Belo… Se tinha problemas de frio agora é de humidade pois então…. :/ Janelas estanques em pedras de soleira de fora a dentro e sem considerar solução de ventilação é o que dá… Não há muita coisa a fazer agora… Pôr grelhas é abrir buracos. Uma solução mais digna de resultar será com ventilações descentralizadas talvez mas precisa de alguém que o ajude a fazer isso em condições!
Mais ou menos um ano depois de substituir por essas janelas, começou a aparecer bolores e humidade numa casa onde nunca tinha tido problemas desses em aprox. 20 anos. A humidade no interior ronda os 70. Não se ouve mais o vento, a não ser na caixa de estores (às vezes), e a casa não está tão fria no inverno, mas realmente apareceu mais mofo (por exemplo, mala de pele), apesar de arejar todos os dias.
Se tem caixa de estores, veja se nesse intervalo entre o topo da janela e o teto consegue meter uma grelha hidro-regulavel. Se der espaço e se por trás tiver a caixa de estores consegue fazer isso facilmente.
Se as ferragens forem de boa qualidade e tiverem a função de micro ventilação colocar o puxador de abertura a 45º na Vertical vai fazer micro ventilação
As grelhas hidrónicas são uma óptima ideia, especialmente se já tiver o espaço para as instalar. Isto permite-lhe ajustar o fluxo de ar em função da humidade.
Pode considerar uma disciplina diária (principalmente no inverno em dias frios). Abre a janela ao acordar 10 minutos, e ao final do dia outros 10 minutos (depois de fechar antes de ir para a comodo liga o aquecimento). De 3 em 3 dias rode o desumidificador por cada cómodo durante 4 a 5 horas.
Por exemplo, na minha opinião, no inverno acaba por ser aceitável uma conta de eletricidade na ordem dos 100-150€ para conforto, desde AC, ventilação, AQS, secagem de roupa,...etc. O nosso conforto está em primeiro lugar.