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  1.  # 21

    Colocado por: DiogoJ1992Neste momento 0,2031€ kWh e 0,416€ dia de potência. Tenho 6.9kva

    Comece por aqui!
    Tem a Plenitude, a G9 bastante mais baratas do que paga agora.
    Só por isso poupará imediatamente umas dezenas de euros.
    Concordam com este comentário: lmcaet
  2.  # 22

    Medidor? A Smart Life / Tuya faz alguns com bom custo beneficio. Ou Entao Shelly. Qualquer um da para fazer integracoes no HA, se desejar mais tarde.

    So tem de saber se a bomba e trifasica ou monofasica.
  3.  # 23

    Eu mudei para a EZU o ano passado e estou muito satisfeito com o apoio a cliente. Acho que vale a pena ver, eles tratam de tudo com um e-mail, por exemplo taxas de potencia, questoes de faturacao, etc.
    Na energia solar nao deu para por por eles, tive que ir para Simples... dia e noite.

    Antes tinha a EDP. Volta e meia era confusao entre eles e a E-redes, nunca sabia a quem ligar. Mas o pior era mesmo o preco como outros indicaram.
  4.  # 24

    Colocado por: DiogoJ1992Entretanto no mês passado adquiri uma bomba de calor Gree de 10KW para fazer aquecimento da casa e a fatura da luz disparou para mais do dobro.

    Em novembro 724kWh - 185.38€ e em dezembro 1609kWh - 385.82€.

    O setpoint de temperatura da bomba de calor é de 60ºC e do interior da habitação é de 22ºC.


    Colocado por: DiogoJ1992180m2 R/C - 1º Andar, uso radiadores. A habitação não é nova, é de 2010 mais ou menos


    Colocado por: DiogoJ1992Diria que as maiores percas são pelas caixilharias que são todas de alumínio sem corte térmico, embora sejam de vidro duplo. As portas para o exterior não têm batente em baixo, tive de adaptar um aplique para isolar em baixo. O telhado é que poderia ser mais isolado porque tem a telha à mostra sem qualquer isolamento
    apesar de não referir qual a localização que é preponderante digo que não esta nada mal atendendo ás condicionantes.

    eu começava por isolar o telhado e colocar a bomba de calor em modo dependente do clima e eventualmente baixar a temperatura máxima de ida para 55ºC
  5.  # 25

    Colocado por: jorgealves



    apesar de não referir qual a localização que é preponderante digo que não esta nada mal atendendo ás condicionantes.

    eu começava por isolar o telhado e colocar a bomba de calor em modo dependente do clima e eventualmente baixar a temperatura máxima de ida para 55ºC

    Zona centro, Oiã - Oliveira do Bairro

    Comecei por baixar o setpoint interior para 21º e vou baixar também o setpoint da água de 60ºC para 55ºC e ver o consumo deste mês.

    Depois no próximo mês vou talvez automatizar o termómetro da casa para baixar o setpoint por volta das 00:00 para os 19.5/20ºC e aumentar gradualmente para os 21ºC até à hora dos banhos 8/8:30. O meu receio é que depois a temperatura interior baixe demasiado durante a noite e que a bomba seja muito "requisitada" disparando o consumo.
  6.  # 26

    Colocado por: DiogoJ1992Comecei por baixar o setpoint interior para 21º e vou baixar também o setpoint da água de 60ºC para 55ºC e ver o consumo deste mês.


    A importância do medidor de energia referido anteriormente é que lhe permite acompanhar em tempo real as mudanças e sem ter que esperar pela fatura de cada mês. Em poucas horas ou dias consegue ver logo o resultado das alterações feitas.

    E se conseguir ter um medido exclusivamente para a BC, tanto melhor. Num cenario destes o medidor paga-se a ele proprio numa ou duas faturas de eletricidade.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, Pereira_89
  7.  # 27

    Sem dúvida o que o hangas disse. As comparações pela fatura vão ser sempre inconsequentes, não só porque já passou meio ciclo de faturação seguramente, mas também porque mais 2 meses e "acaba o inverno". Um medidor na alimentação da BC é fundamental. Se tiver a alimentação da BC no quadro principal um shelly EM com 2 pinças é um excelente investimento.


    Colocado por: DiogoJ1992O meu receio é que depois a temperatura interior baixe demasiado durante a noite e que a bomba seja muito "requisitada" disparando o consumo.

    A BC vai consumir tanto mais quanto mais frio estiver no exterior e há diferenças significativas. Claro que as afinações dependem muito de cada modelo, mas eu o que faço é pedir um valor muito mais alto durante o dia e outro mais baixo durante a noite. Mas mesmo assim em noites muito frias (para nós, à volta de 0 graus) a BC já fica a trabalhar com um consumo relevante.
    Baixar a temperatura máxima de impulsão pode ter um impacto significativo no consumo *se* a BC precisar de lá chegar. Eu também baixei esse limite na minha, mas a realidade é que depois de a casa estar na temperatura pedida é muito raro a água chegar ao máximo definido.
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  8.  # 28

    Então faz um investimento num equipamento de alto consumo de eletricidade e não se preocupa em estudar o mercado? Pagar a 20 cents/kwh?
  9.  # 29

    Colocado por: Bruno.AlvesSem dúvida o que ohangasdisse. As comparações pela fatura vão ser sempre inconsequentes, não só porque já passou meio ciclo de faturação seguramente, mas também porque mais 2 meses e "acaba o inverno". Um medidor na alimentação da BC é fundamental. Se tiver a alimentação da BC no quadro principal um shelly EM com 2 pinças é um excelente investimento.



