Colocado por: DiogoJ1992Neste momento 0,2031€ kWh e 0,416€ dia de potência. Tenho 6.9kva
Colocado por: DiogoJ1992Entretanto no mês passado adquiri uma bomba de calor Gree de 10KW para fazer aquecimento da casa e a fatura da luz disparou para mais do dobro.
Em novembro 724kWh - 185.38€ e em dezembro 1609kWh - 385.82€.
O setpoint de temperatura da bomba de calor é de 60ºC e do interior da habitação é de 22ºC.
Colocado por: DiogoJ1992180m2 R/C - 1º Andar, uso radiadores. A habitação não é nova, é de 2010 mais ou menos
Colocado por: DiogoJ1992Diria que as maiores percas são pelas caixilharias que são todas de alumínio sem corte térmico, embora sejam de vidro duplo. As portas para o exterior não têm batente em baixo, tive de adaptar um aplique para isolar em baixo. O telhado é que poderia ser mais isolado porque tem a telha à mostra sem qualquer isolamentoapesar de não referir qual a localização que é preponderante digo que não esta nada mal atendendo ás condicionantes.
Colocado por: jorgealves
apesar de não referir qual a localização que é preponderante digo que não esta nada mal atendendo ás condicionantes.
eu começava por isolar o telhado e colocar a bomba de calor em modo dependente do clima e eventualmente baixar a temperatura máxima de ida para 55ºC
Colocado por: DiogoJ1992Comecei por baixar o setpoint interior para 21º e vou baixar também o setpoint da água de 60ºC para 55ºC e ver o consumo deste mês.
Colocado por: DiogoJ1992O meu receio é que depois a temperatura interior baixe demasiado durante a noite e que a bomba seja muito "requisitada" disparando o consumo.
Colocado por: Bruno.AlvesSem dúvida o que ohangasdisse. As comparações pela fatura vão ser sempre inconsequentes, não só porque já passou meio ciclo de faturação seguramente, mas também porque mais 2 meses e "acaba o inverno". Um medidor na alimentação da BC é fundamental. Se tiver a alimentação da BC no quadro principal um shelly EM com 2 pinças é um excelente investimento.
A BC vai consumir tanto mais quanto mais frio estiver no exterior e há diferenças significativas. Claro que as afinações dependem muito de cada modelo, mas eu o que faço é pedir um valor muito mais alto durante o dia e outro mais baixo durante a noite. Mas mesmo assim em noites muito frias (para nós, à volta de 0 graus) a BC já fica a trabalhar com um consumo relevante.
Baixar a temperatura máxima de impulsão pode ter um impacto significativo no consumo *se* a BC precisar de lá chegar. Eu também baixei esse limite na minha, mas a realidade é que depois de a casa estar na temperatura pedida é muito raro a água chegar ao máximo definido.
Colocado por: DiogoJ1992Quando diz "pedir um valor mais alto durante o dia e outro mais baixo durante a noite" é na bomba de calor mesmo ou refere-se ao setpoint da temperatura interior?
Colocado por: DiogoJ1992
Nao tenho rede wifi no quadro que alimenta a bomba de calor.
Colocado por: ARVBoa tarde,
Pois é, o AC e as BC não gastão nada! do bolso de quem as vende! nunca informam o cliente, que no caso, essa BC consome, até atingir a temperatura selecionada, uns módicos 10Kw/hora.
Ás vezes é uma questão de se fazerem contas entre as opções disponiveis..., e se calhar a BC não será a melhor opção.
Grato
Colocado por: ARVPois é, o AC e as BC não gastão nada! do bolso de quem as vende! nunca informam o cliente, que no caso, essa BC consome, até atingir a temperatura selecionada, uns módicos 10Kw/hora.
Pois é, o AC e as BC não gastão nada! do bolso de quem as vende! nunca informam o cliente, que no caso, essa BC consome, até atingir a temperatura selecionada, uns módicos 10Kw/hora.
Ás vezes é uma questão de se fazerem contas entre as opções disponiveis..., e se calhar a BC não será a melhor opção.
Grato
Colocado por: hangasA vantagem de um monitor WiFi ou com uma ligação a uma app ou serviço qualquer (como o shelly) e poder ver o padrão de consumo e não apenas totais.
Colocado por: ARVÁs vezes é uma questão de se fazerem contas entre as opções disponiveis..., e se calhar a BC não será a melhor opção.
Grato
Colocado por: Bruno.AlvesO shelly nisso não é grande pistola, na app própria só mostra gráficos horários, apesar de ser dos mais fáceis de colocar em funcionamento.