Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos e bom ano!

Estou a planear a substituição de estores manuais por elétricos em minha casa, com a abertura de roços para passagem de cabo elétrico a partir da tomada mais próxima.

Não tenho tomadas na parede em que estão as janelas, por isso os roços terão sempre que atravessar um canto entre 2 paredes. Utilizei um scanner para deteção de metal e AC e num dos quartos o detetor encontra metal no caminho da tomada até à caixa de estore (suponho que vigas) de ambos os lados da janela, sendo um deles numa pequena área, precisamente no canto entre as paredes.

As questões que tenho são:
    1) existirá problema de abrir um roco pequeno (terei máquina própria) numa área potencialmente estrutural? Terei alguma alternativa?
    2) nos quartos em que não tenho o problema acima, qual a melhor direção para abrir os roços, desde as tomadas (que estão em baixo na parede) até ao interruptor de estore que vou instalar? Por exemplo, na diagonal (caminho mais curto) ou alinhados com a tomada e depois subir diretamente para o interruptor?

Desde já muito obrigado!
  2.  # 2

Alguém?
  3.  # 3

Colocado por: ncdosoBoa noite a todos e bom ano!

Estou a planear a substituição de estores manuais por elétricos em minha casa, com a abertura de roços para passagem de cabo elétrico a partir da tomada mais próxima.

Não tenho tomadas na parede em que estão as janelas, por isso os roços terão sempre que atravessar um canto entre 2 paredes. Utilizei um scanner para deteção de metal e AC e num dos quartos o detetor encontra metal no caminho da tomada até à caixa de estore (suponho que vigas) de ambos os lados da janela, sendo um deles numa pequena área, precisamente no canto entre as paredes.

As questões que tenho são:
    1) existirá problema de abrir um roco pequeno (terei máquina própria) numa área potencialmente estrutural? Ninguém lhe dirá que pode fazer um roço num elemento estrutural da casa mas... Terei alguma alternativa? ... como não tem alternativa.
    2) nos quartos em que não tenho o problema acima, qual a melhor direção para abrir os roços, desde as tomadas (que estão em baixo na parede) até ao interruptor de estore que vou instalar? Por exemplo, na diagonal (caminho mais curto) ou alinhados com a tomada e depois subir diretamente para o interruptor? Alinhamento horizontal e vertical, até é melhor para tapar roço e disfarçar. Presumo que vá instalar a cablagem em tubo anelar certo?!? O circuito de estores deveria de ser alimentado directamente do quadro e ter disjuntor(es) próprios mas...

Desde já muito obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncdoso
  4.  # 4

E passar pelo tecto a partir do ponto de luz?
  5.  # 5

Colocado por: John DoeE passar pelo tecto a partir do ponto de luz?

Também pode ser uma boa opção, uma vez que tenho teto falso, se de alguma forma conseguir fazer passar o cabo por dentro do tecto e depois fazer um roço pequeno do tecto à caixa de estore? E não haverá problemas de sobrecarga por ser fio de 1.5mm?
  6.  # 6

Colocado por: AlexMontenegro

Obrigado pela resposta! Sim, tubo anelar!
  7.  # 7

Se tem tecto falso, sem dúvida que a melhor opção será aproveitar o ponto de luz
    Em relação ao fio 1,5mm, não terá problemas uma vez que o mesmo suporta cerca de 3500w e o circuito de iluminação ( que deverá ser de 10A) estará dimensionado para cerca de 2300W.
    Um motor de estores rondará os 200w/300w no máximo. Ou seja, desde que nesse ponto de luz não exista neste momento um consumo de 2000w (o que hoje em dia com iluminação LED seria uma monstruosidade de consumo) não terá problema
  8.  # 8

Colocado por: Pedro MoscaSe tem tecto falso, sem dúvida que a melhor opção será aproveitar o ponto de luz
    Em relação ao fio 1,5mm, não terá problemas uma vez que o mesmo suporta cerca de 3500w e o circuito de iluminação ( que deverá ser de 10A) estará dimensionado para cerca de 2300W.
    Um motor de estores rondará os 200w/300w no máximo. Ou seja, desde que nesse ponto de luz não exista neste momento um consumo de 2000w (o que hoje em dia com iluminação LED seria uma monstruosidade de consumo) não terá problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ncdoso

Percebido, obrigado pelo detalhe!. Então, uma vez que os cabos que tenho no teto falso são neutro, terra e retorno da lâmpada, tenho que passar uma fase da caixa de derivação, e levar fase + neutro + terra até junto da janela, correto?
  9.  # 9

Tem de passar alimentação ao motor (3) e do motor descem fios para o interruptor (4).

Tem de a partir do interruptor da iluminação meter uma linha de fase até ao estore. O resto pode "pescar"

0.0136 seg. NEW