    A BC vai consumir tanto mais quanto mais frio estiver no exterior e há diferenças significativas. Claro que as afinações dependem muito de cada modelo, mas eu o que faço é pedir um valor muito mais alto durante o dia e outro mais baixo durante a noite. Mas mesmo assim em noites muito frias (para nós, à volta de 0 graus) a BC já fica a trabalhar com um consumo relevante.
    Baixar a temperatura máxima de impulsão pode ter um impacto significativo no consumo *se* a BC precisar de lá chegar. Eu também baixei esse limite na minha, mas a realidade é que depois de a casa estar na temperatura pedida é muito raro a água chegar ao máximo definido.


    Nao tenho rede wifi no quadro que alimenta a bomba de calor. É alimentada por um quadro intermédio que está no alpendre.
    Baixei a temperatura de impulsão para 55º e também subscrevi o serviço da Manie para mudança automática para o melhor operador ao dia.
    Ver se arranjo forma de passar para lá um ponto de rede para testar um medidor de alimentação.
    Dezembro foi um mês consideravelmente frio aqui na zona, temperaturas chegaram a baixar dos 0º em algumas noites. Quando diz "pedir um valor mais alto durante o dia e outro mais baixo durante a noite" é na bomba de calor mesmo ou refere-se ao setpoint da temperatura interior?
  10.  # 30

    Colocado por: DiogoJ1992Quando diz "pedir um valor mais alto durante o dia e outro mais baixo durante a noite" é na bomba de calor mesmo ou refere-se ao setpoint da temperatura interior?

    Temperatura interior. Tenho um valor demasiado alto (24º) a partir das 10h (mas é por a minha BC ser é porcaria na regulação de temperatura interior e não tentar chegar a esses 24º) e outro bastante mais baixo (20º) a partir das 19h.
    Se a sua BC procurar seguir a temperatura interior melhor que a minha, o ideal será ter um valor mais alto enquanto a temperatura na rua é mais alta (logo menos esforço) e um valor inferior (tipo 20 graus) para "aguentar" durante a noite.
  11.  # 31

    Colocado por: DiogoJ1992

    Nao tenho rede wifi no quadro que alimenta a bomba de calor.



    Eu quando meti o AC tb não conhecia a linha shelly e então mandei vir um destes. Até hoje trabalha impecável a unica diferença é que tenho de ir lá ver as contagens.
    Num investimento tão alto que pode trazer facturas exorbitantes acho que é totalmente indispensável.
    O meu na altura custou cerca de 20€.
      Screenshot_20250107_153810_Chrome.jpg
    • hangas
    • 7 janeiro 2025 editado

     # 32

    A vantagem de um monitor WiFi ou com uma ligação a uma app ou serviço qualquer (como o shelly) e poder ver o padrão de consumo e não apenas totais.

    Este por exemplo é um perfil de consumo uma unidade exterior de um AC, com duas unidades interiores (neste momento) uma com setpoint a 20 e outra a 23.


    Mudando o setpoints ou ligando/desligando unidades interiores é visivel de imediato a alteração do padrão.. e.g intervalos maiores entre os picos, picos com menor intensidade etc.

    Por exemplo, de manha que a sala e o escritorio estavam mais frios, com o mesmo setpoint havia ciclos mais frequentes
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
      Screenshot 2025-01-07 at 16.41.50.png
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    • ARV
    • 7 janeiro 2025

     # 33

    Boa tarde,
    Pois é, o AC e as BC não gastão nada! do bolso de quem as vende! nunca informam o cliente, que no caso, essa BC consome, até atingir a temperatura selecionada, uns módicos 10Kw/hora.
    Ás vezes é uma questão de se fazerem contas entre as opções disponiveis..., e se calhar a BC não será a melhor opção.
    Grato
  12.  # 34

    Colocado por: ARVBoa tarde,
    Pois é, o AC e as BC não gastão nada! do bolso de quem as vende! nunca informam o cliente, que no caso, essa BC consome, até atingir a temperatura selecionada, uns módicos 10Kw/hora.
    Ás vezes é uma questão de se fazerem contas entre as opções disponiveis..., e se calhar a BC não será a melhor opção.
    Grato


    Para si, qual é a melhor opção?
    • hangas
    • 7 janeiro 2025 editado

     # 35

    Colocado por: ARVPois é, o AC e as BC não gastão nada! do bolso de quem as vende! nunca informam o cliente, que no caso, essa BC consome, até atingir a temperatura selecionada, uns módicos 10Kw/hora.


