Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Estou há 3 ou 4 dias com um problema esquisito aqui em casa.
    Volta que não volta, ouço um estouro no quadro eléctrico (e fica um leve cheiro a queimado no ar).
    Observando o quadro, verifico que há 3 botões desligados:
    - o de corte geral
    - um disjuntor que diz M.Roupa (que não tem lá máquina de roupa nenhuma ligada......)
    - e um grande que está à parte que diz ser o diferencial

Sempre que isto acontece, fico sem eléctricidade em toda a casa (lógico, geral desligado...), e sou forçado a voltar a ligar o geral e o diferencial.
    Isto primeiro acontecia com uma frequência de 1x ao dia mas agora está a acontecer várias vezes por dia, por vezes com intervalos de 4 horas, 3 horas e até mesmo de 2 horas. Julgo que sempre foi aleatório mas que nos primeiros dias deu-me descanso por 24 horas.

Hoje, numa das vezes em que aconteceu, liguei novamente o disjuntor M.Roupa, liguei novamente o diferencial e quando liguei novamente o Geral ouvi um estouro alto e verifiquei que o diferencial tinha disparado no momento em que eu tinha tentado ligar o geral.

Quero entregar isto a um electricista encartado e competente, mas isto calhou nesta altura de feriados em que se torna mais difícil de arranjar alguém que possa vir, e também quero perceber melhor o que se está a passar para explicar melhor a quem cá vier.
    Por isso estou a tentar isolar o problema.

Uma vez que sempre que isto acontece, o disjuntor M.Roupa aparece desligado, suponho que seja um problema interno (dentro de minha casa) e que esteja relacionado ou com o próprio disjuntor M.Roupa ou com algum aparelho elétrico que a ele esteja ligado.
    Já desliguei faseadamente vários aparelhos que estão ligados nesse disjuntor, e o problema voltou sempre a ocorrer. Torradeiras, jarros de aquecer água, micro ondas, air fryer, etc.
    O único aparelho que nunca desliguei foi...o frigorífico. Penso que é o único que sobra. Isto porque me parece que o exaustor da cozinha, o fogão e o esquentador estão ligados noutro disjuntor: o disjuntor Fogão.

Neste momento tenho o disjuntor M.Roupa desligado. Tenho o Geral está ligado, o diferencial também está ligado e tenho tudo a funcionar normalmente. O frigorífico também está ligado mas neste momento está ligado numa tomada que não passa pelo disjuntor M.Roupa. Está ligado numa tomada que está a passar noutro disjuntor, no disjuntor Fogão.
    Se o problema continuar a acontecer, mas agora o disjuntor Fogão começar a aparecer desligado, creio que terei encontrado a fonte do problema.

Comentários?
    Se a fonte do problema for mesmo o frigorífico, será mesmo alguma avaria do mesmo? Ou será que acontece com ele por ser um aparelho de alto consumo e só não me acontece com outras coisas porque são todas de baixo consumo?
    À mesma valerá a pena chamar um electricista para verificar a instalação eléctrica se se constatar que o problema era do frigorífico? Sei lá, com tantos disparos dos disjuntores e do diferencial, será que algum precisa de manutenção ou de ser trocado?

Obrigado e bom ano 2025.
      quadro_eletrico.png
  2.  # 2

Faça um reaperto nos bornes dos disjuntores e na ficha da maquina de lavar.

Desliga a maquina de lavar da tomada e tente ligar os disjuntores.

Atenção:
    Desligue a eletricidade quando estiver a reapertar os bornes dos disjuntores.
    Utilize uma chave isolada. Se não tiver, isole a parte metaluca com fita isoladora.
    • size
    • 1 janeiro 2025

# 3

Colocado por: tonydascruzes

Comentários?
    Se a fonte do problema for mesmo o frigorífico, será mesmo alguma avaria do mesmo? Ou será que acontece com ele por ser um aparelho de alto consumo e só não me acontece com outras coisas porque são todas de baixo consumo?

Uma vez que ligou o frigorífico a outro circuito/disjuntor, não ocasionando disparos, o problema não estará neste electrodoméstico.
    Se cheira a queimado junto ao quadro, é de supor que o disjuntor da M. ROUPA esteja com elementos internos queimados, derretidos, a provocar curto-circuitos.
    Saque fora a tapa dos disjuntores e observe o aspecto do disjuntor suspeito.
    • pkasa
    • 1 janeiro 2025 editado

# 4

Colocado por: sizeSaque fora a tampa dos disjuntores

Meta fotos
    Mais fácil de alguem o ajudar
    • zarkov
    • 1 janeiro 2025 editado

# 5

Concordo com aquilo que já fez e também com aquilo que foi sugerido fazer agora.

Gostaria de chamar a sua atenção para o tipo de aparelhos que disse ter desligado no circuito do disjuntor que está a desligar, pois são todos grandes consumidores de energia e se porventura costuma utilizar dois ou três deles em simultâneo, até posso compreender porque começou o problema a acontecer...

Importante será também verificar qual a espessura do fio que está instalado neste circuito do disjuntor que está a desligar, e também de quantos amperes é o disjuntor. Acredito que será de 16 amperes.

Boa sorte!

