Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Finalizei a minha obra, o empreiteiro, como muitos, sumiu-se... ainda vou ter de ir atrás dele para obter o livro de obra se calhar.

Alguém me sabe dizer o que tenho de fazer, ou seja, qual a ordem dos pedidos:
    - participação IMI
    - conservatória
    - pedidos de certificados (apenas tenho o de eletricidade)
    - comunicação fim obra à câmara

Obrigada.
  2.  # 2

Colocado por: CaraMainda vou ter de ir atrás dele para obter o livro de obra se calhar.

Em princípio não vai necessitar do livro
    A sua obra não tem um Diretor de fiscalização?
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvao tem um Diretor de fi

Tinha... mas emigrou...
    Preciso que o diretor técnico assine (também trabalhava para o construtor mas penso que não terei problemas dado que ele já se disponibilizou a fazê-lo).
  4.  # 4

Colocado por: CaraMPreciso que o diretor técnico assine

Nesse caso fale com ele, ele diz-lhe tudo o que tem que fazer.
    Em principio os procedimentos são iguais para todas as câmara mas todos sabemos que isso nem sempre é assim.
  5.  # 5

Colocado por: zedasilva
    Nesse caso fale com ele, ele diz-lhe tudo o que tem que fazer.
    Em principio os procedimentos são iguais para todas as câmara mas todos sabemos que isso nem sempre é assim.

A minha dúvida é se peço os certificados antes de ele meter algo à câmara, tipo, qual a ordem (por norma). Isto porque poderia pedir já o acústico, energético... ou isto varia de câmara para câmara também?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Matisofi
  6.  # 6

Em princípio o pedido de fecho de obra é feito apenas com a apresentação do termo de responsabilidade do DT.
    Nesse termo ele irá dizer que a obra cumpre todos os projetos e que obteve todos os certificados.
    Assim deve pedir os respectivos certificados para que ele comprove a sua existência e não seja obrigado a prestar falsas declarações
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunogouveia
  7.  # 7

Colocado por: zedasilvaEm princípio o pedido de fecho de obra é feito apenas com a apresentação do termo de responsabilidade do DT.
    Nesse termo ele irá dizer que a obra cumpre todos os projetos e que obteve todos os certificados.
    Assim deve pedir os respectivos certificados para que ele comprove a sua existência e não seja obrigado a prestar falsas declarações

Obrigada! Não queria estar a "incomodar" já o Eng. sem a papelada toda, e como sabia que esses certificados eram obrigatórios... assim adianto.
  8.  # 8

Colocado por: CaraMNão queria estar a "incomodar" já o Eng. sem a papelada toda

Fale com ele antes.
    Os DO têm que parar de ter medo de falar com os técnicos. Por vezes um email ou 5 minutos de uma chamada telefónica resolvem motes de problemas e evitam bastantes chatices aos DO.
    Por vezes até lhes poupam milhares de euros
  9.  # 9

Colocado por: CaraMNão queria estar a "incomodar" já o Eng. sem a papelada toda

O engº é que lhe vai dizer a papelada que vai precisar, isto para comunicar o fim de obra à câmara municipal.
    Nas finanças deve já entregar o modelo 1 e depois ir à conservatória registar o imóvel.
  10.  # 10

Colocado por: PickaxeNas finanças deve já entregar o modelo 1 e depois ir à conservatória registar o imóvel.

Antes de comunicar o fim de obra à câmara?
  11.  # 11

Colocado por: CaraMAntes de comunicar o fim de obra à câmara?

Sim, pode começar por onde quiser.
  12.  # 12

Colocado por: Pickaxe
    Sim, pode começar por onde quiser.

Ah ok, pensei que tinha de ter algo da Câmara ou de fim de obra.
    Para o Certificado energético já me pediram o termo de fim de obra.
    Obrigada.

0.0126 seg. NEW