    São as lei da termodinâmica.. se é preciso meter uns quanto kilojoules numa casa ou num deposito de agua para o aquecer, eles têm que vir de algum lado.

    E se estão 5 graus na rua, e eu quero subir a temperatura de 200m2 de casa de 15 para 22 ou 23 graus, não há milagres.
    Essa energia tem que vir de algum lado. Por muito eficiente que seja a BC (e é normal 300%). 1/3 de uma quantidade monstra de energia ainda continua a ser uma quantidade monstra.

    Parece-me um bom negocio.. comparando por ex. com um termoacumulador parece-me um bom negocio, pagar os 3.3kW em vez dos 10kW necessários para uma resistencia aquecer a mesma agua.
  13.  # 36

    Colocado por: ARVBoa tarde,
    Pois é, o AC e as BC não gastão nada! do bolso de quem as vende! nunca informam o cliente, que no caso, essa BC consome, até atingir a temperatura selecionada, uns módicos 10Kw/hora.
    Ás vezes é uma questão de se fazerem contas entre as opções disponiveis..., e se calhar a BC não será a melhor opção.
    Grato

    Não é muito diferente de qualquer outra fonte de calor. Se tiver radiadores com caldeira a gás ela vai estar "no prego" até atingir a temperatura, se tiver lenha vai queimar muita lenha até atingir a temperatura, etc.
    Além de que os 10kW são (provavelmente, espero eu) térmicos e não elétricos.

    Mas concordo que muitas vezes não se informam as pessoas corretamente. No meu caso, informei-me eu antes de comprar.

    Colocado por: hangasA vantagem de um monitor WiFi ou com uma ligação a uma app ou serviço qualquer (como o shelly) e poder ver o padrão de consumo e não apenas totais.

    Sem dúvida. Sobretudo para estas questões de ajuste/afinação, ver o perfil de consumo de forma instantânea é fundamental.
    O shelly nisso não é grande pistola, na app própria só mostra gráficos horários, apesar de ser dos mais fáceis de colocar em funcionamento.
    • HFSF
    • 7 janeiro 2025

     # 37

    Colocado por: ARVÁs vezes é uma questão de se fazerem contas entre as opções disponiveis..., e se calhar a BC não será a melhor opção.


    Então qual é a melhor opção?
  14.  # 38

    Colocado por: ARVBoa tarde,
    Pois é, o AC e as BC não gastão nada! do bolso de quem as vende! nunca informam o cliente, que no caso, essa BC consome, até atingir a temperatura selecionada, uns módicos 10Kw/hora.
    Ás vezes é uma questão de se fazerem contas entre as opções disponiveis..., e se calhar a BC não será a melhor opção.
    Grato


    isso não é verdade, a minha BC é inverter. Ajusta a potencia com base em várias temperaturas, neste caso, do interior da habitação, da água que circula e da temperatura exterior. Se a água em circulação estiver a 50ºC ela não vai gastar 10kW para atingir o setpoint definido que neste momento é de 55ºC.

    Estive a pensar hoje e um dos fatores que provavelmente podem influenciar o consumo pode ser a existência de apenas um controlo de temperatura que neste caso é o termometro interior. Ele é que controla quando é que liga e desliga a bomba e o motor que circula a água. Ou seja, por vezes a casa atinge o setpoint pedido e a bomba de calor desliga, fazendo com que a temperatura da água baixe para os 20ºC e em dias mais frios para os 15ºC. Há momentos em que o motor continua a circular água mas a BC está desligada, supostamente isto acontece quando o termómetro interior considera que a temperatura da água que circula é suficiente para atingir o setpoint da temperatura interior.
    Depois quando ela arranca novamente passado umas horas, vai pedir toda a energia que precisa para atingir os 55ºC pedidos.
    Talvez nao seja pior haver a adição de um outro motor que faça apenas a circulação entre a bomba de calor e o depósito de inércia.
  15.  # 39

    Aproveitando este tema para um Offtopic, se me permitirem. Até porque se relaciona com consumos, BC, aquecimento, etc.

    1 BC para AQS e outra para PRH (separado)

    Ou uma BC para as duas funções?

    Tenho propostas de vendedores que se dividem nestas duas opções.

    E quando vejo um tópico de consumos "monstruosos"... caio a pensar.
  16.  # 40

    Colocado por: Bruno.AlvesO shelly nisso não é grande pistola, na app própria só mostra gráficos horários, apesar de ser dos mais fáceis de colocar em funcionamento.


    Sim, na app nativa não, mas o aparelho em si até é decente.
    Mas o aparelho em si reporta por MQTT praticamente a cada segundo, ou pela API HTTP a cada pedido. (Acho que esse grafico até é de um shelly).

    Mas sim. já entramos um bocado no DIY é não algo com que todos estejam à vontade. Embora seja fácil encontrar receitas para varias abordagens na internet.
 
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