E... Feliz 2025!
  3.  # 6

Já me aconteceu a eletricidade da casa ir abaixo várias vezes sem percebermos do que se tratava, mesmo quando só estava o frigorífico combinado ligado. Até tínhamos receio de sair e que fosse abaixo novamente e ao chegar estar tudo descongelado.
    Chamámos um piquete que mexeu no quadro (não percebi o que fez), mas volta e meia voltava a acontecer ir tudo abaixo, embora com menos frequência.
    Um dia, estava tudo a funcionar ao nível elétrico, e calhei a passar no corredor. Senti um cheiro muito estranho e quando abri o quadro, estava a sair fumo. Desligámos tudo e arejámos. No dia seguinte chamámos um eletricista e estava um cabo dentro do quadro da eletricidade, todo queimado e descarnado. O senhor resolveu tudo e felizmente nunca mais aconteceu.
    É preciso muito cuidado e chamar sempre alguém competente.
    Concordam com este comentário: bettencourt
  4.  # 7

Colocado por: nielskyFaça um reaperto nos bornes dos disjuntores e na ficha da maquina de lavar.
    Desliga a maquina de lavar da tomada e tente ligar os disjuntores.

Boa noite, amigo.
    Agradeço o seu comentário, mas como referi na minha mensagem inicial, não há máquina de roupa nenhuma ligada naquele disjuntor.
  5.  # 8

Quanto aos aos comentários dos restantes utilizadores, agradeço muito a vossa colaboração.
    Como disse inicialmente, tenho o frigorífico ligado no disjuntor do fogão. Tenho o disjuntor M.Roupa desligado, tal como a foto partilhada na minha mensagem inicial.
    Pelo que vejo, tudo funciona.
    Tenho estado um pouco ausente aqui de casa, mas pedi a uma vizinha para cá dar um pulo 2x por dia e ela diz que até agora não teve necessidade nenhuma de rearmar o diferencial, o geral, ou qualquer outro dos restantes disjuntores.
    A casa é alugada, pelo que na segunda feira vou fazer mail/chamada ao proprietário para mandar vir um electricista, porque eu de electricidade não entendo nada e nem quero entender. ;-)
    Tenho aqui uma enorme suspeita de que a etiqueta dos disjuntores M. Roupa e Fogão está trocada.
    Por outro lado, a única coisa que ainda não testei até agora é capaz de ser mesmo o forno (deve ser isso que o disjuntor queria dizer). É que a placa não é eléctrica, é a gás. E para mim um forno é um forno e um fogão é um fogão. Para mim um fogão é um aparelho integral, com placa e forno. À antiga.
    Por isso, mais logo já testo o forno. Não quero fazer agora o teste porque estou a lavar/secar a roupa.
    Obrigado a todos e bom ano.
  6.  # 9

Bom dia.
    Conforme tinha dito, ontem depois testei o forno. O forno de facto está ligado no disjuntor Fogão e não no M.Roupa.
    Por isso, neste momento não tenho nenhuma pista sobre o que se possa estar a passar. A única coisa que faltaria testar era voltar a ligar o disjuntor M.Roupa sem ter lá nada ligado, e isso eu não vou fazer por uma questão de (falsa) segurança. De repente não se passa nada, mantenho-o ligado, vou à minha vida e um dia volto a casa e houve um incêndio à conta disso. Não estou interessado.

Todos os aparelhos (grandes e pequenos) domésticos estão a funcionar perfeitamente ligados em tomadas que estão a passar por outros disjuntores.
    Houve alguém que disse que todos os aparelhos em causa são grandes consumidores. Nem por isso, até são bastante económicos. Fiz no ano passado uma verificação com um aparelho que mede os consumos. Seja no consumo máximo instantâneo, seja no consumo do ciclo de utilização, estes aparelhos até são pouco consumidores quando comparados com outros iguais de outras marcas/modelos.
    Ainda assim, o microondas consome bastante quando ligado no máximo. Da mesma forma que a máq de roupa também consome bastante quando está a aquecer a resistência de aquecimento da água.
    Tenho um contador de 3,45KVA e nunca tive nenhum problema porque não ligo vários aparelhos em simultâneo.
    E para não deixar dúvidas, estas ocorrências de que vos falei aqui na madrugada da passagem de ano, ocorreram todas em momentos de vazio, em que não estava a usar nada. Claro que o frigorífico está sempre a consumir, mas tirando isso, não tinha nada a consumir naquele momento exceptuando a pouca iluminação (toda LED) e a TV da sala que tem 3 anos e é LED.

Vou chamar um electricista para que observe o quadro porque o problema deve estar ou no disjuntor ou na cablagem e eu nisso não mexo.
    Obrigado a todos pelos comentários.
    Bom ano.
  7.  # 10

Posso estar enganado, mas julgo que quando o diferencial dispara é por curto circuito.
    Pelos sintomas julgo que a tomada onde tinha ligado o frigorífico tenha queimado
  8.  # 11

Colocado por: Gervas69quando o diferencial dispara é por curto circuito
    é por defeito de isolamento electrico entre um condutor activo e a terra/chapa de algum elemento
    Concordam com este comentário: ClioII

0.0191 seg. NEW