Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia e umas boas entradas para todos.

Vou tentar explicar isto o melhor que consigo é a minha primeira casa nunca tive experiencia em aquisição nem parecido e como existe outro interessado no negocio pelo que tenho que ser rapido com a analise da documentação e proposta, só dia 4 tenho uma reunião com um arquiteto e advogada para tirar algumas duvidas.
    (O proprietário mostrou-me mensagens do interessado que vem novamente a meio de janeiro para finalizar a papelada, mas como não deixou sinal nem assinou nada ainda está a mostrar a casa).

Então finalmente vi um imovel que gostamos, somos 3 mas 4 em breve e precisamos este proximo ano de investir em algo, e em termos de preço e o que procuro esta casa parecia ter potencial. Trata-se de uma moradia geminada com 2 casas independentes/entradas separadas com um terraço no meio dividido.

Os problemas/duvidas após ver ontem alguma documentação e falado com o proprietário foram..

1º Certidão da Camara em 2003 em que a casa não tem licençã habitalidade pois foi construida antes de 1951
    Creio que isto não é nenhum problema de não ter licença visto ter a certidão já que isenta a licença? e não preciso de ter também num futuro caso queira vender?

2º na certidão da conservatoria aparece esta informação "Resultante da anexação dos predios nºxxx e xxxx, em virtude de constituirem um só predio creio ter sido averbado em 2019.
  2.  # 2

3º Renovação e alteração de planta sem legalização.
    Em anexo vou por uma tentativa de exemplo da planta original, e como está atualmente apos a renovaçao
    Aqui é o que tenho mais receio de comprar e ao tentar legalizar mandarem-me demolir o que foi feito e ter gastos em colocar como estava..
    Foi feito um aumento da casa fechado a marquise e parte do terraço, e no sotão havia um espaço de arrumo e um terraço de cerca 20-30m2 do qual aumentaram o telhado do sotão passando de 1,30mto para 2,30mt e fecharam o terraço também, basicamente ficou em cima com 2/3 divisões com boas areas e sem terraço no piso 1.

Sera que isto é possivel legalizar e não seja um bico de 7 cabeças? ou vou ter problemas e custos e provavelmente ter que demolir o que se fez? este é o meu receio e como é a primeira compra, é para a familia não me queria meter em muitas complicações financeiros e psicologicos com eventuas stresses.. O meu intuito é também ir um pouco mais tranquilo, ou com mais perguntas e respostas para a reunião depois para a semana para que possa dar logo uma resposta ao vendedor quando sair da reunião.

Tentativa de Planta
    Muito obrigado pelo tempo e cumprimentos a todos
  3.  # 3

Colocado por: Joaofreitas180Sera que isto é possivel legalizar e não seja um bico de 7 cabeças? ou vou ter problemas e custos e provavelmente ter que demolir o que se fez? este é o meu receio e como é a primeira compra, é para a familia não me queria meter em muitas complicações financeiros e psicologicos com eventuas stresses.. O meu intuito é também ir um pouco mais tranquilo, ou com mais perguntas e respostas para a reunião depois para a semana para que possa dar logo uma resposta ao vendedor quando sair da reunião.

Só a câmara poderá dizer se eou não passível de legalização.
    Se fizer reunião com a câmara, apresente toda a informação disponível e caso a resposta seja positiva requeira-a por escrito.

No entanto, a meu ver, há aí problemas.
    Alteração de volumetria é meio caminho para a validade da certidão de isenção da licença de habitabilidade se perder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaofreitas180

0.0063 seg. NEW