa, bem apertada fila a fila. A última fila ajuda a ajustar. Dependendo da densidade pode não ser eficaz pôr algum tipo de fita cola, a menos que fosse uma dupla face que olaria no chão e no papel
  6.  # 7

Boa noite, o papel kraft tem que ficar virado para baixo(parte aquecida da casa), como está a pensar meter fita cola? A não ser que meta duas camadas e a de cima cruzada em relação à de baixo com o papel para cima e meter fita cola!
  7.  # 8

exemplo:
      593493b47a5e9-reduzirfotos-com.JPG
  8.  # 9

Convém também ter cuidado com os roedores, pois adoram essas "caminhas" para fazerem os seus ninhos, e vão destruindo tudo.
  9.  # 10

Colocado por: jose bComo devo colar a lã por forma a unir melhor fila a fila?

Não precisa de fita- Basta ficar bem ajustada, comprimida entre faixas.
  10.  # 11

Boas, para não estar a abrir outro tópico, o meu telhado e a laje são ambos em "vigas+tijolo"(?). Vou aplicar lã mineral, devo considerar na mesma com 100mm?

Cumprimentos
  11.  # 12

Colocado por: PedroRibeiro09Boas, para não estar a abrir outro tópico, o meu telhado e a laje são ambos em "vigas+tijolo"(?). Vou aplicar lã mineral, devo considerar na mesma com 100mm?

Cumprimentos

Boa tarde, sim. 10cm é o mínimo recomendado
  12.  # 13

Aproveitando o tópico, se for um sótão com o telhado inclinado feito em placa de betão, já tem roffmate por fora debaixo das telhas mas é muito frio e húmido no inverno e quente no verão. O frio acaba por passar para o andar de baixo e o calor no verão.
    Não era habitado, foi aproveitado pelos antigos donos para arrumos, meteram uma escada em ferro, chão de cerâmica e pintaram mas não tem altura suficiente para andar em pé, só no centro.
    Que aconselham para melhorar a nível térmico? Para não ter tantas perdas pelo sótão mas que fique oculto.
  13.  # 14

Colocado por: fpacardosoAproveitando o tópico, se for um sótão com o telhado inclinado feito em placa de betão, já tem roffmate por fora debaixo das telhas mas é muito frio e húmido no inverno e quente no verão. O frio acaba por passar para o andar de baixo e o calor no verão.
    Não era habitado, foi aproveitado pelos antigos donos para arrumos, meteram uma escada em ferro, chão de cerâmica e pintaram mas não tem altura suficiente para andar em pé, só no centro.
    Que aconselham para melhorar a nível térmico? Para não ter tantas perdas pelo sótão mas que fique oculto.

Mas é para aproveitar o sotão?
  14.  # 15

Colocado por: LrLisboa

Mas é para aproveitar o sotão?

O sótão foi aproveitado pelos antigos donos, não tinha acesso sequer, e continua a ser utilizado para arrumos.
  15.  # 16

Colocado por: fpacardoso
    O sótão foi aproveitado pelos antigos donos, não tinha acesso sequer, e continua a ser utilizado para arrumos.

Consegue fazer teto falso na estrutura do telhado? seria por aí.
    Mas se só quer melhorar termicamente o piso abaixo então seria usar xps no chão do sótão. Digo xps para conseguir manter como arrumos, senão iria para lã mineral, como sugerido acima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso
  16.  # 17

Coloquei a lã com o papel kraft voltada para a laje do sotão.

Infelizmente os 2 rolos não foram suficientes.

O que recomendam, comprar placas xps à unidade ou será melhor novo rolo e utilizar uma pequena quantidade :-( ??
  17.  # 18

Não consegui colocar as imagens, só em pdf
  18.  # 19

Compreendo, mas acho que devia terminar o trabalho com o mesmo material.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • jose b
    • 14 janeiro 2025 editado

# 20

Pois, é mais porque só vou utilizar uns metros.

Posso sempre colocar o restante cruzado com o que já está com o kraft agora para cima , embora não fique na area total.

Ou comprar um rolo de metade da espessura e aplicar 2 camadas. Sempre gasto mais m2 ...
    Concordam com este comentário: Dacepa, JoãoEduardoDias

0.0209 seg. NEW